Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Estranha anomalia na Terra foi registrada pela Estação Espacial Internacional?

Fora de Contexto

Estranha anomalia na Terra foi registrada pela Estação Espacial Internacional?

Estranha anomalia na Terra foi registrada pela Estação Espacial Internacional?

Recentemente, recebemos uma sugestão de pauta através de nossa página no Facebook sobre uma suposta e estranha anomalia (ou um OVNI dependendo da versão do texto), que teria sido registrada pela Estação Espacial Internacional (ISS)!

A sugestão incluía tão somente o endereço de um site chamado “News Intact”. Este, por sua vez, dizia se tratar de um OVNI de quase 5.000 km de diâmetro! Além disso, o texto dizia que a NASA exibiu essa imagem durante uma apresentação no Planetário de Brasília, em 2013!

Já numa outra versão que encontramos na internet, o texto dizia que se tratava de uma estranha anomalia apresentada, nesse mesmo planetário, por um pesquisador britânico chamado Stephen Hannard, de um grupo chamado “Alien Disclosure”.

 

 

O usuário nos enviou tão somente o endereço de um site chamado “News Intact”.

Para vocês terem uma ideia do quão popular é essa história, encontramos um vídeo publicado por esse “grupo”, em março de 2014, no YouTube. O vídeo já obteve mais de 4 milhões de visualizações desde então, e convenientemente os comentários estão fechados.

Entretanto, será estamos realmente diante de uma estranha anomalia ou de um OVNI? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Em primeiro lugar, essa imagem foi originalmente publicada numa notícia do site “Correio Braziliense” em 2013, mas o texto não citava nada sobre OVNIs ou estranhas anomalias.

Então, qual a explicação?

Essa imagem foi originalmente publicada numa notícia do site “Correio Braziliense” em 2013

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Bem, a explicação para essa imagem é bem mais mundana do que vocês pensam. Isso porque, embora não tenha sido acrescentada nenhuma legenda à imagem, a notícia era referente a reinauguração do Planetário de Brasília, que estava fechado há 16 anos. No texto foi mencionada a presença de novo projetor digital chamado “Power Dome”, assim como um antigo projetor, adquirido na década de 1970, chamado “Spacemaster”.

O equipamento que aparece sombreado na imagem, em primeiro plano, é justamente o projetor “Spacemaster”, ou seja, não estamos diante de uma foto tirada do espaço, tampouco se trata de qualquer câmera acoplada na ISS.

O equipamento que aparece sombreado na imagem, em primeiro plano, é justamente o projetor “Spacemaster”.

E o Que o Equipamento Estava Projetando?

Bem, ele estava projetando um documentário chamado “Origins of Life”. Logo, a imagem nada mais é do que um trecho desse documentário, onde é mostrada uma animação, que tentava recriar o impacto do meteoro, que por sua vez teria dado a extinção dos dinossauros!

Diga-se de passagem, essa informação foi confirmada em 2015 pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal.

Confira abaixo esse documentário (assistam a partir de 11:20):

Portanto, nada de OVNIs ou estranhas anomalias!

Conclusão

Fora de Contexto! Não estamos diante de um OVNI ou de uma estranha anomalia!

Na verdade, estamos diante de uma foto tirada durante a reinauguração do Planetário de Brasília, no Distrito Federal, em 2013! A foto mostra, em primeiro plano, um projetor do planetário chamado “Spacemaster”. O projetor, por sua vez, exibia um documentário chamado “Origins of Life”. Logo, a imagem ao fundo nada mais é do que um trecho desse documentário, onde era exibida uma animação, que tratava recriar o impacto do meteoro que teria provocado a extinção dos dinossauros.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Eu

    6 de setembro de 2020 em 9:05

    Quando eu vejo uma manchete com uma ideia “mirabolante”, eu já sei qual é o veredicto: “Falso” ou “Fora de Contexto”.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo