Conecte com a gente

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

8 mentiras e 2 verdades envolvendo o deputado federal Jair Bolsonaro!

Falso

8 mentiras e 2 verdades envolvendo o deputado federal Jair Bolsonaro!

Relembre aqui no E-farsas 8 fake news e 2 notícias verdadeiras que se espalharam pela web envolvendo o nome deputado federal Jair Bolsonaro!  

Não é de hoje que o então pré-candidato à Presidência da República e deputado federal Jair Bolsonaro aparece entre as maiores “vítimas” de notícias falsas na web. Em campanha para a sua pré-candidatura para as eleições presidenciais de 2018, Bolsonaro se tornou quase que um meme nas redes sociais. E é claro que tanta visibilidade atrai também os criadores de boatos digitais…

Já desmentimos aqui no E-farsas diversas fake news envolvendo o nome do político (mas também já confirmamos algumas) e achamos que seria interessante você relembrar com a gente 10 notícias que se espalharam pela internet envolvendo o nome do deputado Jair Bolsonaro!

Foto: Reprodução/YouTube

1 –  Bolsonaro disse que feministas merecem o Calvário das Viúvas? #MENTIRA

No final de abril de 2016, um texto espalhado através das redes sociais afirmava que Bolsonaro teria dito em uma entrevista as mulheres que se consideram feministas mereciam o Calvário das Viúvas!

O termo se refere às milhares de mulheres que tiveram relacionamentos com soldados alemães e que, logo após a liberação dos territórios ocupados pelos alemães dos países europeus, sofreram execuções humilhantes e brutais feitas por seus próprios concidadãos.

Conforme apuramos na ocasião, o boato afirmando que Jair Bolsonaro teria desejado que as feministas sofram o “Calvário das Viúvas” é de um texto publicado no perfil do Facebook de uma professora universitária que não cita nenhuma fonte e tampouco diz quando e onde o “nobre” parlamentar teria proferido tal sentença.

O próprio Jair Bolsonaro desmentiu essa história através de um vídeo.

2 – Bolsonaro apresentou projeto que separa sangue doado por homossexuais? #MENTIRA

A manchete apareceu na web em março de 2015 e afirmava que o deputado federal Jair Bolsonaro, teria apresentado uma proposta à Câmara dos Deputados que visa possibilitar às pessoas que necessitarem de transfusão de sangue escolher se desejam receber apenas sangue doado por heterossexuais.

A justificativa do projeto, de acordo com a reportagem, seria a de que homossexuais correm um risco maior de contrair doenças sexualmente transmissíveis.

Na época, fomos atrás de respostas e descobrimos que o Projeto de Lei não existe e nem mesmo o próprio Bolsonaro sabe se isso saiu de sua boca ou não!

A publicação mais antiga que encontramos sobre esse rumor foi feita em julho de 2011 em um blog chamado MixBrasil, voltado para o público GLSBT. Como a notícia não é datada, voltou a ser republicada diversas vezes em muitas outras épocas, como no finado Orkut, por exemplo!

Para termos certeza que não há nenhum Projeto de Lei que visa a separação o sangue doado por homossexuais, fizemos também uma busca no site da Câmara dos Deputados e não encontramos nenhuma linha referente a essa ideia entre os 765 projetos enviados pelo deputado Jair Bolsonaro.

Em entrevista ao jornal carioca O Dia, Bolsonaro disse não se recordar de ter feito tais afirmações, mas garantiu ser favorável à ideia.

Projeto de Lei atribuído ao Bolsonaro não existe!

3 –  Bolsonaro prometeu transferir os cursos de Humanas para o EAD? #MENTIRA

Essa fake news apareceu nas redes sociais em março de 2016 e afirmava que o deputado Jair Bolsonaro teria prometido, caso seja eleito presidente em 2018, transferir todos os cursos de graduação da área de humanas das universidades federais para o sistema de EAD (Educação à Distância).

A verdade é que essa foi uma brincadeira que surgiu no site humorístico Diário Pernambucano, especializado em criar sátiras do dia-a-dia e, principalmente, relacionadas à política do Brasil.

Candidato à Presidência em 2018, Jair Bolsonaro teria prometido que os cursos de Humanas deverão ser apenas via EAD! Era tudo uma brincadeira criada por um site humorístico! (foto: Reprodução/Facebook)

4 –  Jair Bolsonaro foi eleito o político mais honesto do mundo? #MENTIRA

A notícia apareceu na web em outubro de 2016, e afirmava que a Fundação Transparência Política Internacional teria condecorado o deputado federal Jair Bolsonaro com o título de o político mais honesto do mundo, deixando para trás outros concorrentes, como Barack Obama.

Na época, tentamos encontrar a “Fundação Transparência Política Internacional” e não encontramos. Nem mesmo o próprio Jair Bolsonaro falou sobre esse prêmio. Nem em seu site, nem na sua página no Facebook!

A verdade é que essa história foi inventada por um site conhecido aqui no E-farsas por criar várias notícias falsas!

Jair Bolsonaro teria sido eleito o político mais honesto do mundo, se isso não fosse mentira! (foto: Reprodução/Facebook)

5 – Recorte de jornal antigo mostra que Bolsonaro foi assaltado? #VERDADE

A reprodução de um trecho de um jornal sem nome apareceu na web em junho de 2017 e narra um fato ocorrido em julho de 1995 com o deputado federal Jair Bolsonaro. De acordo com a notícia, o político teria sido assaltado por dois homens que acabaram levando sua moto e sua arma!

Essa foi real e o recorte é do dia 5 de julho de 1995, no jornal A Tribuna da Imprensa (RJ) – edição 13858, página 5.

O deputado federal Jair Bolsonaro disse ao jornal, na ocasião, que mesmo armado se sentiu indefeso diante dos bandidos!

O recorte é real! Bolsonaro disse que se sentiu indefeso mesmo portando uma arma no momento do assalto!

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

6 – Bolsonaro vai proibir o videogame no Brasil caso seja eleito? #MENTIRA

Desmentimos essa fake news em setembro de 2017, mas ela já era compartilhada desde o começo daquele mesmo ano. A “notícia” afirmava que o então pré-candidato à Presidência teria prometido em campanha que irá transformar o jogo de videogame em crime e que a prática será proibida em todo o país!

A verdade é que alguém pegou um trecho de uma entrevista do deputado ao programa Mulheres, de 2013, e tirou uma frase do político fora de contexto. O vídeo mostra somente a parte em que o deputado dizia que videogame é crime!

Em sua defesa, Bolsonaro disse que se referia a “jogos violentos” e não a games em geral.

Em resumo, o deputado Jair Bolsonaro não disse que vai proibir o jogo de videogame caso seja eleito! Ele afirmou em uma entrevista de 2013 que jogo violento é um crime e que deveria ser proibido!  

7 –  Bolsonaro prometeu que vai acabar com as creches públicas se for eleito? #MENTIRA

A frase atribuída ao deputado federal Jair Bolsonaro surgiu nas redes sociais em outubro de 2017 e afirmava que político teria prometido acabar com todas as creches comunitárias caso fosse eleito!

“O Estado não tem obrigação de olhar filho dos outros”, teria dito o pré-candidato!

Essa frase polêmica já circula pela web desde maio de 2016, e foi tirado de um vídeo do YouTube. O trecho que “inspirou” esse boato foi esse:

“[…] até quando se fala na questão de NATALIDADE do Brasil, né? Nós temos hoje em dia crianças entre 1 e 3 anos de idade – 3 milhões fora de creche! Agora, imagine creche para 3 milhões de pessoas. (NÃO É BRINCADEIRA) A responsabilidade não pode ser do Estado, tem que ser do pai, da mãe e não JOGAR A CULPA tudo para o Estado, que aqui parece que você desde que você nasce (ou um pouco antes), você tem toda a proteção do estado, até agora para concurso público!”

Perceba que Jair Bolsonaro não fala sobre acabar com as creches, mas das pessoas que tem o “costume” de depender do Estado para tudo.

O político defende que o dinheiro gasto pelo assistencialismo prestado pelo Governo poderia ser usado para outras áreas.

Para finalizar, é bom a gente frisar aqui que o deputado não poderia ter feito uma promessa de campanha em abril de 2016, visto que ele só se tornou oficialmente candidato em meados de 2017.   

8 – Bolsonaro foi chamado de Torturador no programa Roda a Roda Jequiti? #MENTIRA

O vídeo surgiu nas redes sociais em novembro de 2017 e já foi visto milhões de vezes! O que chama a atenção é que nele podemos ver um trecho do programa Roda a Roda Jequiti, do SBT, quando o apresentador Silvio Santos mostra 3 palavras no painel e diz que trata-se do deputado federal Jair Bolsonaro.

O problema é que a fanpage que publicou a montagem pela primeira vez (dá pra ver que é montagem, né?) “se esqueceu” de avisar que se tratava de uma brincadeira e muita gente compartilhou como se fosse real.

Montagem usando uma cena do programa apresentado por Silvio Santos no SBT!

9 – Bolsonaro disse que Chávez é “uma esperança para a América Latina”? #VERDADE

Essa se espalhou em dezembro de 2017 e mostrava o recorte de um jornal onde podemos ler uma suposta entrevista concedida por Jair Bolsonaro afirmando que Hugo Chávez (que havia assumido o poder na Venezuela) era uma “esperança para a América Latina”, que Chávez poderia fazer “o que os militares fizeram no Brasil em 1964, com muito mais força” e que “não tem nada mais próximo do comunismo do que o meio militar”.

A entrevista é real e foi publicada no jornal Estadão no dia 4 de setembro de 1999, 7 meses após a posse de Hugo Chávez na Venezuela.

Procurado em 2017 pelo Estadão para comentar essas suas declarações, Jair Bolsonaro disse que, apesar de confirmar ter dito essas coisas, acha um “jogo sujo” desenterrarem essa entrevista tão antiga!

 

10 – Bolsonaro pediu um fuzil para revidar contra os bandidos ao ser recebido a tiros em Cidade de Deus? #MENTIRA

Essa fanfic apareceu nas redes sociais em fevereiro de 2018 e afirmava que Jair Bolsonaro estava em visita à comunidades na região da Cidade de Deus, quando teria sido pego de surpresa em um intenso tiroteio, sendo convidado pelos policiais a se proteger dentro de um dos veículos blindados da Polícia, o famoso “Caveirão”.

O texto ainda afirmava que o pré-candidato à Presidência teria pedido aos PMs um fuzil para que ele também pudesse atirar contra os traficantes, mas que os policiais emocionados agradeceram a coragem do presidenciável e negado o pedido.

A verdade é que, no dia 1º de fevereiro de 2018, o então pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2018 subiu à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na Cidade de Deus – comunidade pobre na zona oeste carioca, mas não houve nenhum tiro durante a visita de Jair Bolsonaro à UPP.

O próprio Bolsonaro disse em entrevista que:

“Não ouvi nenhum tiro[…] Foi tranquilo. Eles me receberam muito bem. Fui dar o meu apoio. Aqui no Brasil, a polícia não tem autoridade, é muito diferente da Europa, por exemplo. Aqui, ela é escanteada, acusada, trabalha em péssimas condições.”

“Não houve nenhum tiro”, disse o político em pré-campanha! (foto: Reprodução/Facebook)

E você, viu alguma notícia envolvendo o nome do deputado Jair Bolsonaro e ficou em dúvida se é verdade ou mentira? Então manda pra nós!

Continue lendo
15 Comentários

Comente

15 Comments

  1. Pedro Rocha

    8 de fevereiro de 2018 em 19:09

    Tiraram o Disqus por causa do excesso de trolls?

    • Gilmar Lopes

      9 de fevereiro de 2018 em 6:59

      A última atualização do plugin do Disqus para WordPress está com algum bug! Estamos aguardando novas versões!

  2. Franklin

    10 de fevereiro de 2018 em 7:56

    Muito bom o esclarecimento, atualmente o pessoal só lê o título e compartilha como se fosse verdade, a princípio, fake news nem deveriam ter força, se as pessoas fossem instruídas a pesquisar e procurar mais…

  3. Cristiano Bolsonaro

    12 de fevereiro de 2018 em 6:23

    Chávez e Lula se posavam de democrata antes das eleições.

    • Pedro Rocha

      12 de fevereiro de 2018 em 9:57

      E sofria desconfiança da esquerda.

      Lembro-me do meu professor esquerdista que o chamava, salvo engano, de bufão/fanfarrão.

      Ninguém sabia exatamente qual eram as ideias do Chavez, estratégia essa que também foi usada pelos Castro em Cuba, que só se assumiram socialistas quando no poder total do Estado.

      • Carlos

        15 de fevereiro de 2018 em 21:41

        Mas o Bolsonaro disse que ele era uma “esperança para a América Latina” e que “não tem nada mais próximo do comunismo (que é de esquerda) do que o meio militar (Bolsonaro é ex-militar e entrou na política com a proposta de defender seus direitos)”.
        Nessa segunda frase é mostrada a hipocrisia do Bolsonaro, mas você não aguentou ler o texto todo né?

        • Pedro Rocha

          26 de março de 2018 em 19:25

          E você não aguentou sequer ler minha resposta.

          Você não devia nem ser nascido nessa época, por não entender a situação. Como eu disse, Chávez era uma incógnita (assim como Castro em Cuba quando tomou o poder) e nem a esquerda confiava nele!

          Quanto ao Bolsonaro, ele era um nacional-desenvolvimentista e como muitos militares da época era influenciado pelo nacionalismo de esquerda brizolista. Esquerdistas acreditam em “guias geniais” mesmo que seus chefes sejam criminosos, enquanto um direitista acredita na falibilidade do ser humano e na sua capacidade de evolução intelectual.

          Eu nunca votei em Bolsonaro porque na década passada ele de fato era um centrista, com flertes tanto à esquerda quanto à direita. Mas desde 2012 ele está amadurecendo politicamente e, mesmo ainda não sendo um direitista completo (diria que ele está na “centro-direita” hoje em dia) é de longe uma opção melhor do que todos os outros nomes que estão aí.

  4. Deise Gracieli Racort

    27 de março de 2018 em 10:45

    Oi gostaria que o site e-farsas se pronuncie sobre o fato do Bolsonaro aparecer como pior político do mundo.

    • Danilo Beckson

      18 de abril de 2018 em 20:32

      Sobre ser o político mais abominável do mundo né? segundo um jornal australiano. também gostaria que eles falassem sobre isso, aliás, cheguei aqui procurando por isso.

  5. Alessandro

    8 de abril de 2018 em 18:18

    Excelente esclarecimentos em tempos de “fale news”. Gostaria também, se possível, verificar a autenticidade da frase atribuída a Bolsonaro dizendo que mulheres devem ganhar menos pois engravidam.

  6. Julia

    17 de julho de 2018 em 2:55

    Gostaria de saber porque o e-farsas esta saindo em defesa do Bolsolnaro. Pensei que fosse um site apartidário.

    • Gilmar Lopes

      17 de julho de 2018 em 9:10

      Alguém aí responde para ela, por favor?

      • Paulo

        23 de julho de 2018 em 17:25

        Porque o E-farsas defende a verdade. Esteja ela de que lado estiver. Voce quer ver gente só falando bem do teu esquerdoide criminoso, vai no cafezinho ou no brasil247.

  7. Michela Araujo

    5 de agosto de 2018 em 4:48

    E quanto a isto? Em entrevista em vídeo publicada no Estadão nessa quarta-feira (14/07), o deputado carioca Jair Bolsonaro afirma que, se eleito, juntará os ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura.

  8. Thaís de Godoy Morais

    10 de agosto de 2018 em 16:58

    Boa tarde!Gostaria de saber se é verdade que ele, segundo revista Veja, planejou um atentado ao quartel para receber aumento e depois jogar a culpa nos comunistas. Por isso saiu antes de ser expulso do exército.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo