18.6 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 27, 2021

Vídeo mostra aparelho com uma bolinha que faz um movimento perpétuo! Será verdade?

- Publicidade -

A invenção parece ter finalmente conseguido fazer um movimento que não para nunca! Será que descobriu-se a máquina de moto-perpétuo?

O vídeo tem poucos segundos de duração, mas já foi visto milhões de vezes no YouTube e em várias redes sociais desde a sua primeira publicação, em abril de 2021, mas ganhou força em compartilhamentos em agosto do mesmo ano. 

Nele podemos ver um aparelho aparentemente simples, mas inovador: ele tem uma bolinha de algum tipo de metal que cai por um trilho e que, com o movimento gerado pela queda, acaba sendo arremessada novamente para um funil no topo do equipamento, repetindo todo o percurso indefinidamente!

De acordo com o texto que acompanha as imagens, estaríamos presenciando a primeira máquina de moto-perpétuo ou moto-contínuo, um aparelho que contraria as leis da física e que é o sonho de vários inventores há séculos!

Será que o vídeo é real?

Verdade ou mentira?

Não é de hoje que muitas pessoas sonham em criar uma máquina que gere seu próprio movimento para sempre sem gastar nenhuma energia externa. Esse tipo de equipamento é chamado de moto-perpétuo e até hoje ninguém conseguiu criar nada que chegue nem perto disso…

Já mostramos aqui no E-farsas, em 2012, um apanhado de invenções que supostamente funcionavam dessa forma e que eram, na verdade, pura enganação.

A explicação para a inviabilidade desse tipo de maquinário é simples: de acordo com as leis da termodinâmica, toda energia é conservada. Nunca é criada do nada ou destruída!

Ou seja, mesmo que uma máquina conseguisse rodar por horas sem parar, em algum momento o atrito com o ar ou outra força (como a gravidade) faria com que ela parasse mais cedo ou mais tarde.

- Publicidade -

É o caso de outra checagem bem polêmica que fizemos aqui no E-farsas, em 2013, sobre uma empresa que prometia inaugurar um enorme motor que geraria energia elétrica apenas com a força da gravidade. É óbvio que a empresa não conseguiu entregar o que prometeu, mas muita gente ficou esperançosa com essa suposta maravilha da engenharia e da física (que funcionaria apenas em um mundo onde as leis da natureza não se aplicam).

O fato é que vira e mexe aparecem vídeos de supostas máquinas que conseguiriam funcionar sem parar, como é o caso desse vídeo que ganhou força em compartilhamentos nas redes sociais na segunda quinzena de agosto de 2021

Procurando um pouco no Twitter, encontramos postagens desse mesmo vídeo feitas em abril de 2021, como esse, que tem mais de 2,8 milhões de visualizações:

O autor desse vídeo se chama Daisuke Fujikawa, um especialista em efeitos digitais feitos com a ajuda de computação gráfica. Abaixo, um exemplo do seu trabalho:

No site do artista podemos ver outros trabalhos bacanas feitos por ele.

Como foi feito?

No dia 22 de abril de 2021, um dia após publicar o vídeo original, Daisuke Fujikawa revelou seus segredos profissionais. Ele explicou que toda a cena é real e apenas o dispositivo foi criado por ele no computador. Abaixo está o making of:

Conclusão

Máquinas de moto-perpétuo não existem! O vídeo que mostra um aparelho com uma bolinha de metal que não pára de se movimentar em um trilho é falso e foi criado com a ajuda de computação gráfica! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Dá pra “sentir” que ele ganha energia na subida. SE o moto-perpetuo foi de alguma forma atingido foi com o tal do cristal do tempo, mas precisamos ver as cenas dos próximos capítulos.

    • A bolinha PERDE energia. Conseguiu ouvir o barulho da bolinha? Isso quer dizer que parte da energia cinética (de movimento) se transformou em som. E também há o atrito da bolinha com o ar e com a própria estrutura, o que gera calor.

  2. Vamos lá. Aquele ditado que diz que toda lei é feita para ser quebrada é para as leis da física. Para cientistas provarem que ela está errada, fazendo com que pesquisem e experimentem mais, o que pode quebrar a lei ou corroborar com ela em seus experimentos. Mas simplesmente mentir é uma ignorância do k…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui