Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Uma baleia apareceu numa marina devido a redução da atividade humana?

Animais

Uma baleia apareceu numa marina devido a redução da atividade humana?

Uma baleia apareceu numa marina devido a redução da atividade humana?

No dia 1° de maio de 2020, um determinado usuário brasileiro, no Facebook, publicou um vídeo, no qual mostrava uma baleia nadando em meio a embarcações ancoradas no que parecia ser uma marina (arquivo). Não havia nenhuma informação adicional sobre o vídeo, assim como data ou local, mas havia uma descrição muito singular:

O Mundo desacelera e a Natureza agradece!

Confira a publicação:

Não havia nenhuma informação adicional sobre o vídeo, assim como data ou local, mas havia uma descrição muito singular:”O Mundo desacelera e a Natureza agradece!”

Assim como o vídeo em questão:

 

A descrição induz as demais pessoas a acreditar, que o vídeo retrate o surgimento de uma baleia a uma região sem atividade humana devido a pandemia de COVID-19. Não é à toa que o vídeo já obteve mais de 2,6 milhões de visualizações, foi compartilhado mais de 139 mil vezes e recebeu cerca de 38 mil reações.

Entretanto, será que o vídeo realmente retrata isso? O registro foi obtido após o início da pandemia de COVID-19? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Na verdade, o vídeo original foi gravado e veiculado pelo canal norte-americano “Pacific Eagle Air Cam“, no YouTube, em maio de 2017. Portanto, anos antes do início da pandemia de COVID-19 e, consequentemente, da redução da atividade humana em centenas de países.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Confira o vídeo original:

Eis um trecho do que é mencionado na descrição do vídeo original:

Baleia jubarte entre 9 e 15 metros de comprimento, que ainda não alcançou a maturidade, e que de alguma forma se perdeu na Marina de Ventura (Califórnia, EUA) neste fim de semana. É época de migração entre o Norte, mais frio, e as águas quentes do Sul do México. As baleias jubartes, cinzentas e as orcas nadam entre a costa e as ilhas de Santa Cruz e Anacapa

Ainda de acordo com a descrição do vídeo, essa jovem baleia seria atraída para o mar com a ajuda de um hidrofone, que tocaria “canções de baleia” e, com sorte, ela se juntaria outros membros do seu grupo.  E sim, a operação foi um sucesso, e ela foi devolvida ao mar no dia seguinte!

Conclusão

Fora de Contexto! Na verdade, o vídeo original foi gravado e veiculado pelo canal “Pacific Eagle Air Cam“, no YouTube, em maio de 2017. Portanto, anos antes do início da pandemia de COVID-19 e, consequentemente, da redução da atividade humana em centenas de países.

Diga-se de passagem, a baleia havia apenas se perdido dentro da Marina de Ventura, localizada no Estado norte-americano da Califórnia. Felizmente, no dia seguinte a essa gravação, conseguiram devolvê-la ao mar com a ajuda de um hidrofone!

Continue lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. Maria

    16 de maio de 2020 em 16:29

    O sujeito pode ter boas intenções, mas daí utiliza algum material fora de contexto e perde toda, senão, grande parte da credibilidade, assim como foi aquele evento das queimadas na Amazônia. 😐

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo