17 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 27, 2021

Sapo aparece em foto de lançamento de foguete da Nasa!

- Publicidade -

Foto que apareceu na web mostra um sapo “voando” no meio da fumaça provocada pelo lançamento do foguete Minotaur 5. Será que isso é verdade?

A imagem surgiu no dia 12 de setembro de 2013, 3 dias após o lançamento feito pela Nasa – na Ilha Wallops (no estado da Virgínia – EUA). Vários sites e blogs (e inúmeras publicações nas redes sociais) começaram a postar o que parece ser um sapo voando bem no meio do foguete Minotaur 5, que levará a sonda Ladee à atmosfera da Lua.

Muita gente ficou em dúvida quanto à veracidade da fotografia e entrou em contato com o E-farsas através da nossa fanpage no Facebook. Todo mundo querendo saber…

Será que essa imagem é verdadeira ou falsa?

Sapo teria aparecido em foto durante o lançamento de um foguete da NASA! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)
Sapo teria aparecido em foto durante o lançamento de um foguete da Nasa! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Instagram)

 

Verdadeira ou falsa?

A foto é real! Foi publicada pela primeira vez no perfil do Instagram da Nasa no dia 12 de setembro de 2013.

Rebecca Roth, coordenadora de imagens da agência espacial americana, confirmou a autenticidade da foto. A teoria mais provável é a de que o sapo tenha se aproximado demais do local do lançamento e a força gerada pela decolagem do foguete fez o sapo sair voando.

Em entrevista ao site Mashable, Rebecca disse que não houve nenhuma manipulação na imagem e que a câmera fotográfica é acionada automaticamente por som, sem intervenção humana.

Sobre o possível impacto causado na fauna e na flora que os lançamentos feitos pela Nasa na ilha (que é uma reserva natural), a coordenadora da agência espacial disse: “A perturbação é de curta duração, permitindo que as decolagens e o habitat de vida selvagem possam coexistir“.

- Publicidade -

Ah! Sobre o “sortudo” sapo, a agência espacial afirmou em nota que as condições do bicho são incertas. Ou seja, não se sabe se ele sobreviveu e se vai continuar sem lavar o pé!

Abaixo, uma matéria da rede CNN sobre a curiosa foto:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/vF3yy4I85og” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

A sonda Ladee terá como missão principal a de analisar os gases e a poeira da atmosfera que envolvem a superfície lunar.

Conclusão

Imagem real!

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Achei interessante a imagem da fumaça provocada pela combustão no lançamento do foguete.
    Preste atenção como ela ficou parecida com o litoral brasileiro. Do nordeste, parte do Rio Grande do Norte, Paraíba,vai até a curvinha ao sul da Bahia, passa pelo Espirito Santo, Rio de Janeiro, até o norte de São Paulo. SERIA ISSO PAREIDOLIA ? KIKIKIKI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui