Vídeo de barco de apoiadores de Donald Trump pegando fogo é verdadeiro ou falso?

0
4121

Diversos veículos de imprensa divulgaram que ao menos quatro embarcações afundaram durante um comício de Donald Trump num lago, no Texas, no último sábado (5). Felizemente não houve vítimas e a explicação para tantos barcos afundando é que houve um número expressivo de barcos se movimentando ao mesmo tempo, o que acabou gerando ondas significativas.

Ao mesmo tempo, um vídeo de uma embarcação pegando fogo com uma suposta propaganda eleitoral de Donald Trump para as eleições deste ano viralizou nas redes sociais, principalmente no Twitter.

Confira o vídeo abaixo, que já obteve mais de 600 mil visualizações somente a partir de um único tuíte:

 

Entretanto, será que esse vídeo é verdadeiro? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! O vídeo foi manipulado digitalmente! Isso porque o vídeo original não consta nenhuma propaganda eleitoral em prol de Donald Trump, tampouco é recente ou está relacionado a qualquer evento de ordem política.

Antes de mostramos a origem dele, é interessante destacar que esse mesmo vídeo já estava circulando no Facebook, por exemplo, em julho desde ano, e sendo usando como meme para representar os Estados Unidos durante a pandemia do novo coronavírus. Outro detalhe é que o vídeo sequer poderia ser relacionado ao evento ocorrido no Texas, visto que a versão manipulada começou a circular em meados de agosto.

Confira esse mesmo trecho, mas sem sem estar manipulado digitalmente:

A Origem do Vídeo

Muitos de vocês devem estar se perguntando a origem do vídeo, não é mesmo? Pois bem, o vídeo foi gravado na Argentina, mais precisamente no Yacht Club Argentino, em San Fernando, no dia 9 de dezembro de 2019.

Na ocasião, duas embarcações que estavam ancoradas, um catamarã e um veleiro, pegaram fogo e foram rebocadas para dentro de um rio (Río Luján), para que as chamas fossem apagadas, e evitar que se alastrassem para outras embarcações.

Confira o vídeo original, que foi divulgado pela página do jornal “El Liberal” naquele mesmo dia:

 

Portanto, nada de embarcação de apoiadores de Donald Trump pegando fogo!

Conclusão

Falso! O vídeo foi manipulado digitalmente! Isso porque o vídeo original não consta nenhuma propaganda eleitoral em prol de Donald Trump, tampouco é recente ou está relacionado a qualquer evento de ordem política.

O vídeo foi originalmente gravado na Argentina, mais precisamente no Yacht Club Argentino, em San Fernando, no dia 9 de dezembro de 2019. Na ocasião, duas embarcações que estavam ancoradas, um catamarã e um veleiro, pegaram fogo e foram rebocadas para dentro de um rio (Río Luján), para que as chamas fossem apagadas, e evitar que se alastrassem para outras embarcações.

Aliás, o vídeo sequer poderia ser relacionado ao evento ocorrido no Texas, visto que a versão manipulada começou a circular em meados de agosto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here