13.4 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022

Uma mulher foi presa no Brasil por vender espetinho de cachorro?

- Publicidade -

É verdade que uma mulher foi presa na zona norte após a polícia descobrir que ela vendia churrasquinho com carne de cachorros de rua?

A notícia se espalhou nas redes sociais na segunda semana de maio de 2018 e deixou muita gente chocada! De acordo com o texto compartilhado através de grupos no WhatsApp, uma mulher teria sido presa após a Polícia descobrir que ela estava vendendo espetinhos feitos com carne de cachorros recolhidos na rua.

As denúncias anônimas teriam ajudado nas investigações e teriam partido de vizinhos que haviam dado falta de seus animais de estimação.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Mulher foi presa após a Polícia descobrir que ela vendia churrasquinho de carne de cachorro! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

O curioso dessa “notícia” é que faltam dados importantes a respeito do assunto tratado como, por exemplo, o nome da mulher e o do delegado que estaria cuidando do caso.

Além disso, o caso da comerciante teria ocorrido em várias cidades do Brasil. Em uma página chamada “Notícias no Face RJ“, por exemplo, a mulher teria sido presa em Seropédica e era a maior fornecedora de churrasquinho da região:

Em outras publicações, usuários juram que a prisão teria ocorrido em Recfife:

- Publicidade -

Encontramos essas mesmas fotos atribuídas à uma vendedora de churrasquinho que teria sido presa em São Paulo, Vitória (ES), Belo Horizonte (MG) e em várias outras capitais.

Ou seja, ninguém sabe onde o fato teria ocorrido de fato…

Sobre as fotos     

As imagens usadas para espalhar essa fake news sequer são daqui do Brasil! Alguém juntou algumas fotos de notícias diferentes para criar esse boato digital.

A fotografia mostrando vários cachorros brancos pendurados pelo focinho é de 2013, tirada no Vietnã.

Já a foto de uma grande quantidade de carne espalhada sobre um plástico azul no chão já era antiga em 2017, quando um boato circulou na Índia. Na ocasião, o que se espalhou era que uma grande rede de restaurantes estaria vendendo carne de cachorro na cidade indiana de Hyderabad.

A foto de um cachorro pendurado pelo pescoço e com o corpo sem o pêlo circula pela web desde 2015 e não tem nenhuma relação com o Brasil. A polícia investigava se essas imagens teriam surgido em Singapura.

Conclusão

A notícia afirmando que uma mulher teria sido presa em alguma cidade do Brasil por vender churrasquinho de carne de cachorro é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

    • É uma imagem formada por duas fotos diferentes, de um lado uma mulher sendo presa (também acho que essa é do Brasil pelas fardas dos policiais) e do outro o cachorro pendurado que na p´ropria notícia explica ser uma foto antiga e que não é do Brasil (“A foto de um cachorro pendurado pelo pescoço e com o corpo sem o pêlo circula pela web desde 2015 e não tem nenhuma relação com o Brasil. A polícia investigava se essas imagens teriam surgido em Singapura.”).

  1. Adoro esse site! Incrível!

    Em qual campo do site os visitantes podem pedir sugestões de video? Encontrei um video bem interessante, é um peixe se debatendo dentro de um forno, mas o peixe está no ponto exato de ser assado.

    Esse vídeo do peixe se debatendo dentro do forno é muito estranho. Meio assustador!

    Peixe vivo no forno:
    link do youtube:

    https://www.youtube.com/watch?v=SgPFVvCp38A

  2. Esse fato ocorreu em Montes Claros – MG.
    Ela está presa e o esposo foragido. Essas imagens com dezenas de cachorros são da internet. Mas esse caso realmente aconteceu aqui, tanto que essa foto dela sendo presa é verídica.

    • E por que eu teria que acreditar em você? Cadê uma fonte confiável? Algum link para a notícia em um site local? Recorte de jornal? Qualquer coisa além de sua evidência anedótica?

  3. As pessoas precisam ter mais responsabilidade ao divulgar coisas na internet! Isso aí prejudica o trabalho de muita gente humilde que precisa se sustentar com coisas como fazer churrasquinho para vender!

  4. A notícia é verdadeira sim, ocorreu na cidade de Montes Claros e foi noticiada pela Polícia Militar, quanto a fotos que foram postadas juntamente com a notícia na internet, podem até ser FAKENEWS, mas as fotos da PM de Montes Claros são reais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui