today-is-a-good-day
17.7 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Vídeo mostra que a Coreia está na final da Copa 2014!

- Publicidade -

É verdadeiro um vídeo que estaria sendo exibido na Coreia do Norte e, enganado o povo, mostra que a seleção daquele país estaria nas finais da Copa do Mundo de 2014? A notícia foi publicada no YouTube no dia 11 de julho de 2014 e, em menos de 24 horas, já teve mais de 1,8 milhão de visualizações! No vídeo podemos ver um trecho de um noticiário onde a apresentadora comemora a classificação da seleção norte-coreana de futebol para as oitavas de final contra o time de Portugal (lembrando que a Coreia do Norte não se classificou para participar da Copa do Mundo em 2014).

Governo norte-coreano estaria enganado o povo com imagens da falsa classificação do país na Copa de 2014! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/YouTube)
Governo norte-coreano estaria enganado o povo com imagens da falsa classificação do país na Copa de 2014! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/YouTube)

A notícia ainda mostra cenas aéreas do estádio do Corinthians, em São Paulo, mescladas com trechos de partidas da seleção da Coreia do Norte e Kim Jong-Un, líder  daquele país, acenando para os torcedores, saudando a todos torcedores norte-coreanos que lotam uma Fun Fest no Rio de Janeiro! A reportagem ainda dá detalhes sobre a falsa classificação da Coreia do Norte para as finais da Copa 2014. Segundo o vídeo (que estaria sendo divulgado numa TV estatal coreana), a seleção daquele país teria vencido o Japão com 7 gols a zero, 4X0 contra os Estados unidos e 2X0 contra a China. Será que esse vídeo é real? Será que o Governo norte-coreano estaria enganando a população com vídeos falsos sobre a participação da Coreia na Copa? Assista ao vídeo abaixo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/ZJoRZOK18Fg” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Verdadeiro ou falso?

Apesar da notícia ter sido publicada em diversos jornais de credibilidade como a rede CBC de noticias, o canadense Toronto Sun ou o britânico Metro como se fosse uma história real, o vídeo é falso!

Trata-se de uma brincadeirinha feita para tirar um sarro da ditadura norte-coreana e não foi exibida por nenhuma TV estatal de lá! O vídeo é uma mescla de trechos de partidas da seleção da Coreia do Norte da Copa de 2010, ano em que o país foi eliminado do torneio na primeira fase do Mundial.

Alguns usuários do Reddit analisaram as imagens do vídeo e concluíram que os lábios da apresentadora não condizem com o que está sendo dito na reportagem e o dialeto da narração está todo errado! Ao que tudo indica, a âncora foi dublada! Conforme muito bem observado pelo atento leitor e amigo do E-farsas Carlos Moffatt, as cenas da apresentadora mostrada no falso vídeo foram tiradas de uma reportagem real, do canal oficial do governo norte-coreano! Note aos 7 minutos da matéria abaixo:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/w3iOa0_Q5pA” frameborder=”0″ allowfullscreen]

  Obs.: Só para não sermos injustos com o jornalismo mundial, é bom explicar aqui que o jornal Britânico Metro atualizou o artigo algumas horas depois, afirmando que a história é mesmo farsa!

Controle da informação (censura)

Apesar da notícia ser falsa, não seria difícil de acreditar que o Governo da Coreia do Norte possa manipular informações sobre o campeonato mundial, pois o país está acompanhando a Copa do Mundo de 2014 através de telões espalhados em diversas praças públicas. O detalhe é que os jogos são vistos pela população com 24 a 35 horas de atraso para que dê tempo que as imagens passem pela censura do governo, que edita algumas cenas que não deseja que seu povo assista:

- Publicidade -

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/JrtASKGcU5E” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Atualização 24/07/2014

O inventor dessa brincadeira nos explicou como foi criado esse boato e como é fácil enganar milhões de pessoas em pouquíssimo tempo.
Durante debate em que o E-farsas teve o prazer de participar no YouPix 2014, Maurício Cid – criador do blog Não Salvo – contou que ele criou o canal Korea News Backup no YouTube e que vinha publicando vídeos com notícias reais lá há 3 meses (pra não “levantar suspeitas”). Em julho de 2014, Cid publicou o vídeo com a notícia falsa e colocou em prática suas técnicas de viralização de assuntos na web!
Em seu blog, Cid conta o passo-a-passo da execução de seu plano.
Claro que a ideia do Não Salvo era só a de brincar com a mídia online, mas isso tem um lado bom: Aprendemos mais uma vez que, não é só porque uma notícia foi publicada em algum veículo importante signifique que aquilo seja real. Devemos sempre procurar em mais fontes antes de sair compartilhando notícias!

Conclusão

O vídeo é apenas uma brincadeira sobre a ditadura norte-coreana e não foi exibida em nenhuma TV estatal daquele país. A Coreia do Norte está acompanhando a Copa do Mundo de 2014 (com um atraso de 24 a 35 horas) e o povo está ciente que o país não está participando do campeonato esse ano!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Basta falar mal de alguma ditadurazinha comunista que tenha a simpatia do governo petista e a página vai lá desmentir, kkk. Os comunistas vivem postando mentiras tambem e é CLARO, a página nem procura desmentir. E cada vez mais vai passando vergonha

  2. É claro que o video é falso. Nem a própria Coreia do Norte teria a “lata” de fazer algo assim, sabendo que rápidamente seria exposta em todo o Mundo a aldrabice.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui