today-is-a-good-day
22.8 C
São Paulo
sexta-feira, abril 26, 2024

Árvore engole bicicleta de um soldado em 1914!

- Publicidade -

A incrível história da bicicleta que ficou presa a uma árvore depois que seu dono a largou no meio do mato em 1914 para lutar na guerra! Será?

A imagem começou a circular no começo de 2012. Nela podemos ver uma bicicleta infantil presa a uma árvore como se a planta tivesse crescido e abraçado o brinquedo!

O texto que acompanha a curiosa imagem diz que em 1914, um garoto abandonou sua bike junto a uma árvore, entre Seattle e Vashon Island, nos USA para lutar na 1ª Guerra Mundial e, com o passar do tempo, a árvore cresceu e acabou levando consigo a bicicletinha.

A imagem é essa:

Bicicleta presa na árvore
Bicicleta presa na árvore! Verdadeiro ou farsa?

 

Mas será que essa história é verdadeira ou falsa?

A fotografia

A foto é real! Pelo que pudemos rastrear, ela foi postada primeiramente em outubro de 2009 na galeria de fotos de Todd Bates e de lá se espalhou pela web!

Nos vídeos abaixo podemos ver com mais detalhes e de diversos ângulos o brinquedo[bb] que foi tragado pela árvore:

[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/RGbxsQ6_bwQ” frameborder=”0″ allowfullscreen]

- Publicidade -

…e aqui também:

[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/06J1GLnvIss” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

A história por trás da foto

A fotografia é real, porém a história é falsa. De acordo com o jornal Vashon Beachcomber, em sua edição do dia 30 de dezembro de 2009, o pequeno veículo[bb] foi deixado ao lado da árvore em 1954 pelo garoto (na época) Don Puz. A matéria diz que Don ganhou a bicicleta de presente, mas não gostava muito do brinquedo. Era muito pequena para ele e possuía pneus de borracha sólida, que dificultavam as manobras.

Um dia, Don Puz saiu com os amiguinhos pela floresta perto de sua casa, deixou o presente junto a uma árvore no meio do mato e passou dezenas de anos sem voltar no local.

A versão online da reportagem só está disponível para quem é assinante do jornal, mas o blog Morty The Dog conseguiu uma cópia da versão impressa do jornal, que disposnibilizamos abaixo:

Reportagem sobre a bicicleta na árvore
Reportagem sobre a bicicleta na árvore. Cortesia: Morty The Dog

 

História que vale prêmio

Segundo o jornal The Seattle Times, David Hakala, um cozinheiro de um restaurante das proximidades ganhou $10,000.00 em um concurso realizado em 1994 pela Washington Mutual Bank para identificar os lugares mais insólitos nas regiões de Washington e Oregon.

Outras imagens

No blog Pedal do Kusma há outras fotografias desse belíssimo capricho da natureza.

Conclusão

Foto real! A bicicleta[bb]está mesmo presa a uma árvore nos EUA. A história e falsa!

Sites Citados

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

13 COMENTÁRIOS

  1. ñ sei se alguem percebeu..más na foto publicada pelo site a bike ta com guidom…e no 2º video ñ..isso poderia ser com o passar do tempo o guidom caiu ou se trata de outra bike?

  2. Muito belo, poderiam proteger o local transformá-lo em patrimônio da humanidade pois a arvore e aquela bicicleta têm muitas histórias para contar. Até porque parece que a bicicleta sofreu ações de vândalos pois no 2° video percebe-se que ela está sem o guidom.

    • Na verdade essa segunda versão da história também é falsa.
      O crescimento em altura de uma árvore é apical, se um objeto é deixado em uma determinada altura de uma árvore, ele não sobe com o tempo, fica exatamente no mesmo lugar, independente do crescimento em altura.
      O objeto pode e deve ser engolido com o tempo caso permaneça aderido, devido ao crescimento em diâmetro, mas nunca vai subir.

  3. Em 1928, durante uma pescaria, colquei minhas tralhas debaixo de um arbusto na margem do rio e o relógio (Mido com balancim que com oscilação faz o relógio funcionar) pendurei no arbusto. Fui embora e esque-me do relógio. Cinco anos depois voltei ao mesmo lugar e lá estava o relógio, a 4 metros do chão porque o arbusto cresceu e FUNCIONANDO perfeitamente, hora e data! Não vale replicar que “FUI COM MIDO NO MATO”

  4. Pelo que me lembro da biologia, as arvores somente crescem a partir de seu topo, e não de sua base. Dessa forma, um objeto, ou uma inscrição por exemplo, permanece na mesma altura com o passar dos anos. Pode ser que o aumento da “casca” da árvore realmente tenha envolvido a bicicleta, mas levantá-la acima do nível do solo, acho difícil. Teria como confirmar a informação com um botânico ou biólogo?

    Desde já, abs!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui