18.6 C
São Paulo
terça-feira, agosto 16, 2022

Foto de trabalhadores almoçando em uma viga nas alturas é real?

- Publicidade -

Uma das fotos mais famosas da história mostra trabalhadores almoçando, sentados em uma viga de construção a vários metros de altura, completou em setembro 80 anos! Mas será real?

A foto abaixo ficou muito famosa desde quando foi tirada, em setembro de 1932 e, ainda nos dias de hoje, gera bastante dúvidas quanto à sua veracidade. Afinal, essa fotografia é verdadeira ou falsa?

Lunch Time
Hora do almoço! Será que isso é real? (Imagem enviada por e-mail ao E-farsas)

 

Real ou montagem?

A foto que mostra 11 trabalhadores sentados em uma enorme viga de aço, almoçando tranquilamente a 256 metros de altura (sem cintos ou qualquer outro equipamento de segurança), foi tirada no dia 20 de setembro de 1932, no 69° andar do que viria a ser o edifício RCA no Rockefeller Center, em Nova York.

Edifícil RCA no Rockfeller Center - Nova York
Edifício RCA no Rockfeller Center – Nova York (foto: Wikipédia)

No dia 2 de outubro daquele ano, o jornal New York Herald Tribune publicou a foto, tornando-a um dos ícones da fotografia moderna.

Vários donos

Porém, por mais de 6 décadas, a fotografia ficou sem autoria! Muitos atribuíam a imagem ao fotógrafo Lewis Hine, que ficou conhecido por documentar, em 1931, a construção do Empire State Building. No entanto, após uma investigação privada a pedido da Corbis, foi dada a autoria a outro fotógrafo chamado Ebbets Charles.

Os direitos de uso dessa imagem já foram vendidos mais de 100 vezes nos últimos 10 anos, segundo a Corbis.

Outra reviravolta sobre a “paternidade” do instantâneo aconteceu perto do aniversário de 80 anos dessa fotografia. De acordo com a agência de notícias Reuters, como havia vários fotógrafos no momento em que a foto foi tirada, qualquer outro poderia ter feito o clique e, inclusive, a construtora possuía seu fotógrafo próprio. Por essa razão, a imagem voltou a ficar sem créditos (mas continua sendo propriedade da Corbis).

A imagem é real, mas…

- Publicidade -

Depois de mais de 70 anos, historiadores descobriram que a cena foi montada e que tudo não passou de um excelente golpe de marketing promovido pelo pessoal do Rockefeller Center para divulgar a construção do prédio da RCA.

Segundo Ken Johnston – historiador chefe da Corbis Images (que detém os direitos dessa foto) – em entrevista ao jornal Independent, cada um dos operários foi colocado ali sobre a viga, obedecendo às ordens de vários fotógrafos, de modo a parecer que está tranquilo em seu “merecido descanso”.

Outras fotos foram feitas no mesmo dia mostram os trabalhadores em posições diferentes:

Lunch Time - Trabalhadores deitados!
Lunch Time – Trabalhadores deitados! (foto: Corbis)

 

Os publicitários “pira” na foto

O blog francês Vive La Pub podemos ver diversas campanhas de marketing que se utilizaram da ideia dessa imagem para vender produtos e/ou serviços.

Lego - 2006 (foto: divulgação)
Lego – 2006 (foto: divulgação)

 

Sony - 2007 (foto: divulgação)
Sony – 2007 (foto: divulgação)

Mais imagens podem ser vistas aqui:

Documentário

Assista também a um trailer do documentário “Men At Lunch” (Homens no Almoço), que foi exibido durante o TIFF Festival em setembro de 2012:

 

Conclusão

A imagem é real e apesar da cena ter sido montada, de fato os operários se arriscavam todos os dias para construir os enormes arranha-céus de Nova York.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

    • Exatamente por um estar acendendo o cigarro do outro com a ponta em brasa, é possível. Se ele estivesse usando um isqueiro ou um fósforo, o vento atrapalharia.

  1. E incrível as pessoas se preocuparem Se e verdadeira ou não a fotografia , o k a de ser relevado aqui e a denúncia da falta de segurança ,as mortes diárias ,e operários k levava a vida assim por anos então chega uma hora k Se torna banal , por isso tanta neutralidade.
    E a consequência disso era mais mortes .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui