today-is-a-good-day
19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Se a Rússia entrar em guerra, o Brasil vai sediar a Copa do Mundo em 2018?

- Publicidade -

É verdade ou mentira que a FIFA determinou que se a Rússia entrar em guerra o Brasil vai sediar novamente a Copa do Mundo em 2018?

A notícia se espalhou através das redes sociais na segunda semana de abril de 2018. De acordo com o texto amplamente compartilhado, o regulamento da FIFA teria previsto que, em caso de impossibilidade da realização da Copa do Mundo no país, o último país que sediou a Copa seria o anfitrião novamente.

Segundo o que se espalhou, caso a Rússia entre em guerra, quem receberia a Copa do Mundo de 2018 seria de novo o Brasil!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Reprodução/Twitter

Verdade ou mentira?

Até o momento, não há notícias do cancelamento da Copa do Mundo na Rússia em  2018. Mesmo que o evento seja cancelado, o Brasil não será automaticamente eleito para sediar o campeonato.

Abaixo, algumas publicações no Twitter a respeito desse boato:

https://twitter.com/danipinheiro99/status/851533918054600705

- Publicidade -

Apesar de muita gente afirmar que está nas regras da FIFA que o último país que sediou a Copa deve sediar o evento novamente em caso de impossibilidade do país atual, essa “lei” não existe no regulamento oficial da federação. Na verdade, caso o país sede não possa receber o evento, a Federação Internacional de Futebol prevê que um comitê deverá ser criado para escolher um novo país-sede.

Em 1986, a Colômbia iria sediar a Copa do Mundo, o então presidente Belisario Betancur alegou dificuldades econômicas 4 anos antes e desistiu de receber a competição. A FIFA, então, convocou uma reunião com o seu Comitê Executivo que escolheu o México (que já havia sido sede em 1970 – 16 anos antes).

Conclusão

Não há nada no regulamento da FIFA afirmando que o último país que sediou a Copa do Mundo volte a ser anfitrião do evento caso o país atual não possa receber o campeonato!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. De onde esses brasileiros tiraram essa gente? cheraram pó de mais né 😊 será que não percebem que se a Rússia entrar em guerra não vai ter copa em lugar nenhum do planeta, pois será o fim do planeta como conhecemos aff.🙄🙄

  2. Escrever um tuíte leva mais tempo do que pesquisar pra saber se a informação procede. E ainda assim, tanta gente insiste em escolher o lado da ignorância.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui