21.8 C
São Paulo
sábado, dezembro 4, 2021

Vídeo mostra policiais quebrando vidros em Brasília! Vandalismo?

- Publicidade -

Será real o vídeo que flagra policiais quebrando os vidros de uma entrada em um prédio público em Brasília durante manifestação?

O vídeo apareceu na web brasileira no dia 26 de maio de 2017 e rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Nele podemos ver policiais aparentemente cometendo vandalismo contra o patrimônio público, quebrando os vidros da entrada de um dos ministérios, no Distrito Federal.

O texto que acompanha as imagens afirma que os policiais que estão cometendo esse vandalismo podem ser manifestantes infiltrados ou que policiais estariam quebrando vidros para incriminar os manifestantes…     

Será que esse vídeo é real? Isso foi mesmo filmado aqui no Brasil?

Verdade ou farsa?

O vídeo é real, mas a história é falsa!

Uma análise mais detalhada do vídeo revela que os policiais que aparecem quebrando vidros com escudos estão usando fardas com a sigla “PNB”, da Polícia Nacional Bolivariana.

Basta uma rápida busca no Google e descobrimos o vídeo foi divulgado no dia 13 de maio de 2017, na Venezuela e o fato ocorreu em janeiro do mesmo ano!      

 

- Publicidade -

Vários sites publicaram a notícia dos policiais vândalos como se o fato tivesse ocorrido aqui no Brasil, como o site Brasil247. Ao perceber que a notícia era falsa, o site a tirou do ar, mas – como você já sabe – a internet não esquece!

Conclusão

O vídeo que mostra policiais quebrando vidros de um prédio público foi filmado na Venezuela!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui