Família da garota Ashley Flores desaparecida há 2 semanas pede ajuda pela internet

Em corrente que circula por e-mail a família da adolescente Ashley Flores pede ajuda para reencontrá-la! Será que isso é verdadeiro ou farsa?

Um e-mail tem circulado há tempos pela web afirma que o engenheiro Julio Cesar Flores Borraz está desesperado atrás de sua filha – Ashley Flores – que estaria sumida há duas semanas. O apelo vem acompanhado da foto da moça.

Será que essa história é real?

Família de Ashley Flores procura deseperadamente a garota desaparecida há 2 semanas

Foto da garota que acompanha a corrente! Verdade ou mentira?

O e-mail é falso! Ashley Flores nunca desapareceu!

Em primeiro lugar, a corrente não tem data. Fala que a menina estaria desaparecida há duas semanas, mas não diz a partir de que dia. Pode ser um mês, um ano…

Na verdade, a história circula pela web desde 2006 se tornando uma das maiores lendas da internet de todos os tempos. Como ela (a mensagem) não é datada, pode ser repassada várias vezes e quem a recebe pela 1ª vez pode achar que o texto é recente.

O e-mail não cita características físicas, qual roupa ela poderia estar usando quando desapareceu, onde ela foi vista pela última vez e nenhum detalhe a mais que poderia ajudar na identificação da garota.

Outra coisa que chama a atenção logo no início do texto é que o nome do “engenheiro Julio Cesar Flores Borraz” é citado. Segundo o e-mail, o tal engenheiro faria parte da Associação Regional  dos Couteiros!

Perguntas:

  • Quem é Julio Cesar?
  • Ele existe?
  • Eles são brasileiros?
  • Se ele existe, faz mesmo parte da Associação dos Couteiros?
  • A tal Associação dos Couteiros existe?
  • O que são os Couteiros?

Procurando por “Julio Cesar Flores Borraz” só encontramos como resposta sites e blogs que apenas repetem a mesma mensagem. Será que ele existe? Talvez sim, talvez não!

Há esse texto citando o nome “Julio Cesar Flores Borraz”, provando que ele realmente existe. Será que é o mesmo da corrente? O artigo não fala nada sobre “Associação Regional de Couteiros”.

Segundo o site Break the Chain, especializado em pesquisar boatos eletrônicos, Ashley Flores é uma pessoa real e um amigo dela foi quem teve a idéia de fazer uma brincadeira com a menina, aproveitando alguns textos falsos famosos que rondavam a internet na época.

Anos antes, em 2001, outro e-mail que começava a invadir a web contava que a pequena Penny Brown estaria desaparecida. O texto era falso e foi um dos que teriam inspirado o amigo de Ashley Flores a criar o hoax.

Penny Brown mais uma criança que não está desaparecida!

Penny Brown é uma criança que NÃO está desaparecida desde 2001!

O texto da Ashley Flores possui versões em várias línguas: português, inglês, francês, espanhol e até em japonês.

Segundo o Diario Libre, Ashley Flores está viva (pelo menos, estava em fevereiro de 2009, quando foi publicada a matéria!) e mora com seus pais em Ilinóis – Estados Unidos.

O Tribuna de Periodistas explica que muita gente acreditou na e-farsa! Em Honduras, por exemplo, um jornal local chegou a publicar o falso pedido da mãe como se fosse real, na maior boa vontade de ajudar!

Busca Ashley Flores em um jornal de Honduras!

Acreditando na história, jornal em Honduras acabou publicando o pedido sobre Ashley Flores! Crédito: A Tribuna de Periodistas

Em abril de 2007, um sargento da Polícia da cidade de Rolla – Missouri – teve que esclarecer à população que o tal email era falso. Mesmo assim, muita gente continuava a ligar sem parar para delegacia a procura de informações a respeito do paradeiro da menina. Foram tantos telefonemas que, em outubro de 2009, o numero de telefone Departamento de Polícia da cidade teve que ser mudado.

Ainda, segundo o Tribuna de Periodistas, nos Estados Unidos até o FBI e outras agências de segurança chegaram a pesquisar sobre o suposto desaparecimento da jovem Ashley e chegaram à conclusão de que o alerta era falso.

 Conclusão:

A história é falsa! Não repasse esse tipo de corrente, pois o ato não está ajudando em nada e alguns espertinhos ainda podem se aproveitar da situação para lhe enviar spans.

Sites pesquisados:

, , , , , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

73 comentários

    • Gustavo

      couteiro
      Significado de Couteiro
      sm (couto+eiro) Guarda de coutada ou coutos. 2 Reg (Nordeste) Indivíduo que dá asilo ou protege ladrões ou assassinos. C.-mor: oficial de casa real que superintende as coutadas reais e dirige as caçadas. Var: coiteiro.

        • Ozeas

          Meu amigo isso não é nada. Lembro quando essa farsa chegou lá na petrobras, colocaram até um ramal, onde o cara supostamente trabalhava. começamos a desconfiar pq o tal ramal so dava ocupado. Pois é, esse e-mail ganhou uma versão corporativa em uma grande estatal

  1. Meus parabéns por mais uma farça desvendada. E aproveito para agradecer a presteza em responder ao meu email. Eu tenho o costume de checar se a corrente que eu recebo é verdadeira ou não, antes de repassar. E a MAIORIA é falsa!! Numa dessa, alguma corrente que for verdadeira, pode acabar NÃO sendo repassada por acharem que não confere com a realidade, pois muitos nem se dá ao trabalho de conferir.. deleta e pronto. Abraços, e até a proxima…

  2. Marcos

    Muito bom!
    Recebi um recado no orkut com isso, não sou de repassar mas essas correntes emociona agente, ae eu pensei, deve ser uma corrente boba e nem passei.
    Mas ta ae rss
    E farças site muito bom!!!!!

  3. Sylvinha

    Recebi alguns e já com muito mais atenção, previ ser alguma farsa, a gente vai ficando mais esperto hehe… muito boa matéria, esse sim merece ser repassado, valeu!!

  4. Olha só que coincidência! Estava eu checando a minha caixa de e-mails, onde tinha quinze novas mensagens, e me deparei com este mesmíssimo e-mail. Como sou vacinado, não o repassei (desde que descobri o E-farsas não repasso mais nenhuma corrente que recebo, seja real ou falsa!). E o guardei na pasta de e-mails enviados por amigos. O e-mail seguinte era justamente o boletim do E-farsas, e o conteúdo do boletim redirecionou a esta página!!!
    Esta coincidência não acontecerá mais. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Airton Fernandes Lieuthier

    É isso aí, recebi essa mensagem pelo menos umas 10 vezes essa semana e já vim pra cá pegar o link dessa matéria pra orientar os desavisados.
    Abração Gilmar

  6. André Comte

    Couteiro, é quem participa ou vive num lugar denominado Couto. Couto é lugar onde vivem ladrões, facínoras. Então presidente de algo assim, seria o chefe de alguma Gang?

  7. Marcia

    Afinal de contas, o que essa menina Ashley Flores, tem em relação a essa Penny Brown. isso tudo é uma farsa? então como pais tem a coragem de fazer algo assim. Bom entõa acho que falta o Amor de Deus na vida de cada um deles. se isso for mesmo uma mantira que eles se conscientizem do que estaõ fazendo.

    • Camila

      Nossa, como pode as pessoas não lerem direito as coisas.
      Ali diz que os amigos da Ashley fizeram uma brincadeira copiando um e-mail sobre a Penny, que também NÃO estava desaparecida.
      Nenhuma das 2 desapareceu e os pais delas não tem nada a ver com isso.
      Foi brincadeira de “amigos”.

  8. carol valentim

    meu Deus…eu tenho dois e-mails desse q chegaramontem na minha caixa de entrada…coloquei o no me do tal julio cesar no face ele esxiste realmente..mas achei q para um pai de filha desaparecida ele tava mto bem rss…joguei no google a acabei aki…isso eh ridiculo msm…a gente acha q esta ajudando e no fim eh td uma brincadeira de mal gosto..obnrigada por vcs esclarecerem q isso eh falso..tbm..depois dessa nao abro mais e-mail de desaparecido nenhum rss

  9. beatriz da costa abad

    quando recebi o apelo para localizar a criança. fiquei tocada. E escrevi uma pequena mensagem para os pais pedindo que dessem publicidade quando ela fosse encontrada…
    para meu espanto, o endereço NÃO EXISTE….
    deus tenha pena de quem atrai para si uma tragédia tão grande..
    Que a brincadeira não sirva de Chamada para algo muito trágico

  10. Pingback: Programa E-farsas: Ashley Flores, papinha Nestlé e Lady Gaga morta | E-farsas.com - 9 anos desvendando as farsas da web!

  11. Edwilson

    Valeu por mais essa dica.
    No e-mail da empresa onde trabalho, mesmo com filtros, antivitos, e recomendações frequentes da área de TI, somos bombardeados por falos e-mails. Hoje recebi esse da Ashley.
    Já estou divulgando esse site aos meus colegas para ao menos aguçarmos o senso critico de que recebe os e-mails e diminurmos a propagação dessa praga.

  12. Alcione Franco

    Parabens!!! Repaso para muitos amigos que ficam me reenviando essas porcarias que abarrotam esta via de comunicaçao de inverdades. Obrigado por se preocuparem com isto.

  13. Ana Cláudia

    É, acabei de receber esse email, já reencaminhei a página de vocês pro contato que me mandou, pra que ele saiba que é hoax. Valeu!

    Ahh, recebi um e-mail sobre usar roupas novas sem levar, que isso pode causar câncer (e aí eles mostram um seios deformados horrorosos). Acho que cheguei a encaminhar pra vcs… será hoax também?

    Abçs

  14. mINEIRIN cOMIQUIETO

    Uai, pelo tempo que apreceu este tar de SPAM, essa menina já deve de tá de maior, né. . .

    vou dar-lhe uma raquetada.
    Si alguem encontrá ela me fala onde tá…
    brigado.

  15. Aurélio

    Em primeiro lugar, parabéns pelo site. Sou leitor assíduo.
    Escrevo para comentar que os hoax e spam´s estão atravessando as fronteiras dos emails e pousando no facebook. Acabei de ver uma pessoa que compartilhou no seu mural o texto acima. Já tinha percebido outros hoax no facebook também.
    Sabemos que um dos motivos dos hoax por email é criar spam´s e obter endereços válidos, mas qual seria o objetivo de alastrá-los no facebook? Saberia dizer?

  16. aleixo

    Aleixo, vi no face a foto de uma garota desaparecida. Tenho cuidado de verificar antes, pois ontem recebi a foto de Aslhey e descobri que é tudo falso!Segue pra vc pesquisar qdo.necessitar. Bjs. Hebe

  17. Silei Tiroel de Oliveira

    Adorei as respostas a minha pergunta. Achei até que não iriam responder, mas foi muito esclarecedor e tirou um peso da minha consciencia, porque as vezes até ficamos com complexo de culpa, achando que poderíamos ter enviado para ajudar. Obrigado pela atenção, e parabens vcs são ótimos….bjssssssss

  18. Nina

    a única coisa q acho estranho é o fato da própria menina e pais não terem esclarecido essa bobagem. Simplesmente não se manifestaram? Nem p policia?

  19. Sylo Costa

    Peço desculpas aos amigos para os quais reenviei a mensagem. Não tenho o costume de atender aos pedidos desse tipo, justamente por não saber da veracidade do mesmo. Justamente esse, que resolví reenviar, é falso…. Esses vagabundos que vivem brincando com coisa séria deveriam ter mais consciência, um dia podeerão precisar e aí, pelo menos de minha parte, não terão guarida. Desculpem-me. Sylo

  20. Marcos

    Parabens E-FARAS pelo trabalho, a busca de pessoas pela internet é válida, temos apenas que nos certificar o que procede ou não, o trabalho de vocês ajuda a limpar nossa rede.

  21. Infelizmente vivemos sendo enganados. Parabéns a quem tem o propósito de alertar sobre crimes que ocorrem em todeos os setores das nossas instituições, sendo uma delas, muito importante, a Internet.

  22. Renato

    Sempre faço o contato através dos fones no final dos emails e este é mais daqueles emails falso. Devolvi a todos os remetentes informando sobre o erro. Imagino uma familia tendo de desmentir todo um fato que não ocorreu. Vamos ter consciência antes de espalharmos notícias ruins ou não verdadeiras. É nosso dever como cidadãos.
    Obrigado

  23. Roger

    Senhores,

    Alguem que repassou este email teve problemas depois? Simplesmente minha caixa inteira do Hotmail foi apagada, informações desde 2003 foram exluidas. Minha conta estava indo para 10 anos e perdi tudo!

  24. ary maia

    Ufa! até que enfim alguém trabalha sério para alertar sobre as idiotices postadas na NET. Parabéns GILMAR, continue assim, os idiotas vão continuar postando, mostrando a verdade Deus te abençoe.

  25. Pingback: Do Minuto - Sempre Notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>