Um sheik árabe deu um carro que muda de cor para a esposa?

4
6443

Será verdadeiro ou falso o vídeo mostrando o presente que um sheik deu para a sua esposa, um carro que muda de cor ao simples toque de um botão?

O vídeo ganhou força na segunda semana de julho de 2017 e rapidamente se espalhou através das redes sociais! Nele podemos ver um lindo automóvel azul da marca Subaru em uma rua e seu dono parece conseguir mudar a cor do veículo ao simples toque de um botão no chaveiro!

Quando o sujeito do vídeo aperta o botão, o carro muda da cor azul para o roxo e, com os próximos toques, o Subaru fica verde, vermelho e volta ao azul original.

O texto que circulou juntamente com as imagens afirma que o carrão com a tinta especial teria sido feito sob encomenda para um sheik árabe, que queria presentear a esposa.

Será que essa história é verdadeira ou falsa? Assista ao vídeo abaixo e descubra conosco:

Verdade ou farsa?

O vídeo é, sem dúvida, sensacional, mas é falso!

Tudo começou com a postagem de dois vídeos no YouTube pelo jordaniano Alaa Tarawneh, no dia 08 de julho de 2017. O segundo vídeo é muito mais impressionante:

Como podemos ver em seu perfil do Facebook, Alaa Tarawneh é especialista em edição de vídeo com softwares de efeitos especiais:

A verdade mesmo é que 4 dias após a publicação dos primeiros vídeos, o próprio Tarawneh postou outro filminho explicando que as cenas mostradas por ele do Subaru mudando de cor eram falsas! Ele revelou também que os vídeos foram alterados por ele com a ajuda do software Adobe Premiere e que a ideia era a de fazer um experimento social mostrando como é fácil enganar as pessoas na web:  

Alaa Tarawneh também alerta para que todos tenham maior cuidado ao consumir informações pela grande rede!

Carro que muda de cor

Essa não foi a primeira vez que vídeos mostrando carros mudando de cor apareceram na web! Explicamos aqui no E-farsas, em 2014, a verdade sobre um vídeo de um carro que mudava de cor com o toque de um botão. Na época, descobrimos que tudo não passava de uma brincadeira feita por um especialista em efeitos visuais que, inclusive, publicou um outro vídeo explicando como o negócio foi feito:

 

Conclusão

O vídeo de um Subaru mudando de cor é fruto do trabalho de edição digital de um jordaniano para mostrar como é fácil enganar as pessoas na web!