11.9 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022

Restaurante brasileiro vai oferecer carne humana em Berlim!

- Publicidade -

Na Alemanha o restaurante canibal, Flimé, vai oferecer carne humana em seu cardápio.

No final de agosto de 2010, uma história começou a circular pela rede dizendo que um restaurante iria abrir suas portas oferecendo em seu menu carne humana!

Será verdade?

Não, não é verdade! Ainda bem que a história é falsa!

De acordo com a notícia, a inauguração de um restaurante canibal em Berlim, estaria causando enormes protestos e revolta em toda a capital alemã. Apoiados na cultura Wari, o restaurante estaria convocando pessoas dispostas a doar parte do seu próprio corpo para a grande inauguração.

Apesar de ser noticiada em vários meios de comunicação respeitadíssimos como os jornais Folha de São Paulo e o inglês The Guardian, por exemplo, a história é, na verdade, mais um hoax – um boato eletrônico – jogado na rede.

Segundo investigação da dupla de jornalistas Pedro Aguiar e Laisa Beatris, do Opera Mundi, tudo começou depois de uma entrevista feita pelo jornal sensacionalista alemão Bild com o vereador Michael Braun.

Braun, que é vice-presidente do diretório municipal do Partido Democrata Cristão de lá, disse que havia recebido e-mails de moradores denunciando um tal restaurante Flimé e que, segundo as denúncias, havia planos de se abrir uma filial em Berlim. Mas o fato é que nem ele mesmo estava acreditando muito nisso!

Logo em seguida, vários jornais e revistas publicaram a notícia, tanto em suas versões impressas quanto online! E a mentira correu o mundo.

No site do restaurante Flime há uma explicação para a culinária wari. Segundo o texto, comer significa um ato espiritual, onde ganha-se a mente e a força da criatura comida!

- Publicidade -

Alguns vídeos foram postados no Youtube por usuários que, curiosamente, postaram apenas um vídeo cada, veja o primeiro abaixo – postado por Fernanda30394 (cadastrada no Youtube o dia 17 de agosto de 2010!):

 

No vídeo mostrado acima, a cena mostrada durante a manifestação contra o canibalismo sugere que tudo aconteceu em Rondônia mas, na verdade, a filmagem foi feita na frente da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.

Camara dos Vereadores do Rio de Janeiro – http://www.camara.rj.gov.br/

Além do mais, no vídeo o nome da cidade é citado errado duas vezes: primeiro, como "Guarajá Mirim" e depois como "Guajirim-Mirim". Tanto o dono do restaurante – o "brasileiro" Eduardo Amado – como a repórter, tentam (em vão) disfarçar o sotaque português.

Em matéria publicada no dia 27 de agosto de 2010, o jornal O Dia Online afirma que a Polícia Federal já está investigando essa história do restaurante que estaria servindo carne humana aos seus clientes e que, para o delegado da PF em Guajará-Mirim, Julio Mitsuo Fujiki, a notícia sobre a existência do restaurante "não passa de uma piada de muito mau gosto" e que já estão tomando as medidas cabíveis.

Segundo O Dia, o prefeito Atalibio José Pegorini, em nota oficial, afirma que desconhece a existência de um estabelecimento desse tipo e o Chefe de gabinete da prefeitura da cidade, Décio Keher Marques se pronunciou também que o lugar descrito "não existe". O prefeito informa também que "abriu uma comissão para averiguar a veracidade do objeto noticiado nesses meios de comunicação, assim como recorrerá judicialmente sobre os danos casados ao município. "

O domínio "flime-restaurante.com" foi criado no dia 11 de agosto de 2010, ou seja, há apenas uma semana atrás! Isso pode significar duas coisas: Ou os donos do restaurante só se preocuparam em criar um site para o estabelecimento agora – devido a enorme repercussão – ou o restaurante também nunca existiu! É uma enorme coincidência o domínio e os usuários que postaram os vídeos no Youtube terem criado suas contas na mesma época.

O blog humorístico Julius Rimante misturou essa com algumas das histórias falsas já pesquisadas pelo E-farsas em um texto bem divertido!

A notícia sendo falsa, fica uma dúvida no ar:

Qual a intenção disso tudo? Será algum viral de algum novo produto? Será apenas brincadeira de algum desocupado?

Fique à vontade para deixar a sua opinião nos comentários no final dessa página!

Colaborou conosco o especialista em histórias de terror, @Medo_b

Update – 06/09/2010

Finalmente, há poucos dias da inauguração do tal restaurante, a verdade foi revelada:

Tudo não passou de uma campanha realizada por ativistas do grupo vegetariano VEBU contra o consumo de carnes no mundo! De acordo com o texto exibido no próprio site do falso restaurante, "Cada pedaço de carne é uma parte da humanidade".

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Fazem muita coisa pra chamar a atenção,mas campanha a favor do vegetarianismo é o fim.
    Serto dia uma amiga minha vegetariana me deu uma bronca por eu comer carne,falou um monte sobre os coitados dos animais.Tudo bem eu concordo q nao é legal maltratar os animais. mas comemos para nossa sobrevivencia e nao por prazer de matar.
    Em seguida eu perguntei a ela se algum dia ela já tinha se preocupado assim com as milhares de crianças q passam fome.e agora faço uma pergunta a esses vegetarianos QUANDO VAI SER A CAMPANHA CONTRA A FOME??

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui