Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Jair Bolsonaro disse que o país estava à beira de um abismo, mas que já demos um passo à frente?

Falso

Jair Bolsonaro disse que o país estava à beira de um abismo, mas que já demos um passo à frente?

Jair Bolsonaro disse que o país estava à beira de um abismo, mas que já demos um passo à frente?

É verdade o presidente jair Bolsonaro disse que o Brasil estava à beira de um abismo, mas que já demos um passo à frente?

Na segunda semana de outubro de 2019, uma foto do presidente Jair Bolsonaro com uma frase atribuída a ele começou a se espalhar através das redes sociais. De acordo com texto compartilhado, o presidente teria dito que sua gestão havia recebido o país “à beira do abismo“, mas que graças ao seu trabalho conseguimos dar um passo à frente!

Será que ele disse isso mesmo?          

“Pegamos o país à beira de um abismo, mas já demos um passo à frente!” Será que ele disse isso mesmo? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Como já demonstramos inúmeras vezes aqui no E-farsas, é muito fácil atribuir uma frase qualquer a uma personalidade apenas escrevendo algo entre aspas em uma foto. 

Em todos os casos, a comprovação da autoria de determinada frase deveria caber a quem espalhou a foto pela primeira vez, pois é difícil pra gente provar que algo não existe. Em outras palavras, o ônus da prova cabe ao acusador…

Mesmo assim, procuramos por declarações feitas por Jair Bolsonaro com as palavras “abismo” e não encontramos nada a respeito de “dar um passo à frente“. Em 2018, durante seu primeiro programa eleitoral na TV, o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro disse que o PT havia deixado o país à beira do abismo (sem falar nada sobre dar um passo à frente).  

A metáfora envolvendo as gestões anteriores com um abismo também já foi usada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, durante pronunciamento na Câmara dos Deputados, em maio de 2019:  

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Perceba que, igualmente, não há menção ao “dar um passo à frente”.

Frase bem-humorada antiga

Essa frase não é recente e já foi colocada na boca de diversas pessoas. Alguns sites a atribuem ao ex-jogador português João Pinto, quando falava de seu clube de futebol.

Ela também foi atribuída ao general-presidente Costa e Silva, mas não encontramos comprovação disso.

Nesse site há algumas teorias sobre a suposta origem dessa frase, mas o mais provável é que ela seja uma variação de uma citação em francês, cunhada pelo primeiro presidente da Costa do Marfim Félix Houphouët-Boigny.

Uma de suas citações teria sido:

“Nous étions au bord d’un gouffre, nous avons fait un grand pas en avant…” (Nós estávamos à beira de um precipício, mas conseguimos dar um passo à frente).

Conclusão

Não encontramos nada que comprove que o presidente Jair Bolsonaro tenha dito que deu um passo à frente na beira do abismo!

Continue lendo
26 Comentários

26 Comments

  1. Maria

    17 de outubro de 2019 em 11:17

    Colar textos em cima de imagens foi uma das primeiras coisas que aprendi por contra própria quando tomei contato com computadores. Há o Gimp para Linux, PhotoShop da Adobe e até mesmo programas simples como o Paint da Microsoft. O usuário leigo não é obrigado a saber disso, ENTRETANTO, ele deveria saber e/ou procurar saber que NÃO DÁ PARA ACREDITAR EM TUDO QUE APARECE NA INTERNET! Papel, imagens, vídeos etc ACEITAM TUDO e falar, até PAPAGAIO FALA! 😐 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  2. Otaviano Leite

    17 de outubro de 2019 em 11:25

    Ele já disse isso varias vezes e não precisa provar isso a ninguém, pois todos nós sabemos que a esquerda roubou e acabou com o Brasil. Isso não é novidade pra ninguém. Essa pag esta perdendo a credibilidade com essas matérias esquerdistas.Já to achando que tem um dedo da esquerda aqui também, isso aqui ta parecendo a GloboLixo!

    • Gilmar Lopes

      17 de outubro de 2019 em 12:12

      Como é que é?
      Dá pra ver que o Otaviano não leu uma linha sequer do que escrevemos no artigo!

      • Rodrigo Vilela

        17 de outubro de 2019 em 13:27

        Gilmar, não pode esquecer de, todas as noites, pedir paciência a ele, hein? Hahahahahahaha…

        • Gilmar Lopes

          17 de outubro de 2019 em 14:09

          Tô acostumado já!

      • Adriano Antunes

        17 de outubro de 2019 em 13:27

        Cuidado Gilmar assim você vai para Venezuela, Cuba ou no mínimo no Projac . Kkkkkkkkk

        • Gilmar Lopes

          17 de outubro de 2019 em 14:08

          kkkkkkkkk as 3 opções são boas!

        • Sidnei

          18 de outubro de 2019 em 6:53

          Uma coisa que eu andei percebendo é que se o Marco Faustino escrever o manifesto comunista no site, nem assim o pessoal vem encher tanto o saco.

          Mas se o Gilmar escrever “A”, já mandam para Cuba.

          Gilmar ta precisando pegar um pouco desse mel do Faustino. Kkkkk

      • Cesar Crash

        19 de outubro de 2019 em 14:59

        Eu acho que ele leu. Ele está se doendo por que, pra ele, você deveria dizer que sim, a esquerda deixou o Brasil na beira do abismo e sim, Bolsonaro deu um passo à frente. Ele entende o que é estar à beira de um abismo, entende o que é dar um passo à frente, mas não consegue juntar as duas coisas e concluir o que aconteceria.
        https://www.youtube.com/watch?v=D0uUF3mK7Xk

    • Maria

      17 de outubro de 2019 em 12:42

      @Otaviano Leite , bom, você pode POSTAR O LINK DE FONTES FIDEDIGNAS do Bolsonaro dizendo isso daí (de preferência um vídeo com o áudio dele falando). E depois, não é culpa do E-Farsas se vocês da Direita e Extrema Direita são CAMPEÕES EM CRIAR/ESPALHAR FAKE NEWS, isso não é novidade pra ninguém (copiando a sua frase). 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

      • Gilmar Lopes

        17 de outubro de 2019 em 14:10

        Nem dá palco pra comentários como esse, Maria! Dá pra perceber que ele não leu mais do que o título do artigo, não podemos esperar que ele vá ler esses comentários!

    • Paulo Antunes

      17 de outubro de 2019 em 14:46

      Achei maneiro que o Otaviano nem percebeu que, ao defender que o Bolsonaro tenha realmente dito isto, esta chamando o mesmo de idiota… porque se tu der um passo pra frente na beira da porra de um abismo, o que vai acontecer? Sair voando? Será que até desmentir as prováveis imbecilidades presidenciais virou coisa de esquerdista? Inteligência e capacidade de interpretar texto é exclusivo da esquerda tbm? Cara, vcs se queimam sozinhos.

      • Gilmar Lopes

        17 de outubro de 2019 em 15:06

        Nem precisa de oposição, né? 🙂

    • ALEXANDRE DO NASCIMENTO MENDES

      17 de outubro de 2019 em 15:36

      quer dizer que qualquer oposição a algo que supostamente o rpesidente disse não pode ser levada em conta. então tudoo que aparecer na midia atribuida a ele já é verdade? onde foi na materia do e farsas foi feita alguma apologia a esquerda? mostre nos

    • Guilherme

      17 de outubro de 2019 em 20:14

      Pqp falou no “salvador da pátria”, o sangue no olho começa a embaçar as vistas!

      Ou não leu o artigo ou não entendeu a piada e o motivo de a montagem ser esquerdista neste contexto!

    • ALFREDO AUGUSTO GONZALEZ

      18 de outubro de 2019 em 0:56

      Mongou aí, Otaviano?

    • Lucho

      27 de outubro de 2019 em 15:24

      MAS É MUITO BURRRO!!!!

      Sim. Escrevi em caixa-alta pois eu estava realmente gritando quando escrevi isso.

  3. Flavio Steffen

    17 de outubro de 2019 em 12:42

    Até onde me lembro, essa afirmação faz parte de uma tirada humorística do começo dos anos 1970, em relação aos lemas de merketing dos governos da época.
    Do governo Castelo Branco: “O país estava à beira do abismo”.
    Costa e Silva: “O país deu um passo à frente”>
    Medici: “Ninguém segura esta país”
    A tira da continuava: “Se o país estava à beira do abismo e deu um passo à frente, não era possível segurá-lo”
    Depois soltaram o lema “O Brasil é feito por nós”: um gaiato saiu-se com esta: “Ressucita Alexandre Magno”>

  4. Paulo Berilli

    17 de outubro de 2019 em 16:36

    Concordo plenamente com Flavio Steffen. Era um pre adolescente quando vi estes comentários ainda no governo militar em que cada um em seu governo tina o seu jargão ou frase de efeito mas, quando colocadas em sequencia davam este efeito hilário

  5. FABIO

    17 de outubro de 2019 em 23:30

    O Bolsonararo NUNCA, JAMAIS superará a Dilma e suas frases antológicas, como as dita na Onu “estocar vento” …rindo ate hoje kkkkkkkkkkk

    • Richard Zimmermann

      18 de outubro de 2019 em 13:49

      Porque fora do contexto, “estocar vento” não faz sentido. Mas esquece-se o sujeito ao repetir que ela se referia justamente a essa dificuldade técnica na geração eólica, como estocar essa energia produzida. Mas tirar onde é muito mais legal, né? Agora me manda pra Cuba, lindas praias.

    • Cesar Crash

      19 de outubro de 2019 em 15:04

      Se no primeiro ano, ele já tá encostando nela, que teve um mandato e meio, ele só não passa a Dilma se não terminar o primeiro mandato.

  6. Jão

    18 de outubro de 2019 em 13:36

    Igual as fakes que elegeram o bozao e a galera caiu que nem troxa

  7. Matt

    18 de outubro de 2019 em 14:11

    Triste é pensar que é verossímil ter uma frase dessas atribuídas a ele, visto quantas bobagens ele já falou. Pensem nisso: se esse presidente fosse minimamente civilizado, ninguém acreditaria que ele disse algo assim. Mas elegemos um jegue para a presidência, então tudo é possível.

  8. Lourenço

    26 de outubro de 2019 em 18:33

    Imagino que a indústria de fakes do Bozo te de muito trabalho. Mas parabéns pela sua ética ao desmentir também fakes contra este asno. Sabemos que o caminho não é nivelar por baixo.

  9. Lucho

    27 de outubro de 2019 em 15:25

    Eu sempre ouvi essa frase vinda desse jogador de futebol.

    Mas é algo que poder-se-ia esperar também do Jair BolsoDilma.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo