Ana Hickmann é uma piloto russa?

Share Button

A apresentadora e modelo Ana Hickmann é, na verdade, uma piloto russa que comandou um ataque aéreo contra o Estado Islâmico?

No dia 11 de outubro de 2015, uma matéria publicada em inglês em vários sites mostra uma mulher muito parecida com a modelo Ana Hickmann na frente de um avião e segurando um capacete. O texto da reportagem afirma que a bela moça seria a capitã russa Balislava, uma piloto russa que teria comandado ataques aéreos contra o Estado Islâmico.

A matéria diz também que que a linda Balislava teria mostrado aos muçulmanos que as mulheres são fortes e que “é irônico que eles foram arrasados por uma mulher”!

Será que os ataques ao Estado Islâmico foram coordenados por uma mulher?

Será que a mulher em questão é mesmo a Ana Hickmann ou seria uma sósia russa?

Ana Hickmann a capitã russa

Ana Hickmann é a capitã russa Balislava! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

A notícia é falsa e surgiu no site israelita Jewsnews em uma publicação feita no dia 10 de outubro de 2015 e logo se espalhou em diversos outros sites. Logo de cara podemos ver que a belíssima capitã Balislava é, na verdade, a modelo brasileira Ana Hickmann. O JewsNews pegou uma foto da moça antiga, de 2005 e juntou com a história falsa da “piloto gata”!

Reprodução de um dos sites que publicaram a notícia falsa!

Reprodução de um dos sites que publicaram a notícia falsa!

A foto original foi tirada em 2005, na cidade paulista de Pirassununga, quando a gaúcha Ana Hickmann foi escolhida a madrinha da Academia da Força Aérea Brasileira. Abaixo, outra foto da mesma ocasião:

Ana Hickmann na Força

Ana Hickmann na Academia da Força Aérea Brasileira, em 2005! (foto: Divulgação)

Erro recorrente

Essa não foi a primeira vez que a imagem da apresentadora vestida de piloto foi usada indevidamente. Em 2010, a agência de notícias chinesa Xinhua publicou uma lista com as mulheres militares mais lindas do mundo e, erroneamente, incluiu essa mesma fotografia de Ana Hickmann.

Infelizmente, a lista chinesa não está mais no ar, mas podemos ver uma versão dessa mesma “derrapada jornalística” no BuzzFeed!

Conclusão

A bela capitã Balislava, a piloto russa que teria coordenado ataques ao Estado Islâmico, não existe! A foto da brasileira Ana Hickmann é de 2005 e foi usada indevidamente em uma publicação falsa de um site israense que logo se espalhou pela web.   

Share Button
Cinema / TV, Falso, Viral
, , , , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

6 comentários

    • JESSÉ

      Pelo o que eu entendi o site além de pegar a foto da Ana Hickmann também alterou o nome dela e a nacionalidade como sendo uma Russa chamada de Capitã Balislava.

      Você teria reparado nisso se tivesse lido o artigo todo e não somente o título. 🙂

  1. Luciano

    é falta do que fazer, a motivação disto é simples: como mais gente está usando da internet em vez de outras mídias fica estimulado usar a mentira para chamar a atenção. O interessante é os boatos terem surgido de China e Israel, dois países que não conhecem o português e sequer desconfiam que o Brasil tenha jatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *