20.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

É verdade que a lacraia pode matar um adulto em menos de 12 horas?

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Publicações feitas nas redes sociais afirmam que uma picada desse bicho pode matar um adulto em menos de 12 horas e uma criança em menos de uma! Será verdade?

A afirmação ganhou força em publicações nas redes sociais na segunda quinzena de outubro de 2021, indo parar lá no nosso grupo do Facebook. Ela mostra a foto de um inseto com várias patas e, juntamente com ela, um alerta sobre o perigo mortal que o animal supostamente representa.

Segundo o texto compartilhado, uma picada de lacraia pode matar um adulto em menos de 12 horas e uma criança em menos de 1 hora!  

Será que isso é verdade mesmo?

Texto de uma das versões compartilhadas no Facebook na segunda quinzena de outubro de 2021: “CUIDADO! Vocês sabiam que uma picada desse bicho “LACRAIA” pode matar um adulto em menos de 12 horas e uma criança em menos 1 hora? Então tome muito cuidado, é no período de chuvas que eles gostam de entrar nas casas. Nunca deixe suas crianças brincarem em lotes ou terrenos baldios. Por que pode ser tarde demais.” (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A lacraia é, de fato, um animal peçonhento! No entanto, seu veneno não é mortal para humanos.

Apesar da picada da lacraia ser extremamente dolorosa e deixar o local bastante inchado, há pouquíssimos casos registrados na Medicina de mortes por causa de seu veneno. Em setembro de 2021, um menino de 2 anos de idade morreu dois dias após supostamente ter sido picado por uma lacraia, no pescoço. O caso ainda está sendo investigado, visto que os primeiros exames feitos no corpo da criança não haviam conseguido identificar o animal que a teria picado.

Como se passaram alguns dias entre a picada e a morte, já poderíamos cravar esse alerta (de que a picada pode matar em menos de 12 horas) como exagerado. Mas vamos prosseguir.

Em 2019, uma história se espalhou através de grupos de WhatsApp afirmando que um homem teria morrido na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul logo após ter sido picado por uma lacraia. Apesar da morte ter ocorrido mesmo, uma apuração feita pela Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul constatou que o óbito não teve relação alguma com o inseto.

O homem havia sido picado por uma lacraia, mas no dia 31 de dezembro do ano anterior, e a morte aconteceu 7 dias depois. 

O longo período entre a picada e o óbito é motivo mais que suficiente para se descartar alguma relação entre eles, explicou o secretário de Saúde da cidade, Régis de Oliveira Júnior. 

O Ministério da Saúde explica que o veneno das lacraias é muito pouco tóxico para o homem e que não há relatos comprovados de morte nem de envenenamentos graves em acidentes com lacraias no Brasil

“O veneno das lacraias é muito pouco tóxico para o homem. Embora existam muitas lendas a respeito desse animal, não há, no Brasil, relatos comprovados de morte nem de envenenamentos graves em acidentes com lacraias. Os sintomas são dor forte e inchaço no local da picada. Em acidentes com lacraias grandes também podem ocorrer febre, calafrios, tremores e suores, além de uma pequena ferida.”

Mesmo assim, é bom ter cuidado

Mesmo sabendo que a picada da lacraia não é mortal, é bom tomar cuidado para não ser picado por ela, né?

Algumas recomendações do Ministério da Saúde:

  • limpar os ralos semanalmente com creolina e água quente, e mantê-los fechados quando não em uso;
  • limpar e manter fechadas as caixas de gordura e os esgotos;
  • os jardins devem ser limpos, a grama aparada e as plantas ornamentais e trepadeiras devem ser afastadas das casas e podadas para que os galhos não toquem o chão;
  • porões, garagens e quintais não devem servir de depósito para objetos fora de uso que possam servir de esconderijo para as lacraias;
  • os muros e calçamentos devem ser cuidados para que não apresentem frestas onde a umidade se acumule e os animais possam se esconder.

O que fazer em caso de acidente?

O Ministério da Saúde recomenda, em caso de acidentes com lacraias, que se evite o consumo de álcool, querosene, cachaça, etc. (sim! Tem gente que acredita que beber essas coisas pode cortar os efeitos do veneno), pois isso só lhe causaria intoxicação. 

Além disso, é recomendado que se mantenha o local da picada o mais limpo possível e procure orientação médica. 

Ah! E nada de chupar o local da picada para tentar sugar o veneno, hein? Isso é um mito que só funciona nos filmes!

Conclusão

A afirmação de que a picada da lacraia pode matar um adulto em 12 horas (e uma criança em uma hora) é exagera! A lacraia é um animal peçonhento e sua picada, apesar de não ser fatal, é bastante dolorosa e causa inchaço e irritação no local. Por isso, é bom tomar providências para evitar a proliferação desse bichinho na sua casa.  

- Advertisement -spot_imgspot_img
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!
Últimas Checagens
Related news
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui