Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra urna autocompletando com o número 13! Será verdade?

Falso

Vídeo mostra urna autocompletando com o número 13! Será verdade?

Vídeo mostra urna autocompletando com o número 13! Será verdade?

Analisamos o vídeo que mostra um flagrante de uma fraude nas urnas eletrônicas em favor do PT! Será que o vídeo é verdadeiro ou falso?

No dia 07 de outubro de 2018, um vídeo se espalhou nas redes sociais e colocou em dúvida a lisura das eleições no Brasil. Nele podemos ver um eleitor clicando apenas na tecla de número “1” e a urna eletrônica auto completa com o número “13” em favor de Fernando Haddad.

Será que esse vídeo é real?

Muita gente entrou em contato querendo saber se esse vídeo é verdadeiro ou falso, por isso fizemos uma análise rápida, que você pode assistir clicando no Play abaixo:

Para quem não quer ver o nosso vídeo, leia agora um resumo do que descobrimos a respeito dele.

Em primeiro lugar, o vídeo é anônimo. Não se sabe quem gravou, onde e quando o vídeo foi gravado. Isso já dificulta muito a averiguação do fato.

Todos os incidentes são anotados na Ata de Ocorrências, que fica de posse do presidente dos mesários, no dia da eleição. Qualquer coisa, por mais boba que seja, é anotada lá. Desde um eleitor que foi embora sem levar o seu comprovante de votação até a hora de uma queda de energia. Tudo é registrado!

Um caso grave como esse não foi anotado por nenhum mesário? Estranho…

Analisando o vídeo em si, podemos ver que houve alguns cortes nele, o que é meio difícil sendo um vídeo feito “ao vivo” para ser enviado pelo WhatsApp. Outro detalhe é que a tela da urna parece ter um reflexo, coisa que não ocorre na urna de 2018.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Mais uma coisa que denuncia a montagem é o som de duas teclas sendo clicadas simultaneamente, como apurou esse técnico do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, no vídeo a seguir:

 

Em nota, o TRE-MG informou que não existe a possibilidade de a urna auto completar o voto do eleitor, e que isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela.

Além disso, o TSE disse não ter recebido nenhuma denúncia formal em relação ao vídeo e que, por isso, ainda não apurou o caso. O dados de seção e zona eleitoral informados no vídeo também não correspondem a nenhum local existente!

Em seu perfil no Twitter, o TSE também desmentiu que a urna estaria dando votos para o PT:

https://twitter.com/TSEjusbr/status/1048975386963587074

 

Conclusão

O vídeo mostrando uma urna autocompletando votos para o candidato do número 13 é falso!

Continue lendo
64 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo