22.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

Estranha anomalia na Terra foi registrada pela Estação Espacial Internacional?

- Publicidade -

Recentemente, recebemos uma sugestão de pauta através de nossa página no Facebook sobre uma suposta e estranha anomalia (ou um OVNI dependendo da versão do texto), que teria sido registrada pela Estação Espacial Internacional (ISS)!

A sugestão incluía tão somente o endereço de um site chamado “News Intact”. Este, por sua vez, dizia se tratar de um OVNI de quase 5.000 km de diâmetro! Além disso, o texto dizia que a NASA exibiu essa imagem durante uma apresentação no Planetário de Brasília, em 2013!

Já numa outra versão que encontramos na internet, o texto dizia que se tratava de uma estranha anomalia apresentada, nesse mesmo planetário, por um pesquisador britânico chamado Stephen Hannard, de um grupo chamado “Alien Disclosure”.

 

 

O usuário nos enviou tão somente o endereço de um site chamado “News Intact”.

Para vocês terem uma ideia do quão popular é essa história, encontramos um vídeo publicado por esse “grupo”, em março de 2014, no YouTube. O vídeo já obteve mais de 4 milhões de visualizações desde então, e convenientemente os comentários estão fechados.

Entretanto, será estamos realmente diante de uma estranha anomalia ou de um OVNI? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Em primeiro lugar, essa imagem foi originalmente publicada numa notícia do site “Correio Braziliense” em 2013, mas o texto não citava nada sobre OVNIs ou estranhas anomalias.

- Publicidade -

Então, qual a explicação?

Essa imagem foi originalmente publicada numa notícia do site “Correio Braziliense” em 2013

Bem, a explicação para essa imagem é bem mais mundana do que vocês pensam. Isso porque, embora não tenha sido acrescentada nenhuma legenda à imagem, a notícia era referente a reinauguração do Planetário de Brasília, que estava fechado há 16 anos. No texto foi mencionada a presença de novo projetor digital chamado “Power Dome”, assim como um antigo projetor, adquirido na década de 1970, chamado “Spacemaster”.

O equipamento que aparece sombreado na imagem, em primeiro plano, é justamente o projetor “Spacemaster”, ou seja, não estamos diante de uma foto tirada do espaço, tampouco se trata de qualquer câmera acoplada na ISS.

O equipamento que aparece sombreado na imagem, em primeiro plano, é justamente o projetor “Spacemaster”.

E o Que o Equipamento Estava Projetando?

Bem, ele estava projetando um documentário chamado “Origins of Life”. Logo, a imagem nada mais é do que um trecho desse documentário, onde é mostrada uma animação, que tentava recriar o impacto do meteoro, que por sua vez teria dado a extinção dos dinossauros!

Diga-se de passagem, essa informação foi confirmada em 2015 pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal.

Confira abaixo esse documentário (assistam a partir de 11:20):

Portanto, nada de OVNIs ou estranhas anomalias!

Conclusão

Fora de Contexto! Não estamos diante de um OVNI ou de uma estranha anomalia!

Na verdade, estamos diante de uma foto tirada durante a reinauguração do Planetário de Brasília, no Distrito Federal, em 2013! A foto mostra, em primeiro plano, um projetor do planetário chamado “Spacemaster”. O projetor, por sua vez, exibia um documentário chamado “Origins of Life”. Logo, a imagem ao fundo nada mais é do que um trecho desse documentário, onde era exibida uma animação, que tratava recriar o impacto do meteoro que teria provocado a extinção dos dinossauros.

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui