E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube

Como surgem os campeões olímpicos na China?

Postado por Gilmar Lopes no dia 8 de agosto de 2012 148 Comentários
Share Button

Fotos mostram o duro treinamento das crianças chinesas. Mas será que todo o sofrimento mostrado nas imagens é real?

Várias fotografias de crianças orientais treinando avidamente começaram a circular pela web na primeira semana de agosto de 2012. Em plena época dos jogos olímpicos, as fotos expõem o segredo dos campeões de medalhas: O treinamento exaustivo dos atletas desde a sua infância!

Mas será que essa história é real?

Dá só uma olhada em algumas das fotos que estão sendo publicadas em vários blogs e sites na internet:

Quer ver mais fotos? Entra lá no blog Cogumelo Louco!

E então? Verdadeiro ou farsa?

Por mais doloroso que possa parecer, a história e as fotos são reais!

As imagens são de autoria de diversos fotógrafos e de diversas épocas. Foram agrupadas em um único post por algum blogueiro e logo se espalharam pela internet. Algumas das imagens podem ser encontradas no blog China Smack (a postagem foi feita no dia 9 de janeiro de 2012) e são de autoria de Zhang Yuan.

Treinadora coloca alunos de cabeça para baixo! Zhang Yuan

Treinadora deixa alunos de cabeça para baixo! (foto: Zhang Yuan)

 

A fotografia abaixo mostra uma pequena ginasta chinesa treinando em uma escola em Hefei, no leste da China, na província de Anhui. É uma reprodução da AFP PHOTO.

Pequena ginasta chinesa treinando em uma escola em Hefei

Pequena ginasta chinesa treinando em uma escola em Hefei (reprodução: AFP PHOTO)

 

A seguir, crianças chinesas gritando quando suas pernas são esticadas em uma sessão de treinamento em uma escola de ginástica em Xiantao, na província de Hubei! Fotografia de Natalie Behring.

Fotografia de Natalie Behring

Fotografia de Natalie Behring

 

Começando cedo

E a criançada chinesa começa a treinar bem cedo: aos 4 e 5 anos de idade em média! Ye Shiwen, por exemplo, tem 16 anos de idade e é medalhista de ouro com o nado medley em Londres 2012. Ela conta que começou a treinar aos 6 anos porque seu “professor viu que ela tinha mãos grandes.”!

Ye Shiwen - 16 anos - medalha de ouro em nado medley

Ye Shiwen - 16 anos - medalha de ouro em nado medley (foto: divulgação)

 

Treinamento árduo

Pode parecer (principalmente para nossa cultura ocidental) que há certo exagero de cobrança no treinamento dos pequenos atletas chineses. E, de fato, há mesmo! Mas, trata-se de outra cultura e não faz parte do escopo do E-farsas discutir isso… Também não estamos fazendo aqui nenhuma apologia à violência e/ou à tortura. De maneira alguma.

A intenção desse artigo é apenas fazer o que sempre fazemos aqui no E-farsas: Explicar se o que está rolando na web é verdadeiro ou farsa!

Mas, é claro, nada impede que você deixe a sua opinião sobre isso! Fique à vontade para falar a respeito do assunto lá nos comentários no final dessa página!

O fato é que o investimento em formação de atletas tem surtido efeito ao longo das Olimpíadas. Em 1996 (em Atlanta), a China ficou em 4° lugar no quadro de medalhas e em 2000 subiu para 3° lugar. Já em 2004, ficou em 2° e 2008 já conquistou a liderança ganhando 100 medalhas.

E, para quem ainda ficou na dúvida se o treinamento mostrado nas fotos é real, segue abaixo um vídeo que mostra um pouco como são lapidados os atletas chineses:

Conclusão

História real! Fotos, apesar de serem de épocas diferentes e de fotógrafos diferentes, são reais! As crianças chinesas sofrem mesmo para virar atleta.

Sites citados

 

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

32 respostas para “Como surgem os campeões olímpicos na China?”

  1. Marcos A. disse:

    Não aprovo a forma como países comunistas como a China tratam seu povo e fica muito difícil dar uma opinião porque não sabemos até onde essas crianças são forçadas a fazer isso. E mesmo que não sejam forçadas ainda existe a cultura (ou lavagem cerebral) embutida na mente destes chinesinhos de que precisam dar o sangue pelo país mesmo que isso lhes custe toda sua infância. É pior do que treinamento militar.

    • Charlie disse:

      cara, em qualquer pais do mundo vc tem que se alistar no exercito e lutar pelo seu pais, ou vc acha que tem uma carteira da reserva militar para que?? mas la é pior porque eles são comunista e todo mundo sabe que comunistas são o anticristo e que o nosso salvador e o captalismo ¬¬
      E como todos os paises, a china tem seus secretos e “lavagem celebral” em seus habitantes, pois se todo mundo soubesse o que seus governos planejam ou o que eles sabem vc acha que não seria um caos

  2. D disse:

    E tive de aguentar um professor meu dizer o como a china é dedicada e bla bla bla…
    Lá é uma ditadura, as pessoas não tem liberddae, não ajudampessoas atropeladas, pois se a pessoa morrer quem ajudou é tido como culpado e executado, é um lixo de páis, e tem ainda comuna que defendem eles.

    • Julio disse:

      Voce fala isso porque não conhece a China! Conheço e posso dizer que e muito pior do que vc imagina. No interior do pais a desgraça e tanta, sem dizer a falta de higiene em tudo, mas o que mais me impressionou foi ver meninos andando e cagando, pois a vestimenta e aberta embaixo e eles não usam cuecas. Só comi laranjas porque tem casca para protege-lãs e hoje evito produtos chineses para evitar a lembrança da nojeira que o governo esconde a ferro e fogo. Tirei fotos e no aeroporto fui abordado e me tomaram a memória da minha maquina fotográfica. China nunca mais!!!

      • DioBR4ndo disse:

        Engraçado vc falou tudo oque me falaram sobre a China antes de eu ir para lá, Fiz um serviço de 4 meses de pescaria em um poço de petróleo próximo a Fushun, a cada 17 dias eu tinha folga e aproveitava para da uma saída e ao contrario de vc sai com uma ótima imprenssão do pais, as pessoas diferente de pessoas do Canada e EUA são super prestativas sempre dispostos a ajudar, as cidades são super limpas, estradas mesmo em locais distantes bem asfaltadas sem nenhum buraco, claro eu vi muita pobreza mas não fiquei chocado porque comparado a Salvador, Rio e São Paulo é bem menos perceptível, acho q pelo fato de das favelas estarem um pouco mais longe do que se vê aqui no Brasil. Tirei foto, filmei, comprei, comi de tudo inclusive grilo e foi uma ótima experiencia, nos meus dias de folga eu não fui abordado nenhuma vez nem por policial nem por soldado, mas nos dias que eu tinha que me apresentar no posto de trabalho tinha q passar por dezenas de soldados, mas todos muito educados. Cheguei com uma ótima impressão e tô querendo voltar para conhecer Beijing.

        • Spektruz disse:

          Você visitou aquelas partes para “inglês ver”. Cuba também tem lugares maravilhosos só para turistas.

          • Marcos disse:

            Cara eu tenho a impressão que você está falando pelo próprio achismo. Se você for à Cuba como brigadista, vai conhecer a ilha em toda a sua plenitude. Vai ver que lá não é o paraíso, mas também não é o inferno que pregam os jornais daqui. O povo lá é bastante altruísta, muito mais do que eu já vi e toda a minha vida e não vi pessoas morando nas ruas. Muita coisa que realmente me agradaria ver aqui no Brasil. Não se vê este sofrimento que dizem que o povo de lá passa. Eles têm dificuldades sim, mas é pelo embargo imposto, pelo que eu vi.

  3. Arthur Miranda disse:

    Aqui também já foi assim, apanhei e vi muita gente apanhar dos professores, quando fiz o primário entre 1947 e 1951.
    Acho que esse treinamento efetuado na China é exagerado. Mas não sei ainda o que é pior se isso que se faz por lá, ou o nada que se faz por aqui em nosso Brasil, para formar um atleta. email. 27.miranda@gmail.com

    • Josenny disse:

      Gostei. Ai falou a voz da experiencia.

    • Felipe disse:

      “Mas não sei ainda o que é pior se isso que se faz por lá, ou o nada que se faz por aqui em nosso Brasil, para formar um atleta.”

      É verdade, e isso não se aplica somente aos atletas, mas a muitas coisas. Bom seria se os paises aprendessem um com o outro, e assim estabelece-se um equilibrio para com o povo.

  4. Devanir disse:

    O que me pergunto é quantas crianças devem ter ficado lesionadas, aleijadas, ou até morrido por causa desses excessos. Nunca saberemos. Esses perdedores são o real preço das medalhas. A história só fala dos vencedores. Que são poucos, perante a imensa massa de crianças que devem passar pela triagem, desistindo ou “sendo desistidas” pelo caminho.

  5. Raphael disse:

    Sou contra, antes, de julgamentos provindos de outras culturas. Como eu, brasileiro, acostumado com nossa cultura, posso comparar e julgar a China, que baseia seu pensamento no patriotismo? Não posso, antes devo respeitar… se é esta a verdade que eles acreditam, é esta verdade que eles praticam e, se eu for contra, é justamente porque vivo numa cultura onde estes comportamentos são repudiados. E se em nossa cultura o canibalismo ou infanticídio fosse natural, lega ou sagrado? Seriam os chineses quem nos diria que isto é errado? Entrando melhor em nossa realidade, o que será que povos do exterior pensam da semana do nosso carnaval? Será que eles olham para o carnaval com o mesmo pensamento de futilidade quando alguns brasileiros olham para La Tomatina da Espanha? Eu já vi muitos hipócritas criticando negativamente La Tomatina dizendo que é desperdício de comida, enchendo a páginas de comentários moralistas como se todos lutassem contra a fome, mas ninguém lembrou da futilidade do carnaval que é celebrado em uma semana inteira! Por isso sou contra julgamentos a respeito de outras culturas, é pura hipocrisia!

  6. milton disse:

    Os numeros provam. se quer ser o melhor, sofra o pior.Tudo ou nada, hoje a China esta em primeiro.
    O sacrifios dessas criancas sao os medalista de ouro de hoje.Pode parecer uma violencia contra a inocencia da crianca, mas isso e a realidade do mundo.Se quer ser o melhor, ganhar dinheiro e trazer prosperidade para seu pais, deve ser sacrificado todo o seu ser.Agora se quiser ficar na preguica e na vida mansa, fique onde quiser, mas nada vai ganhar.A vida e como ela e, recompensa apenas aqueles que merecerm.

    • Franco disse:

      E será que essas crianças são verdadeiramente “vencedoras” na vida? Ou só garotos propaganda de um regime político desumano? Prefiro a liberdade .

  7. Rafaela disse:

    Pelo pouco que conheço da cultura oriental por me interessar e sempre ler sobre, assistir as novelinhas que retratam um pouco da sociedade também, enfim, é fato que são extremamente esforçados e persistentes. É difícil, principalmente para os ocidentais, compreender tudo isso. Fato é que pra eles é uma honra e se submeter a esse tipo de treinamento violento é uma preparação necessária para a recompensa que é a medalha de ouro, tanto que eles conseguem mesmo. E não adianta, gente, é de cultura mesmo. Muitos vão para o Oriente e acham um absurdo a falta de higiene mas, aos olhos deles, é completamente normal. Por exemplo, em casa não costumamos tirar os sapatos que viemos da rua, cheios de todo tipo de sujeira. Enquanto que lá, é um absurdo você entrar em qualquer casa sem tirar os seus e pegar aqueles chinelinhos que usam somente dentro de casa. Sem dizer o famoso exemplo de alguns europeus que passam semanas sem tomar banho =S. O que não faz sentido pra nós, faz pra eles e vice-versa.

    • Josenny disse:

      Pois eh, cada cultura tem o seu bem e o seu mal, porem, uns sofrem mais do que outros, ai daqueles que tem o infortunio de serem maltratados por crueldade ou por injustica, e pior, quando os seus maufeitores ficam ilesos nessas injusticas, para mim, so DEUS mesmo para depois dar a paga para cada um o que merecer, pois Ele a tudo esta vendo, e nao tera por inocente o injusto e mau, e no Seu tempo determinado, fara justica, isso eh no que eu acredito e me alivia as dores pelo que vejo e sinto, pelo menos tenho esta esperanca, todos temos o direito de querermos a justica, seja na hora ou mais tarde.

    • Josenny disse:

      Pois eh, cada cultura tem o seu bem e o seu mal, porem, uns sofrem mais do que outros, ai daqueles que tem o infortunio de serem maltratados por crueldade ou por injustica, e pior, quando os seus maufeitores ficam ilesos nessas injusticas, para mim, so DEUS mesmo para depois dar a paga para cada um o que merecer, pois Ele a tudo esta vendo, e nao tera por inocente o injusto e mau, e no Seu tempo determinado, fara justica, isso eh no que eu acredito e me alivia as dores pelo que vejo e sinto, pelo menos tenho esta esperanca, todos temos o direito de querermos a justica, seja na hora, ou mais tarde.

  8. Franco disse:

    Só para lembrar alguns afoitos: “julgar” é dar veredicto, sentenciar; o que é muito diferente de discernir e ter opinião. No meu discernimento a Sociedade chinesa não é nem um pouco admirável. A China é um perigo para o mundo (basta lembrar que els quebraram empresas do mundo inteiro com seus produtos feitos com mão de obra semi…vcs sabem)

    • Marcos-AM disse:

      Deve ser por essa razão que as grandes marcas do mundo resolveram se instalar lá na china.
      Deixem de apenas repetir informações sem conhecimento.
      Na china a carga tributária permite que o custo da mão-de-obra seja muito menor do que no Brasil. Por essa razão, além da abundância de mão-de-obra, e pela qualificação dessa mão de obra, (visto que os “malditos” cumunas sempre dão educação de qualidade para seu povo)fazem deles imbatíveis no custo benefício para montar uma empresa. Além disso, o governo dotou o país de ótima infraestrutura de trasporte, portos e ferrovias, diminuindo ainda mais os custos dos produtos. Coisas que no Brasil, apesar dos recordes de carga tributária, ninguém faz, a não ser a peso de ouro, com rombos enormes e bolsos cheios para os corruptos.

  9. Julio Costa disse:

    Tudo tem seu preço, conquistas exigem sacrifícios e força de vontade. Se quisermos nos tornar uma potencia no esporte deveremos fazer com que nossas crianças fiquem menos tempo em frente ao computador e TV e tenham uma frequência maior na prática de esportes, claro sem os excessos que se comentem na China. Melhor do que criticar uma cultura diferente é absolver o que ela tem de bom.

  10. Marcos A. disse:

    Concordo com o que Franco disse. Essas crianças são mais nada e somente propaganda governamental. São soldadinhos do governo. Vale lembrar que na China “culturalmente” se matam bebes quando são do sexo feminino. E para quem não viu, tempos atrás uma menininha foi atropelada e enquanto se arrastava para tentar sair do meio da rua vários chineses passavam e a ignoravam como se não existisse. Para mim isso não tem nada a ver com cultura, é apenas exploração do ser humano.

  11. Maria Lucia de Negreiros Pacheco disse:

    Além da brutalidade física desses treinos, ficame duas perguntas de leiga:
    1)qual a extensão dos danos físicos em crianças ainda tão pequenas?
    2)qual a extensão dos danos psicológicos?

    Maria Lucia

  12. Martini disse:

    Essas crianças permanecem na china depois da sua maioridade? Elas se revoltam?? o que acontece quando elas tem a liberdade pra poder ir a onde quizerem???

    Seria a mesma coisa que indianos falando que não podemos comer vacas.

    • Marcos A. disse:

      Não é a mesma coisa, pois um governo autoritário pratica lavagem cerebral no seu povo. Da mesma forma que levou milhões de alemães a acreditar nas sandices de Hitler. O pensamento não é tão livre assim quanto se imagina, ainda mais quando a mídia promovida apenas pelo governo funciona sem existir um contraponto para comparações. Se imagine você tendo que viver desde sua infância uma única realidade que lhe é imposta e não ter nada que possa te mostrar o contrário. Como diz o ditado: “Uma mentira dita mil vezes se torna verdade.”

  13. Jeferson Siqueira disse:

    Esporte é prazer. E nao vejo prazer no rosto dessas crianças! Lamentavel, espero que nao sigam o exemplo chines..

  14. Marcos A. disse:

    É tudo ao contrário. A China investe torturando suas criancinhas e o Brasil “investe” somente em atletas quando já estão adultos, chegaram onde estão por méritos única e exclusivamente deles e vão representar o Brasil, apesar do Brasil. Acabaram as Olimpíadas e está provado que o método que mais funciona é o americano, que une o esporte à educação desde a infância, sem apelar para métodos de tortura e muito menos jogar dinheiro fora investindo somente às vésperas de uma competição.

  15. Daita Itoh disse:

    Então eles fazem lavagem cerebral em seu povo?

    e a globo faz o que?

    O povo brasileiro continua estúpido, e enquanto existir mais de uma tv por casa sintonizada na globo isso vai continuar.

    Podem observar pelas eleições que estão pra acontecer quanto lixo que vai ser eleito.

    • Marcos A. disse:

      Muito diferente é ter a opção de escolha. Eu particularmente assisto muito pouco a TV Globo. Agora se em nosso pais só existisse realmente essa emissora ou se todas as que existissem tivesse controle do governo, poderia se dizer que existe uma espécia de lavagem cerebral.

  16. gildo disse:

    pq isso não fuciona com o futebol chinês?

  17. Alex Lima disse:

    Parabéns aos atletas chineses pelos ótimos resultados obtidos nas olimpíadas. Portanto, devido ao tratamento dado as crianças que podem ser caracterizados como maus tratos, a China deveria ser excluída das olimpíadas. O que fazem com as crianças não é esporte e muito menos espírito de competição.

  18. maria pereira disse:

    é tão chocante ver essas imagens… fico imaginando se os pais destas crianças estariam também dispostos a sofrer as mesmas dores dos seus filhos…é chocante…

Deixe uma resposta

Mais Populares de 2014

Criança prevê tragédia durante a Copa no Brasil e morre em seguida!

Texto conta a triste história de uma criança que teria ...

Neymar fingiu lesão depois de vender a Copa para a Fifa?

Sites mostram que um sósia do jogador da seleção brasileira ...

As urnas eletrônicas brasileiras são 100% seguras?

É verdade que as urnas eletrônicas são totalmente à prova de ...

É verdade que Jucelino da Luz previu a morte de Eduardo Campos?

Cópia de uma carta espalhada pela web mostra que vidente ...

6 Notícias falsas publicadas pela TV Revolta

A TV Revolta, uma das maiores fanpages do Facebook, publica ...