19.4 C
São Paulo
quarta-feira, dezembro 7, 2022

Qual a origem da foto do “antílope zangado”? Será que é uma montagem?

- Publicidade -

Meme espalha a foto de um veado com cara de bravo com texto afirmando que ele é um “antílope” no momento que vê um Lopes! Descobrimos a origem dessa imagem!

A foto ganhou força em compartilhamentos nas redes sociais no começo de março de 2022 e mostra um animal aparentemente bravo, juntamente com um texto humorístico que afirma que ele é um dos antílopes que ficam bravos com encontram um Lopes.

É claro que trata-se de uma brincadeira que junta antílopes com a família Lopes (este que vos escreve sentiu que a piada era pra nossa família rsrsrsr), mas aí ficou a dúvida: será que essa foto é real? Qual é a origem dessa foto curiosa?

“Antílopes quando veem um Lopes”! Será que a foto usada nesse meme é real? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

A foto é real, mas faz parte de uma fotografia maior, tirada em 2016 por um jornalista britânico chamado Andy Kelly, durante um passeio na Escócia.

De acordo com reportagens da época, Andy disse que estava dirigindo na rota North Coast 500 com sua namorada quando avistou um grupo de veados em uma colina. Só depois que fotografou os bichos é que notou que um deles tinha uma expressão furiosa.

A foto foi publicada no seu perfil do Twitter no dia 26 de junho de 2016, mas deletou sua postagem pouco tempo depois. A explicação dada pelo autor da foto para a remoção foi que ele viu que a sua fotografia estava sendo usada como um meme político por pessoas que ficaram indignadas com o resultado do referendo da União Europeia. O cervo raivoso havia virado um símbolo entre os eleitores do Brexit e as pessoas que protestavam contra a visita de Donald Trump à Escócia na ocasião.

Aqui a foto completa ao lado da ampliação que virou meme:

Foto: Reprodução/Andy Kelly

- Publicidade -

De vez em quando, o jornalista encontra publicações que surrupiaram sua foto sem lhe dar os devidos créditos, como foi o caso dessa postagem:

Aqui, outra foto com o cervo em pose diferente:

Conclusão

A foto que mostra um cervo bravo é real e foi tirada em 2016 por um jornalista escocês durante um passeio numa estrada na Escócia! O bicho parecia estar bravo, mas é bem provável que não estava com raiva de ninguém!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui