E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube

As histórias sobre o Titanic são todas reais?

Postado por Gilmar Lopes no dia 13 de abril de 2012 48 Comentários
Share Button

Confira conosco algumas histórias a respeito do naufrágio mais famoso da história e veja o que é verdadeiro e o que é falso!

No dia 15 de abril de 1912, há 100 anos, o RMS Titanic afundou depois de bater num iceberg, levando consigo mais de 1500 pessoas para o fundo do oceano Atlântico!

Acidente tão terrível e famoso, fez com que inúmeros autores criassem histórias, romances e até notícias falsas (ou meias-verdades) sobre a tragédia. E o cinema, talvez, tenha sido uma das maiores contribuições para que tais histórias (falsas ou não) fossem propagadas e aumentadas a cada novo sucesso (ou fracasso) de bilheteria…

Cena do filme Titanic de 1997

Cena do filme "Titanic" de 1997 - Reprodução

O diretor canadense James Cameron, por exemplo, fez um filme[bb]em 1997 que se tornou referencia quando se fala no navio, só que muita coisa mostrada no longa-metragem é fruto da cabeça de Cameron.

Pesquisamos algumas dessas histórias sobre o naufrágio do Titanic e agora você confere o que é verdadeiro e o que é farsa:

A última música tocada no navio

Falso!

Uma das cenas mais marcantes no filme “Titanic[bb]” de Cameron é aquela que mostra o grupo musical tocando a canção “Nearer, My God, To Thee” (“Mais perto de ti, meu Deus”). A lenda diz que, de todos os passageiros que ouviram a música, apenas aquele que fez o pedido sobreviveu.

De fato, no dia 20 de abril, uma manchete do jornal britânico Daily Mirror afirmava que os músicos morreram tocando. Impossível de saber se isso ocorreu mesmo.

Em entrevista à rede BBC, Paul Louden-Brown, que trabalhou como consultor no filme de James Cameron, afirmou que a ideia da cena foi sugerida a Cameron por causa de um filme de 1958 chamado A Night To Remember. O diretor amou a cena e resolveu repeti-la em seu longa.

Nem Deus afunda o Titanic!

Falso!

Sistema de comportas do Titanic

Sistema de comportas do Titanic

Já pesquisamos a respeito dessa frase que teria sido pronunciada pelo construtor do navio. Se Thomas Andrews – construtor do Titanic – disse isso mesmo, não encontramos nenhuma fonte confiável a respeito.

Já, no filme “Titanic”, é a mãe da personagem Rose quem dá uma olhada no navio e comenta: “Então, este é o navio que dizem que não afunda”. A companhia White Star Line nunca afirmou que o navio era “inafundável” e nunca se falou sobre isso até depois do acidente! Quem confirma isso é o cientista Richard Howells, do Kings College, de Londres, na Inglaterra.

De fato, o Titanic possuía um sistema de comportas, que podiam ser fechadas independentemente uma das outras, isolando algum compartimento avariado. Uma tecnologia considerada avançada para a época, mas não foi o bastante…

Copyright 1998 RMS Titanic, Inc.

Casco do navio Titanic - Reprodução

Um único rombo no casco afundou o Titanic

Falso!

Muita gente ainda acredita que o Titanic afundou devido a um único rombo feito por um iceberg enorme. No entanto, em um mergulho conduzido por Robert Ballard em 1985, sonares revelaram que não havia apenas um corte enorme como se pensava anteriormente, mas sim uma série de vários buracos de tamanhos diversos.

 

Capitão Smith, o herói do Titanic

Falso!

O comandante do navio, capitão Smith, foi mostrado como um herói no cinema! Foram feitos cartões postais e estátuas em sua homenagem. No entanto, especialistas acusam-no de ser o principal culpado pelas falhas no comando a bordo. De acordo com a BBC, o capitão não deu atenção aos alertas contra icebergs e tampouco reduziu a velocidade[bb]da embarcação quando já se sabia da presença de gelo na rota do navio.

Além disso, afirma Louden-Brown, “Ele sabia quantos passageiros e quanto espaço havia nos barcos salva-vidas. Mesmo assim, ele permitiu que os barcos partissem apenas parcialmente cheios”.

Terceira classe

Indeterminado!

O filme “Titanic” mostra que os passageiros da terceira classe foram forçados a ficar longe do deck e impedidos de alcançar os barcos salva-vidas. Richard Howells, do Kings College de Londres, afirma que não existe evidências para confirmar tal história.

Tripulação sem binóculos

Binóculos do Titanic

Binóculos encontrados no Titanic

Verdadeiro

Segundo o site Titanic-Titanic, a história de que os condutores do navio estavam sem binóculos durante a viagem parece ser mesmo real! O oficial que foi escalado para vigiar a primeira viagem do Titanic, David Blair, foi substituído na ultima hora por Henry Wilde. Nesse troca-troca de pessoal, Blair acabou deixando os binóculos presos em seu armário. O pior de tudo, ninguém da nova tripulação tomou conhecimento disso e a viagem seguiu sem os instrumentos.

Para saber mais

O Último Segundo fez um infográfico muito bacana sobre esse navio e sobre o acidente.

Outras histórias a respeito do Titanic podem ser vistas nos links abaixo:

Fontes

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 respostas para “As histórias sobre o Titanic são todas reais?”

  1. João Carlos disse:

    As afirmativas sobre o Capitão Smith são – no mínimo – “chutes em cachorro morto”… Há controvérsias sobre a velocidade do navio e o detalhe escabroso sobre não completar a capacidade dos botes salva-vidas encontra sua refutação no próprio site linkado “Titanic-Titanic”: dois botes sequer foram lançados, porque a tripulação não conseguiu (se a tripulação foi adequadamente treinada para tal, é outra questão…)
    O Comandante é responsável por tudo o que acontece com seu navio e, disso, Smith jamais poderá fugir. Mas caracterizá-lo como um palerma incapaz é covardia.

    • Gilmar Lopes disse:

      Concordo contigo que muito do que disseram e dizem é especulação! Ainda mais se passando tantos anos! Cada um que conta o conto aumenta um pouco!

  2. Lanna disse:

    Não vi nada de novo.
    Desculpe.
    Gosto muito das postagens do e-farsas, mas essa em particular deixou a desejar.

    • Gilmar Lopes disse:

      Que pena que não tenha gostado! A idéia foi criar um tipo de postagem diferente, com várias pesquisas a respeito de algum tema específico. Várias pessoas gostaram… Espero que isso não faça você parar de nos visitar.
      Muito obrigado e caso tenha alguma sugestão, fique à vontade de nos enviar.

    • Renato disse:

      Ao contrário da amiga, eu gostei da matéria, assim como a maioria desse site. Não é possível agradar a todos. Continuem assim!

  3. Julio Costa Pereira disse:

    Apesar de já ter visto semana passada essas noticias no Yahoo é bom ver que o Gilmar fez as postagens aqui também dando mais esclarecimentos e contribuindo para que as pessoas tirem as suas conclusões e percebam o que pode ser verdade e o que pode ser falso.

  4. Dinho Rox disse:

    Realmente o comandante do Titanic é retratado como herói muitas vezes, o que acho exagerado.. mas também existem explicações para alguns de seus atos.. como por exemplo deixar os barcos partirem sem estar com a lotação completa. Sobreviventes do naufrágio afirmaram que mesmo depois que os primeiros barcos desceram, a maior parte das pessoas e oficiais não acreditavam que o Titanic fosse realmente afundar por completo, mas a idéia seria evacuar um grande número de pessoas até que o resto fosse resgatada depois, ainda a bordo. Quando se deram conta do que ia acontecer já era tarde.. e ele realmente não reduziu a velocidade do navio, mas dizer que não fez nada ao receber os avisos de Iceberg é balela, a rota foi sim desviada, porém não foi o suficiente..

  5. Admilson Xavier disse:

    Discordo de alguns fatos relacionados pelo site de que seriam falsos. Um deles “Então, este é o navio que dizem que não afunda”… Tenho 30 anos de idade e desde criança escuto meu pai falar algumas histórias sobre o titanic e essa é uma delas, quero dizer então que se isso é boato então é bastante antigo.

  6. Camila disse:

    Na verdade, foi um locutor de rádio no dia da inauguração que disse que o Titanic era inafundável. Eu também li em algum lugar, não lembro onde,um tripulante disse que nem Deus afundava o navio. Não sei se é real.

  7. Andrea disse:

    Desculpem, mas não foi o noivo de Rose quem disse a tal frase: “-Nem o próprio Deus poderia afundá-lo.”?

  8. raiane borges de freitas disse:

    EU ACHO QUE FOI O DONO DO NAVIO QUE DISSE ESSA FRASSE

  9. Andrea disse:

    quem disse que o navio não afundaria (-Nem mesmo o pròprio Deus poderia afundá-lo.) foi o noivo de Rose e não a mãe dela…

  10. Mano disse:

    O mais legal é a incrível previsão que o autor Morgan Robertson fez.
    Em 1898 ele escreveu o livro “Futilidade, ou o naufrágio de Titan” (Futility, or the Wreck of the Titan), basicamente prevendo boa parte de alguns detalhes do naufrágio do Titanic, como poucos botes salva-vidas, ter acertado um iceberg (prevendo inclusive o lado acertado) errando por alguns km a velocidade do navio na hora (ele previu 25 nós, o real estava a 22,5 nós), dentre outros detalhes.

  11. sandy disse:

    isso é tudo pura mentira vcs são um rebanho de loucos otarios o filme fal atudo mt diferente e ele não foi afundado no dia 20 de abril foi no dia 15 ás 2:31 da manhã de abril a unica coisa que vcs sabem e q o diretor é o james cameron indiotas!!!!!kkkkkkkk

  12. sandy disse:

    esqueci de falar tbm o nome da musica é my haed go on palhaçaos!!!!!são mais burros q que o chaves o kiko e a chiquinha juntos!!!kkkkkkkkkkkk

  13. huehue disse:

    o nome e my hearth will go on..

Deixe uma resposta

Mais Populares de 2014

Criança prevê tragédia durante a Copa no Brasil e morre em seguida!

Texto conta a triste história de uma criança que teria ...

Neymar fingiu lesão depois de vender a Copa para a Fifa?

Sites mostram que um sósia do jogador da seleção brasileira ...

6 Notícias falsas publicadas pela TV Revolta

A TV Revolta, uma das maiores fanpages do Facebook, publica ...

É verdade que Jucelino da Luz previu a morte de Eduardo Campos?

Cópia de uma carta espalhada pela web mostra que vidente ...

Médico italiano Tullio Simoncini e a cura do câncer com bicarbonato!

Texto exalta a eficácia de um tratamento a base de ...