20.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

Um jornalista se queimou ao colocar a mão na lava de um vulcão ao vivo?

- Publicidade -

É verdade que um repórter se feriu gravemente após colocar a mão na lava do vulcão Cumbre Vieja ao vivo?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs na primeira semana de outubro de 2021 e afirma que um jornalista teria sofrido queimaduras intensas após colocar a mão na lava de um vulcão que havia entrado em erupção nas Ilhas Canárias semanas antes.

No texto que também foi compartilhado nas redes sociais, o profissional teria dito que essa era a primeira vez que ele tocou numa lava e que não imaginava que era tão quente…

Será que isso é verdade mesmo?

Um repórter teria se queimado gravemente ao colocar a mão na lava de um vulcão! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

No dia 19 de setembro de 2021, o complexo vulcânico chamado Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (no arquipélago espanhol das Canárias) entrou em erupção, causando enorme transtorno e destruição ao seu redor. 3 dias após, as erupções já haviam destruído mais de 300 construções e sua lava já havia percorrido mais de 150 hectares!

As autoridades locais estão tomando várias providências para aumentar a segurança do local e para preservar a vida dos moradores da região, o que não impede que alguns aventureiros e irresponsáveis cheguem mais perto que o recomendado.

É o caso desse sujeito, que se aproximou mais do que a prudência (e as autoridades) permite e acabou tocando em uma rocha vulcânica que havia acabado de rolar em sua direção.

Quem lê as publicações espalhadas a respeito pode ficar com a impressão de que um repórter de alguma emissora de rádio o de TV (ou de qualquer outra entidade jornalística) teria ido até o vulcão, colocado a mão lá dentro e perdido o membro em meio ao calor da lava, mas não foi isso que aconteceu…

Vendo as imagens, podemos perceber duas coisas:

  1. o homem não é um jornalista e não está a serviço de nenhuma emissora de TV, de rádio ou jornal;
  2. o homem não se queima gravemente como foi espalhado
- Publicidade -

Confira no vídeo abaixo o momento em que ele encosta a mão na rocha ainda quente:

Alguns sites de língua espanhola publicaram que o homem que aparece no vídeo se chama Alejandro Rodriguez, mas isso não é verdade. Alejandro é, sim, um jornalista espanhol que está cobrindo o caso do vulcão em La Palma e que, inclusive, foi muito criticado por aparecer em reportagens muito próximo das lavas. Mas não foi ele que queimou a mão.

No vídeo abaixo podemos comparar os dois homens e ver que são duas pessoas diferentes:

Origens

No dia 21 de setembro de 2021, um homem publicou um vídeo numa rede social espanhola chamada SocialDrive, mostrando a si mesmo próximo da lava do vulcão e tocando em uma rocha que rola em sua direção. O vídeo também foi publicado no perfil da SocialDrive no Twitter no mesmo dia:

Note que o perfil não afirma que se trata de um jornalista ou de algum enviado de um jornal ou coisa do tipo.

Quem mais se aproxima da verdade é o portal de notícias espanhol Nius Diario, e o jornal El Imparcial, que definem o homem como um “repórter amador”.

Rapidamente, usuários de outras redes sociais começaram a republicar o vídeo, como essa postagem feita no perfil da Gran Canaria TV no Facebook. Em momento algum, o perfil da emissora afirmou que o sujeito fazia parte de algum programa da casa.

Logo mais, no dia 23, o programa humorístico Los Teloneros mostrou o trecho do homem “queimando” a mão na lava, tratando o homem como “um repórter das Ilhas Canárias”.  

Conclusão

Um homem queimou levemente a palma da mão ao encostar em uma rocha vulcânica. Diferente do que se espalhou, ele não é jornalista (no sentido de estar ali a serviço de alguma empresa jornalística) e também não se feriu gravemente ao cometer essa imprudência! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui