22 C
São Paulo
domingo, janeiro 29, 2023

Vídeo mostra Bolsonaro sendo expulso do jogo do Flamengo X Athletico! Será verdade?

- Publicidade -

Vídeo mostra Jair Bolsonaro sendo expulso do estádio Mané Garrincha, em Brasília sob gritos de “Fora, Bolsonaro!”! Será verdade?

O vídeo foi bastante compartilhado nas redes sociais e em grupos do WhatsApp no começo da segunda quinzena de fevereiro de 2020 e nele podemos ver um tumulto causado durante uma manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro!

Sob gritos de  “Fora, Bolsonaro!” e de fortes vaias, Bolsonaro parece estar sendo expulso de um lugar que, segundo o texto que acompanha o vídeo, seria o estádio Mané Garrincha, durante o jogo de futebol entre os times Flamengo e Athletico-PR disputado no dia 16 de fevereiro de 2020.

Será que esse vídeo é real? Será que isso ocorreu mesmo em fevereiro de 2020?

Verdade ou mentira?

Apesar de alguns portais como o da Revista Fórum e do Brasil 247 darem a notícia como se fosse real, ela é falsa!

O vídeo em questão é real, mas não é de 2020, e sim de setembro de 2017, quando Jair Bolsonaro participava de uma apresentação do projeto “FUMEC Pensando o Brasil”, em Minas Gerais.

Bolsonaro não foi expulso da universidade e no vídeo estava entrando no auditório. Apesar da manifestação, a palestra dele ocorreu normalmente. Nessa matéria do jornal Estado de Minas é explicado que as manifestações foram contra e a favor do político.

Segundo o site Metrópoles, o presidente Jair Bolsonaro esteve no estádio acompanhado do vice-presidente, Hamilton Mourão, e dos ministros Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura). O Metrópoles também divulgou um print de uma publicação feita pelo ex-candidato à Presidência, Guilherme Boulos, em seu perfil do Twitter onde ele, erroneamente, atribui o vídeo de 2017 ao jogo de janeiro de 2020:

Segundo o site Metrópoles, vários perfis políticos publicaram a notícia falsa! (foto: reprodução/Metrópoles)

- Publicidade -

O portal Brasil 247 publicou uma errata em sua matéria, explicando que o vídeo é, na verdade, de 2017.

Conclusão

O vídeo mostrando o presidente Jair Bolsonaro sendo hostilizado pela multidão é real, mas é de 2017, quando ele ainda não era presidente!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui