Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Uma baleia apareceu numa marina devido a redução da atividade humana?

Animais

Uma baleia apareceu numa marina devido a redução da atividade humana?

Uma baleia apareceu numa marina devido a redução da atividade humana?

No dia 1° de maio de 2020, um determinado usuário brasileiro, no Facebook, publicou um vídeo, no qual mostrava uma baleia nadando em meio a embarcações ancoradas no que parecia ser uma marina (arquivo). Não havia nenhuma informação adicional sobre o vídeo, assim como data ou local, mas havia uma descrição muito singular:

O Mundo desacelera e a Natureza agradece!

Confira a publicação:

Não havia nenhuma informação adicional sobre o vídeo, assim como data ou local, mas havia uma descrição muito singular:”O Mundo desacelera e a Natureza agradece!”

Assim como o vídeo em questão:

 

A descrição induz as demais pessoas a acreditar, que o vídeo retrate o surgimento de uma baleia a uma região sem atividade humana devido a pandemia de COVID-19. Não é à toa que o vídeo já obteve mais de 2,6 milhões de visualizações, foi compartilhado mais de 139 mil vezes e recebeu cerca de 38 mil reações.

Entretanto, será que o vídeo realmente retrata isso? O registro foi obtido após o início da pandemia de COVID-19? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Na verdade, o vídeo original foi gravado e veiculado pelo canal norte-americano “Pacific Eagle Air Cam“, no YouTube, em maio de 2017. Portanto, anos antes do início da pandemia de COVID-19 e, consequentemente, da redução da atividade humana em centenas de países.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Confira o vídeo original:

Eis um trecho do que é mencionado na descrição do vídeo original:

Baleia jubarte entre 9 e 15 metros de comprimento, que ainda não alcançou a maturidade, e que de alguma forma se perdeu na Marina de Ventura (Califórnia, EUA) neste fim de semana. É época de migração entre o Norte, mais frio, e as águas quentes do Sul do México. As baleias jubartes, cinzentas e as orcas nadam entre a costa e as ilhas de Santa Cruz e Anacapa

Ainda de acordo com a descrição do vídeo, essa jovem baleia seria atraída para o mar com a ajuda de um hidrofone, que tocaria “canções de baleia” e, com sorte, ela se juntaria outros membros do seu grupo.  E sim, a operação foi um sucesso, e ela foi devolvida ao mar no dia seguinte!

Conclusão

Fora de Contexto! Na verdade, o vídeo original foi gravado e veiculado pelo canal “Pacific Eagle Air Cam“, no YouTube, em maio de 2017. Portanto, anos antes do início da pandemia de COVID-19 e, consequentemente, da redução da atividade humana em centenas de países.

Diga-se de passagem, a baleia havia apenas se perdido dentro da Marina de Ventura, localizada no Estado norte-americano da Califórnia. Felizmente, no dia seguinte a essa gravação, conseguiram devolvê-la ao mar com a ajuda de um hidrofone!

Continue lendo

Colaborador do E-farsas desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais. Na dúvida, não compartilhe. Reflita, faça uma busca reversa por imagens e pesquise por outras fontes.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Maria

    16 de maio de 2020 em 16:29

    O sujeito pode ter boas intenções, mas daí utiliza algum material fora de contexto e perde toda, senão, grande parte da credibilidade, assim como foi aquele evento das queimadas na Amazônia. 😐

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo