23.3 C
São Paulo
quarta-feira, junho 29, 2022

Vídeo de sereia capturada viva é exibido no Animal Planet!

- Publicidade -

Trecho de uma gravação mostra o momento em que pescadores capturam um ser que se parece muito com uma sereia. Será verdade?

O filminho não é novo. Surgiu em junho de 2012 e sempre volta a aparecer em blogs e em diversos sites e fóruns de discussão. Nele podemos ver um grupo de pescadores assustados depois de “pescarem” na rede o que parece ser uma sereia!

Assustados, os rapazes jogam o bicho de volta no mar e o vídeo – que exibe em seu topo o logotipo do canal de TV a cabo Animal Planet – é interrompido bruscamente.

Reprodução/YouTube
Sereia encontrada por pescadores! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/YouTube)

 

Assista ao trecho e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”http://www.youtube.com/embed/g8hU-OjUq4g” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Verdadeiro ou falso?

Muitas pessoas acreditam que o filme possa ser real devido à marca do canal de TV que aparece na lateral superior. Afinal, se uma TV – que é especializada em criar documentários sérios e conceituados – exibe uma cena de uma possível captura de uma sereia, é bem possível que seja verdade

Só que não! O vídeo é falso!

- Publicidade -

O filme faz parte de um pseudodocumentário chamado “Mermaids: The Body Found” de 2011. Dirigido por Sid Bennett, o filme conta a história de um biólogo que, depois de se deparar com uma gravação de sons subaquáticos misteriosos, se lança em uma investigação científica para descobrir a criatura responsável por aqueles barulhos e acaba se envolvendo em um enorme quebra-cabeça envolvendo teoria da conspiração e muito mistério sobre o mundo das sereias.

O documentário mistura efeitos especiais com computação gráfica e em vários trechos são usados bonecos e outros truques para dar o tom de realismo ao filme.

Nossa, que peixão! (foto: Reprodução/Internet)
Nossa, que peixão! (foto: Reprodução/Internet)

O Animal Planet exibiu o pseudodocumentário em maio de 2012 sob o aviso de que aquilo era uma obra de ficção e o programa fez enorme sucesso.

Porém, como muita gente desavisada ficou acreditando que o programa havia exibido cenas reais, o governo americano teve que publicar uma nota explicando que sereias (até onde se sabe) não existem!

Conclusão

A cena é falsa! O vídeo da sereia capturada é apenas parte de um pseudodocumentário sobre esses seres míticos e até hoje não há nenhuma prova de que eles existam de fato!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

36 COMENTÁRIOS

  1. Que coisa, hauhauha, outro dia mesmo eu tava comentando no Facebook sobre esse documentário, porque um site o disponibilizou pra ver e tal.
    Lembrei que, há alguns anos atrás, o Animal Planet fez um documentário igual, mas sobre dragões, e na época o Orkut ainda era moda, e rolou uma discussão gigaaante sobre isso, deu até briga, hauhuahuaha. Mas assim como nesse das Sereias, o Animal Planet dizia várias vezes no comercial que era uma obra de ficção e tudo mais.
    Outro post excelente! Parabéns!!

    • Meu caro, o ser humano só conhece pouco mais de 2% do que a no oceano inteiro, e você vem me afirmar que não existe sereia? Com que base você diz isso? Muitas pesquisas estão sendo feitas pra que possa realmente comprovar que realmente existem sereias, quando realmente o ser humano conseguir conhecer 100% do oceano e não tiver nenhum vestígio do mesmo, ai sim poderemos afirmar, no contrario não.

      • É como eu sempre digo: É impossível provar que algo não existe! Cabe a quem faz a afirmação a prova da existência da sereia!
        Se quem afirma que existe sereia não consegue provar, como provar que ela não existe?
        O fato é que seres híbridos são impossíveis nesse caso, principalmente porque são de espécies (e de classes) diferentes (mamífero e peixe).
        Além disso, mesmo que um cruzamento desse tipo fosse feito com sucesso (numa hipótese meramente fictícia, pois isso é impossível), não há garantias de que o resultado dessa aberração seja uma mulher com uma metade humana e outra metade peixe (no meio certinho).

  2. O tempo passa e as pessoas não mudam. Se noticiassem que ets estão invadindo a Terra provavelmente o pânico seria o mesmo criado pela transmissão radiofônica de Orson Welles. Naquela época ainda se tinha a desculpa de falta de informações, mas hoje em dia acreditar em filmes que parecem reais, os tais mocumentaries, como citou citou o Luis, é uma piada.

    • E você acha que mudou alguma coisa de 1938 para agora? Se naquela época havia falta de informações, atualmente existe uma “superabundância” de informações. Porém a maior parte delas são rasas, superficiais, inúteis, irrelevantes e não raramente, mentirosas.

      E depois tem gente que acha que vivemos na era da informação, ou na sociedade da informação. A verdade mesmo é que vivemos na era da DESinformação.

  3. Na verdade no final do documentario eles afirmam que as unicas coisas que realmente aconteceram foram os sons capturados em baixo da agua e a ponta de lança esculpida se não me engano em um osso que foi encontrada dentro do tubarão.

  4. OLHA NA VERDADE VER UMA SEREIA NESSA ERA Q ESTAMOS AGORA, NINGUÉM VIU REALMENTE. E OUTRA, TALVEZ AS SEREIAS EXISTIAM ANTES QUANDO AVIAM DINOSSAUROS E COMO ELE, ELAS(ES) TAMBÉM FORAM EXTINTAS(OS)POIS JÁ FORAM ENCONTRADOS FÓSSEIS DE SEREIA,E UMA BONITAS ELAS ATÉ PODEM SER MAS DEVE DE TER ESCAMAS POR TODO O CORPO COMO UM PEIXE .

    BOM É O Q EU ACHO..

  5. eu vi esse documentario e desconfiava que era farsa e pelo que eu soube vao fazer uma continuacao o nome vai ser ”sereias novas evidencias”

  6. Certamente o autor da postagem não assistiu ao documentario inteiro. No documentário realmente havia partes ilustrativas e outras partes com vídeos verídicos. Ovídeo mensionado acima seria um desses vídeo verídico. Não estou dizendo que é falso ou verdadeiro. Apenas que no documentário exibe esse video como veridico.

    • Olha só a conclusão da jênia. Se tem vídeo então é verdade.

      Provavelmente se ela assistir a um quadro do The Onion ou do Sensacionalista ela vai acreditar em tudo. E a julgar pelo “menSionado” e pela incapacidade de conjugar singular e plural, ela vai acreditar mesmo.

      • Nossa,vc é mesmo um GÊNIO a julgar pelo seu português correto!Ñ tem outros argumentos,professordeportuguêschatopracaralhometidoasábio?Quem realmente sabe da grandeza do seu intelecto ñ tem necessidade de enaltece-lo rebaixando o do outro!Se vc realmente sentisse toda essa segurança,ñ precisaria espalhá-la aos quatro ventos…

        • Sim, sou mesmo. Que bom que você sabe reconhecer um gênio assim que lê o comentário dele. Pena que eu não possa dizer o mesmo.

          Por acaso você também acreditou que o documentário era verdade, burrinha? 😀

  7. Olha eu assisti o documentário “Sereias Novos indicios” e não acredito que uma rede te TV iria publicar um vídeo e sustentar uma farça deste porte. Muitos mitos e histórias vieram de navegantes que diziam ver monstros como lulas gigantescas ( que inclusive ja foi comprovado a existência de tais seres em grandes profundezas do oceano) então por que não acreditar que elas existem!.

    • Outro que nunca deve ter ouvido falar de “mockumentary”. E a julgar pelo “farÇa”, seria exigir demais que essa criaturinha tivesse ouvido falar de “mockumentary”.

      E viva a inclusão digital.

    • Valquiria eu concordo plenamente com vc… entre o céu e a terra existem coisas que a irracionalidade humana em seu ciclo atual jamais compreenderia… o homem desacredita em tudo aquilo que sua razão não compreende… alguns seres humanos infelizmente acreditam que são as unicas criações de Deus de forma inteligente… pobres de espíritos… Deus criou e continua criando mundo e seres e na maioria das vezes… nossa inteligência não chega a 1% da inteligência de outras criações… mas a ignorância do homem vai além do seu próprio primitivismo… deixando-o mais pobre das razoes que qualquer outro animal…

  8. Que bom que o Animal Planet exibe atrações como essas apenas para relaxar e nos divertir. O pior é o Discovery e o History quem exibem atrações envolvendo sereias, pés grandes, alienígenas, fantasmas e toda sorte de criptozoologia e pseudociência a sério.

    Quer dizer, o pior mesmo são os babacas e idiotas que posam de intelectuais e inteligentinhos dizendo que não assistem a TV aberta pois só tem lixo lá (o que é verdade), mas em compensação assiste a essas porcarias.

  9. Olha existe muitas coisas que o ser humano não deve descobrir mas eu acredito que existe algo como “sereias” no mar pois ele e um misterio

  10. Gilmar Lopes

    Tu chegaste a assistir o documentário do History mostrando um pé grande capturado numa jaula?Cara, aquilo me pareceu fake, mas queria saber quem é o ator maquiado. Não pode ter menos de 2,30m de altura….sabes algo sobre isso?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui