14.6 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022

Um sheik árabe deu um carro que muda de cor para a esposa?

- Publicidade -

Será verdadeiro ou falso o vídeo mostrando o presente que um sheik deu para a sua esposa, um carro que muda de cor ao simples toque de um botão?

O vídeo ganhou força na segunda semana de julho de 2017 e rapidamente se espalhou através das redes sociais! Nele podemos ver um lindo automóvel azul da marca Subaru em uma rua e seu dono parece conseguir mudar a cor do veículo ao simples toque de um botão no chaveiro!

Quando o sujeito do vídeo aperta o botão, o carro muda da cor azul para o roxo e, com os próximos toques, o Subaru fica verde, vermelho e volta ao azul original.

O texto que circulou juntamente com as imagens afirma que o carrão com a tinta especial teria sido feito sob encomenda para um sheik árabe, que queria presentear a esposa.

Será que essa história é verdadeira ou falsa? Assista ao vídeo abaixo e descubra conosco:

Verdade ou farsa?

O vídeo é, sem dúvida, sensacional, mas é falso!

Tudo começou com a postagem de dois vídeos no YouTube pelo jordaniano Alaa Tarawneh, no dia 08 de julho de 2017. O segundo vídeo é muito mais impressionante:

Como podemos ver em seu perfil do Facebook, Alaa Tarawneh é especialista em edição de vídeo com softwares de efeitos especiais:

- Publicidade -

A verdade mesmo é que 4 dias após a publicação dos primeiros vídeos, o próprio Tarawneh postou outro filminho explicando que as cenas mostradas por ele do Subaru mudando de cor eram falsas! Ele revelou também que os vídeos foram alterados por ele com a ajuda do software Adobe Premiere e que a ideia era a de fazer um experimento social mostrando como é fácil enganar as pessoas na web:  

Alaa Tarawneh também alerta para que todos tenham maior cuidado ao consumir informações pela grande rede!

Carro que muda de cor

Essa não foi a primeira vez que vídeos mostrando carros mudando de cor apareceram na web! Explicamos aqui no E-farsas, em 2014, a verdade sobre um vídeo de um carro que mudava de cor com o toque de um botão. Na época, descobrimos que tudo não passava de uma brincadeira feita por um especialista em efeitos visuais que, inclusive, publicou um outro vídeo explicando como o negócio foi feito:

 

Conclusão

O vídeo de um Subaru mudando de cor é fruto do trabalho de edição digital de um jordaniano para mostrar como é fácil enganar as pessoas na web!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. eu gostaria de fazer uma sugestão de matéria,a muito circula na internet a informação que a ONU ou UNESCO aprovou a declaração dos direitos dos animais e que o Brasil é signatário desse declaração,até a página do facebook do senado federal parece que acreditou nessa informação,eu dei uma pesquisada rápida na internet,inclusive no site da ONU,UNESCO e sites ligados ao governo e não achei nenhuma informação que foi aprovada tal declaração dos direitos dos animais foi aprovada pela UNESCO ou pela ONU e muito menos que o Brasil seja signatário dessa declaração,eu gostaria que vocês fizessem uma matéria sobre esse equivoco,abaixo alguns links da página do facebook do senado federal espalhando o boato

    https://www.facebook.com/SenadoFederal/photos/a.176982505650946.49197.150311598318037/1849910251691488/?type=3

    http://portal.cfmv.gov.br/portal/uploads/direitos.pdf

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui