Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Café Pilão X Mackenzie – o estresse do TCC!

Correntes

Café Pilão X Mackenzie – o estresse do TCC!

E-mail mostra a troca de ofensas entre alunos do Mackenzie e a Café Pilão sobre um pedido de entrevista para um TCC!

Trabalho de conclusão de curso, o famoso "TCC", é sempre muito estressante!

Só quem já passou por isso sabe que é "treta o bagulho"!

Bom, digo isso com conhecimento de causa pois, apesar de nunca fazer o meu próprio TCC (ainda não consegui me formar!), já ganhei alguns trocados digitando muitos trabalhos desse tipo – na época em que estava desempregado – para alunos de várias faculdades! É claro que eu não tinha o trabalho de pesquisar coisa alguma, eu apenas pegava um monte garrancho e passava pro computador.

Mas o fato é que os filhas-da-mãe dos universitários, na maioria das vezes, deixavam tudo pra última semana! Os caras ficavam na porta da minha casa, onze horas da noite (ou cinco da manhã!) esperando eu terminar a digitação da bagaça, pra eles entregarem pro professor dar uma "pré-olhada"! Dizem que quando o aluno está pra entregar o TCC, todo o universo conspira para que dê tudo errado! Dá problema até na fibra do papel!

Talvez seja por causa dessa correria de última hora é que se criam lendas e histórias que podem ou não ter acontecido na vida de algum formando. Uma delas é esse texto, que circula todo final de ano, desde 2005 pela internet, mostrando que depois da recusa de um diretor de marketing da Café Pilão a uma entrevista para uns alunos da universidade Mackenzie, os universitários responderam o e-mail com ofensas, dando início a replicas e tréplicas ofensivas de ambas as partes!

O QUE É UM TCC?

Tcc significa Trabalho de Conclusão de Curso. Criado em 1983, como disciplina obrigatória no curso de Pedagogia da Universidade de Franca, logo tornou-se institucional e se estendeu a todos os cursos de graduação. Refere-se a uma dissertação científica, do cunho monográfico iniciático, que os alunos concluintes devem elaborar.

Bucando por "café pilão mackenzie" no Google, obtivemos 3.200 resultados, todos direcionando a blogs e sites que reproduziam o texto, da mesma forma que podemos ler no começo dessa página!

Essa história pode até parecer engraçada num primeiro momento, mas mostra claramente que tudo não passa da invenção de alguma mente bastante fértil, pois trata-se de mais uma das muitas lendas que circulam pela rede, como poderemos notar em alguns pontos a segur:

O correto para se fazer uma pesquisa academica é o envio de uma carta de apresentação e um termo de consentimento no qual a empresa terá conhecimentos sobre a proposta do trabalho a ser pesquisado para então autorizar as pesquisas. A entrevistada não é obrigada a responder a todas as questões referentes ao seu funcionamento interno. Grande parte do sucesso de empresas como o Google, por exemplo, se deve ao fato de que tudo o que acontece "lá dentro" não vem a publico!   

O texto parece que foi escrito por várias mãos: a primeira resposta da empresa é muito diferente da segunda resposta! Muitos poderão argumentar que, de fato, as duas respostas foram escritas por pessoas diferentes, pois a primeira resposta foi dada pelo SAC e as demais foram dadas diretamente pelo diretor de marketing da empresa, mas acreditamos que uma pessoa com um cargo na direção não usaria termos tão chulos e ofenderia quem quer que seja.

Todas as palavras oxítonas terminadas em "u" e em "i" não se acentuam, portanto, "cu" não tem acento! Acho que um diretor de marketing conheça a norma culta, né?

Jairo Soares, mostrado no texto como sendo diretor de marketing da empresa, na verdade não existe!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Como sabemos disso?

Foi simples: Entramos em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente da Café Pilão, às 8:00hs da manhã do dia 24 de dezembro de 2008, no mesmo dia, às 10:03hs, o SAC da empresa nos retornou, por telefone e nos explicou diretinho essa história:

Segundo a funcionária que nos retornou, essa história começou em 2001 e é verdadeira até certo ponto:

Realmente, em 2001, alguns alunos do Mackenzie solicitaram uma entrevista com a Café Pilão para a conclusão do TCC, mas a empresa não aceitou o convite, pois a política da companhia exige sigilo sobre determinadas questões. A Pilão avisa que a resposta ofensiva dada pelos alunos também é real.

Esse assunto morreu aí em 2001: Os alunos fizeram a solicitação, a empresa negou e os alunos responderam com ofensas!

Em 2005, o assunto ressurgiu das cinzas! Só que, assim como a Fênix, o e-mail renasceu com mais força! Nessa segunda vida, o e-mail ganhou mais a tréplica de um tal de Jairo Soares, que seria o diretor de marketing da companhia!

Quem quiser falar com o SAC da companhia pode usar esses dois canais:
Pelo site: http://www.cafepilao.com.br/br/Retail/FaleConosco ou pelo fone 0800-707-7442.

Enfim, de 2005 pra cá, todo ano esse texto volta a circular pela rede e, nesse ano, resolvemos pesquisar!

Entramos em contato também com a universidade Mackenzie e, até o fechamento dessa matéria, ninguém nos respondeu. Estamos no aguardo!

Essa história também foi pesquisada pelo jornalista Stalimir Vieira e ele também obteve a mesma resposta: a história é falsa e Jairo Soares nunca fez parte do quadro de funcionários da empresa! Stalimir também ressalta que "a reação dos alunos do Mackenzie seria atribuída ao estresse provocado pelo trabalho de conclusão de curso. Ou seja, quem passou por isso – provavelmente, boa parte dessa moçada que opera os blogs, acaba se solidarizando com o “pé na jaca” enfiado por eles", afirma Vieira.

Só a título de curiosidade, em todos os blogs que falava sobre esse assunto, um tal de Hamilton Paixão deixou seu comentário! E todos os comentários são iguais como podemos ver abaixo:

Eu também recebi este e-mail. Como algumas coisas que circulam na internet não passam de verdadeiros fake´s resolvi pesquisar sobre essa história. Desde 2005 esse e-mail percorre a internet sem que alguém se manifestasse. Porém sempre no período de entrega de TCC este e-mail ganha forças. Eis que um dia caiu na caixa de entrada de um colunista, que sem perder tempo a postou em sua coluna. Logo a Sara Lee Cafés detentora da marca Pilão e o Mackenzie, se pronunciaram por meio de suas assessorias, afirmando que as possíveis personagens dessa história não passam de FAKES criados por alguém um tanto criativo (não sei se posso dizer isso) que realmente não tinha o que fazer! Ele poderia perder o tempo dele escrevendo livros de ficção científica né? Hahaaa enfim é por causa de pessoas como essas que perdemos um pouco da credibilidade de usarmos a internet como meio de informação.
Um forte abraço a todos!
Hamilton Paixão.

Continue lendo
7 Comentários

7 Comments

  1. anajulia

    16 de agosto de 2011 em 18:13

    eu qero me escrever para café pilão

    • Guilherme

      1 de março de 2013 em 14:51

      Ana Julia pode se “escrever” para café pilão, enquanto alguns profissionais se inscrevem para algumas vagas!

  2. Jorge Oliveira

    28 de agosto de 2016 em 14:16

    Ainda tem gente que acredita que terminar um curso superior, basta apenas estudar e fazer provas. O TCC é o grande entrave para muitos formandos. Essa história mostra o que todo formando tem que se submeter para concluir sua pesquisa e apresentar o seu trabalho.

    Parabéns pelo esclarecimento do assunto.

  3. Tcc Exemplos

    11 de dezembro de 2016 em 22:01

    Sem fazer um TCC é bem complicado e muito nervosos. Eu tenho varios historias bem legais que posso contar a vocês qualquer dia desses. Parabéns pelo site

  4. Tcc Exemplos

    11 de dezembro de 2016 em 22:04

    É sempre bem nervosos e tenos os TCC, tenho varias historias que podem ajudar que mais precisa em uma hora dessas.

  5. Tiago Alves

    18 de dezembro de 2016 em 3:54

    Nem me fale, cara! Fiquei quase doido do juízo por conta desse TCC, mas graças a Deus fui aprovado!

  6. João Pedro

    12 de fevereiro de 2017 em 17:45

    Realmente elaborar um tcc não é brincadeira.
    Dá muito trabalho e desgaste físico….
    Mas quem quiser obter seu diploma de nível superior precisa passar por isso.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo