Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

É verdade que o celular de um homem explodiu quando ele clicou no link do esquilo?

Acidentes

É verdade que o celular de um homem explodiu quando ele clicou no link do esquilo?

É verdade que o celular de um homem explodiu quando ele clicou no link do esquilo?

Notícia afirma que a vítima teve parte do corpo queimada quando ele clicou no Link do Esquilo no WhatsApp e seu smartphone explodiu! Será verdade?

A notícia começou a se espalhar nas redes sociais e em diversos sites e blogs no final da primeira semana de maio de 2018. De acordo com o texto, o policial Lucivaldo Barbosa de Araújo teria dado entrada no hospital por causa de queimaduras que ele teria sofrido após a explosão de seu aparelho de celular!

A notícia afirma também que o homem teria recebido a mensagem “Aperte-no-Esquilo” e, ao clicar no link que trava o celular, seu aparelho explodiu.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

O policial Lucivaldo Barbosa de Araújo teria sido a primeira vítima quase fatal do Link do Esquilo! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

No dia 05 de maio de 2018, o site do jornal Alagoas Alerta publicou a triste notícia do policial Lucivaldo Barbosa de Araújo, que teria se ferido após clicar no link do esquilo no WhatsApp fazendo o seu smartphone explodir.

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

O jornal Alagoas Alerta simplesmente copiou na íntegra o texto de uma notícia publicada no mesmo dia pelo site Mídia Imparcial (já conhecido aqui no E-farsas por publicar inúmeras notícias falsas). O Mídia Imparcial – o mesmo site que publica fake news como a que afirmava que o homem que espancou um servente de pedreiro havia sido espancado na cadeia (que já desmentimos aqui) – não dá nenhuma prova do ocorrido, a não ser o mesmo texto que se espalhou em agosto de 2017. Só que na época, a vítima teria se queimado após utilizar o smartphone enquanto ele estava sendo carregado na tomada!  

É importante notar que a versão de agosto de 2017 (assim como a nova, de 2018) é falsa. A verdade mesmo é que Lucivaldo se feriu após sofrer uma descarga elétrica… Nada relacionado à explosão de smartphones!

Sobre o Link do Esquilo

Já explicamos aqui no E-farsas que o “Link do Esquilo” que trava o WhatsApp é, de certa forma, inofensivo e não é nenhum vírus. Trata-se apenas de uma sequência de caracteres inseridos em uma string que – graças a um bug do sistema Android – faz com que o WhasApp pare de responder por alguns segundos. Daí a explodir um smartphone é pura imaginação!

Conteúdo de caracteres escondido no “link do esquilo” faz com que o WhatsApp pare de responder! Nada de vírus!

Conclusão

A notícia afirmando que um usuário se feriu após seu smartphone explodir por causa do Link do Esquilo é falsa! Trata-se de uma nova versão de uma notícia falsa que circulou em agosto de 2017.

Continue lendo
Clique para comentar

Comente

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo