16.9 C
São Paulo
terça-feira, maio 11, 2021

Uma criança quase morreu engasgada com Fidget Spinner?

- Publicidade -

Notícia afirma que uma garota texana quase morreu asfixiada após se engasgar com o brinquedo Fidget Spinner! Será que isso é verdade ou farsa?

Na última semana de maio de 2017, a postagem de uma mãe desesperada se tornou viral no Facebook e rapidamente se espalhou através das demais redes sociais. De acordo com o texto, a filha de uma mulher, no Texas, teria sido submetida a uma cirurgia, às pressas, para a retirada de um brinquedo que teria ficado preso na sua garganta!

Conhecido como Hand Spinner ou Fidget Spinner, o pequeno brinquedo teria ido parar na garganta da menina, impedindo a garota de respirar…

O texto ainda alerta a todas as mães que vigiem o uso do Fidget Spinner por seus filhos, para que não aconteça esse mesmo tipo de incidente que ocorreu com a sua filha!

Será que isso é verdade ou farsa?

Menina quase morre engasgada com um fidget spinner! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

No dia 14 de maio de 2017, Kelly Rose Joniec estava dirigindo o seu carro, no Texas, quando percebeu sua filha – que estava no banco de trás – havia se engasgado com uma das rolimãs que compõe o Fidget Spinner. A menina, Britton, explicou que havia colocado o brinquedo na boca para “limpar” e acabou engolindo acidentalmente uma das peças (que tem o tamanho aproximado de uma moeda de 50 centavos)!

As duas foram ao pronto-socorro onde os médicos decidiram transferir a criança para o Hospital Pediátrico do Texas e um exame de raio-x mostrou que a rolimã havia ficado presa no esôfago da menina.

Após uma endoscopia, o objeto foi retirado com sucesso!

- Publicidade -

 

O Fidget Spinner

Apesar de fazer um estrondoso sucesso em 2017, o Fidget Spinner foi criado em 1990 pela engenheira química Catherine Hettinger, como uma ferramenta anti-stress e para crianças com autismo. O produto é recomendado para crianças acima de 8 anos.

Catherine Hettinger inventou o brinquedo em 1990, mas nunca conseguiu patentear seu invento! (foto: Divulgação)

Apesar do fato ocorrido com a jovem Britton ser real, é bom ressaltar aqui alguns pontos:

  • Ela engoliu uma peça do brinquedo e não o brinquedo inteiro;
  • A menina desmontou o brinquedo para “limpar” as peças separadas com a língua;
  • Ela não se machucou com o brinquedo em si, mas se engasgou pelo uso inadequado das peças;
  • Os pais devem, sim, vigiar as brincadeiras dos filhos;

Em maio de 2017, um garoto de 5 anos ficou com o dedo preso em um brinquedo desses e os médicos tiveram que usar várias ferramentas para corta-lo. O menino passa bem!

Menino ficou com o dedo preso no spinner! (foto: Reprodução)

Conclusão

A notícia da criança texana que se engasgou com uma peça do Hand Spinner é real! Ela desmontou o brinquedo para lambe-lo e acabou engolindo uma das rolimãs!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui