Connect with us

E-farsas

Senador com saquinho de cocaína durante impeachment de Dilma?

Crimes

Senador com saquinho de cocaína durante impeachment de Dilma?

Será que o vídeo que mostra um político balançando um saquinho de cocaína durante o julgamento do impeachment de Dilma Rousseff é verdadeiro ou falso?

As imagens apareceram nas redes sociais no dia 29 de agosto de 2016, durante a transmissão da defesa da ex-presidente Dilma Rousseff no julgamento de seu Impeachment, no Senado Federal. No curto vídeo, que teria sido retirado da TV Senado, a mão de um senador aparece balançando um saquinho com um pó branco. O pacotinho, segundo o que se espalhou na web, seria cocaína!

No momento em que o vídeo teria sido filmado, Dilma respondia a uma pergunta do senador Aloysio Nunes e podemos ver apenas a mão do político sem rosto, pois não podemos identifica-lo nas imagens.

O filminho polêmico vídeo mostrando esse momento inusitado já foi visto mais de 2 milhões de no Facebook, além de receber milhares de comentários!

Será que o vídeo é real? O que será esse pó branco?

https://www.youtube.com/watch?v=E9Hmw1JTW0w

 

Verdadeiro ou falso?

O vídeo é real, mas a história é bem diferente do que estão espalhando por aí!

Em primeiro lugar, a mão mostrada nas imagens não é de um senador, mas do deputado Antônio Imbassahy. A assessoria do político explicou que o conteúdo do saquinho era açúcar, que iria ser usado para adoçar o café. Os assessores do deputado explicaram também que, embora não estivesse inscrito para participar do julgamento de Dilma Rousseff, ele havia passado pelo Senado para acompanhar alguns questionamentos do interrogatório da presidente afastada.

Os funcionários do Senado também confirmaram que o conteúdo do saquinho era mesmo açúcar!

Essas imagens mostram, de outro ângulo, que havia uma xícara de café na mesa, bem ao lado do saquinho de açúcar.

DeputadoSaquinhoPó
wp4PR8

Conclusão

O vídeo é real, mas o pó branco que estava dentro do saquinho na mão do deputado era apenas açúcar! Seria muita burrice do político usar cocaína no Senado Federal, em um dia de julgamento de impeachment e com todas as câmeras viradas para ele, não é?

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Crimes

To Top