today-is-a-good-day
20.4 C
São Paulo
quinta-feira, maio 23, 2024

Um muçulmano foi detido transportando 25 crianças para tráfico humano?

- Publicidade -

É verdade que um homem foi detido transportando 25 crianças que iriam ser vendidas para fins sexuais e coleta de órgãos?

As imagens começaram a ser compartilhadas nas redes sociais no final de setembro de 2023 e mostram policiais abordando um automóvel com várias crianças. De acordo com o texto que acompanha o vídeo, o motorista seria um muçulmano que estaria levando as 25 crianças para serem vendidas.

A polícia, ao prender o criminoso, teria atrapalhado o esquema envolvendo tráfico humano de órgãos e práticas sexuais com menores.

Em apenas uma das publicações feitas no Twitter, a postagem alcançou mais de 400 mil visualizações, mas será que isso é verdade?

Texto de uma das versões compartilhadas no final de setembro de 2023: “Um condutor muçulmano foi detido a transportar 25 crianças, de forma suspeita… Acabou por admitir que as crianças iam ser vendidas para fins sexuais e colheita de órgãos.” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas não tem nenhuma relação com tráfico de crianças.

As imagens foram publicadas pela primeira vez no dia 28 de setembro de 2023, e mostram um caso ocorrido em uma cidade chamada Bukhara, no Uzbequistão. Segundo apurado pela polícia na ocasião, o veículo estava sendo conduzido por uma professora, que alegou estar levando seus alunos para suas respectivas casas, pois os pais tinham dificuldades em buscar os filhos na escola.

O carro, que tinha capacidade para apenas 4 passageiros, transportava 25 crianças no momento do flagrante, a professora foi acusada de condução perigosa e aguarda julgamento em liberdade.

Abaixo está uma versão com duração maior do vídeo publicado pelo Serviço Estatal de Segurança Rodoviária do Uzbequistão (YHXX), onde podemos ver que não há nenhuma referência ao tráfico de crianças:

- Publicidade -

No vídeo é explicado que, embora a motorista tenha dito que esta foi a primeira vez que ela cometeu a infração, os pais das crianças sabiam da ajuda que ela fazia para eles. 

Em publicação feita em seu site, o órgão não cita tráfico humano. Também não há nenhuma menção a esse crime nos sites locais de notícias.   

Conclusão

Não é verdade que um muçulmano foi preso após ter sido flagrado transportando 25 crianças que seriam vendidas no mercado negro do tráfico de órgãos! O vídeo mostra um caso ocorrido no Uzbequistão, quando uma professora foi parada pela polícia transportando alunos da escola para suas respectivas casas! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui