18.2 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 27, 2021

A foto de uma menina usando uniforme com a foto do Lula em Guiné-Bissau é real?

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Será que a foto que mostra uma menina usando em Guiné-Bissau um uniforme com a foto do ex-presidente Lula estampada é verdadeira ou falsa?

A imagem surgiu pela primeira vez nas redes sociais no final de 2019, mas voltou a ser compartilhada em grupo do WhatsApp na segunda semana de fevereiro de 2020. Nela podemos ver uma simpática garota vestindo um uniforme de cor amarela, com a foto do ex-presidente Lula estampada nele. 

Junto com a foto, um texto afirma que ela teria sido feita em Guiné-Bissau e que isso seria um exemplo de como o nosso dinheiro estava sendo desperdiçado!

Será que isso é verdade?

Texto de uma das versões que acompanham essa foto: “Veja a foto dessa menininha da Guiné-Bissau. Com uniforme da Escola pública de lá.  Olhe a imagem na camisa do uniforme escolar. Olha onde estava indo nosso dinheiro!!” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Apesar dessa história ganhar força nos compartilhamentos em dezembro de 2019, a foto da menina sorridente surgiu em outubro daquele ano, quando um publicitário que nos pediu anonimato publicou a imagem no seu perfil do Instagram!

A fotografia é real e foi mesmo tirada pelo publicitário em Guiné-Bissau. A garota estuda na Escola Comunitária Guiné-Bissau e Brasil, projetada em conjunto com brasileiros em 2010.

A foto foi publicada na página do Instituto Lula no Facebook, como uma demonstração do resultado da parceria entre o Brasil e Guiné-Bissau!  

Conclusão  

A foto mostrando uma menina vestindo um uniforme com a estampa do ex-presidente Lula é verdadeira e foi tirada em Guiné-Bissau!

Obs: Esse artigo foi alterado no dia 06/03/2020 para ocultar o nome do autor da fotografia.

- Advertisement -spot_imgspot_img
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

24 COMENTÁRIOS

    • E o Bolsonaro? só bolsonaro é bonzinho e santo mesmo? não é garantido que ele tenha bom caráter e wue tenha capacidade de governar o Brasil, se o Bolsonaro está atacando a imprensa e outros pilares democráticos?

      O Bolsonaro ficou 30 anos dormindo no câmaras, ele só aprovou pouquíssimos projetos de leis e usou as táticas sujas de eleição via fake news e disparo de msgs via whatsapp para ser eleito como presidente de nosso país, é favor de matar os pobres e bandidos sem direto ao julgamento e prisão.

      Sinto pena de vc achar assim de Lula, para mim o Lula pode ter erros como todo mundo só que o lava Jato agiu de maneira parcial devido aos provas de vaza Jato.

      por isso o Lula deveria ter revisão de julgamento e tem que haver novo julgamento sem essa de moro com aliados que julgam usando corrupção para combater corrupção, moro e pessoal que está como moro são pessoas parciais.

      Sei que vc vai ignorar os argumentos como outros e não tem empatia pelo outros e nem gosta da democracia e só sente saudades de ditadura militar como outros,se vc pensa que tirar vida dos bandidos vai melhorar tudo pense de novo, às vezes eles não tem escolha sei que maioria agem por não ter dinheiro e alguns são maus caráters por isso mesmo não importa quão grave o crime que o bandido cometeu deve ir ao julgamento e depois ir para cadeia.

      Quem é favor de matar bandidos sem direto ao julgamento e o prisão, então aqueles que são a favor não tem compaixão e empatia pelo humanidade só apenas querem ver sangue escorrer e rir como monstros que existiram e repetem todo dia Sem parar, de brinde os monstros veem a nação ganhar mais mortes e violência, porque se vc mata um bandido que matou um pessoa se vc torna igual a bandido, se vc levar o bandido para o julgamento e mandar para prisão de acordo com julgamento, assim vc não se tornará igual a bandido.

      • Mas precisa por foto dele em uniforme? Até onde sei culto a imagem de um lider é coisa de governo ditatorial de paises em conflito. MAs se é lula pode? Já avisaram nas igrejas que tem que tirar a imagem de Jesus das paredes e colocar a do Lula?

      • Como tem idiotas travestidos de jumentos neste país. Enxerga cara, pelo amor de Deus o homem, o vosso Poderoso Chefão está decadente, nem o Papa aguentou sua visita. Cristo morreu entre dous ladrões e o Sumo Pontifície recebeu só um. Manda mais gente do PT pra lá, tem o Zé Dirceu, a Dilma, a Gleisi, o marido dela, o Palocci, e outros mais. Sai dessa Urutau”!

    • Interessante o amor de alguns brasileiros ao ensino propedêutico, do qual nem todos tem acesso. Não é admirável uma pessoa que teve pouco oportunidade de escolarização formal ter tanto conhecimento? Se Lula odeia o estudo e fez mais universidades e escolas técnicas que todos os governos passados? Ser do mal é querer que pessoas tenham três refeições por dia e frequentem escolas públicas? Então, eu sou do mal também!

      • Poderia concordar com você, mas aí seriam duas pessoas falando… coisas que só existem na sua cabeça.
        O condenado, mesmo livre, continua condenado a 29 anos de prisão. Se esse governo fosse tudo que está nos seus delírios, o condenado estaria na prisão de verdade e não as férias que ele tirou na polícia federal.

    • “É porque eu não concordo muito com isso do Lula…”

      “E O BOLSONARO? E OS LARANJAS? E A MICHELE?”

      o mesmo vale pro oposto. Brasileiro não sabe argumentar sem partir da premissa que a outra pessoa tem uma opinião totalmente diferente da dela, sem meios-termos

    • Toda pessoa mal formada, mal informada, inocente, tal qual criancinhas, principalmente se forem necessitadas, usam uniforme e roupinhas seja lá com que imagem for por necessidade. Até mesmo a imagem do capiroto como podemos ver na foto que, de acordo com o Gilmar Men… o Gilmar do efarsas, é verdadeira. Outras criaturas(não mais crianças) mas tão inocentes, burrinhas, alienadas, carente, ou mesmo, malandas que não querem perder a teta, também usam. Mesmo que torçam contra, usam.

  1. olhando a parte da foto retinha e num tom mais claro parece montagem, e digo isso porque o nome da escola na nota é outro “O Centro Educacional Amizade São Paulo”, e quem vê aa fotos verdadeiras de lá, ninguém usa uniforme. Ou seja e-farsa verifique a verdade!

    • Pelo que se ver o super Bolsonaro, pai de muitas criaturas pelo Brasil a fora, não vai ter competência nem para chegar governo até 2022. E nesse caso, ele pode até se candidatar em 2022, a subsíndico do condomínio onde ele mora. Obs: para síndico ele não tem competência.

  2. Legal! Podemos concluir que todo lugar desgraçado pela miséria é consumidor de coisas podres. Nesse caso, a imagem do maior bandido brasileiro de todos os tempos!

  3. Os Bozobots estão em polvorosa. Qualquer homenagem feita ao Lula e esse “povo” esperneia até não poder mais. Agora vejam pelo lado bom: Agora os Bolsomínions, bozobots e Cia tem mais uma desculpa, bem esfarrapada, para a incompetência do atual governo: Ah mas o PT gastou dinheiro construindo escola na Guiné-bissau
    Aí eu pergunto: Quem fez as ameaças ao autor da foto? Provavelmente algum cidadão de Bem, evangélico e bolsonarista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui