Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Jean Wyllys propõe emenda para retirar a homofobia da Bíblia?

Crimes

Jean Wyllys propõe emenda para retirar a homofobia da Bíblia?

É verdade que o deputado federal Jean Wyllys propôs uma emenda para retirar trechos considerados homofóbicos da Bíblia?

A notícia apareceu na segunda quinzena de junho de 2015 e se espalhou em inúmeros sites e blogs. De acordo com o artigo, o deputado federal Jean Wyllys teria proposto uma Emenda à Bíblia para retirar trechos considerados homofóbicos dos textos sagrados. O projeto teria causado polêmica mesmo antes de sua apresentação, fazendo com que vários membros da bancada evangélica tentassem a rejeição sumária da proposta.

A notícia ainda cita trechos do próprio autor do projeto, que teria justificado a sua proposta:

“Desde o início eu sabia das reações que os setores fundamentalistas iriam protagonizar. Mas vejam vocês que até mesmo do livro do Monteiro Lobato foi extraído um trecho racista, por qual motivo não podemos fazer o mesmo com a Bíblia?”

Será que essa notícia é real?

Será que isso é verdadeiro ou falso?

jeanwillian

Para tentar elucidar esse assunto, basta uma rápida busca no Google e percebermos que todos os sites e blogs que publicaram a tal notícia apenas copiaram o mesmo texto, com poucas (ou nenhuma) mudanças. Todo mundo republicando o boato sem citar fontes ou links que validem a reportagem.

No site da Câmara dos Deputados não há nenhuma menção sobre a tal proposta. Igualmente, nada é citado no site oficial do deputado Jean Wyllys.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Em seu perfil oficial no Facebook, o deputado esclarece, de forma bem-humorada, que tudo não passou mais um boato envolvendo o seu nome, mas que muita gente acabou acreditando:

face_jean_wylys

Origem

A notícia falsa surgiu de uma publicação no blog humorístico Joselito Muller e logo se espalhou – como se fosse real – em sites e blogs evangélicos, como o Grito de Alerta, o Revista Gospel e o Portal Proeves.

Já mostramos aqui no E-farsas outras notícias falsas inventadas pelo humorista Joselito Muller como aquela que dizia que Suzane Richthofen iria apresentar um programa infantil na Rede Globo, ou a que afirmava que o Ministério da Cultura teria gastado 4 milhões para criar o Memorial do Funk ou a que o Senado teria aprovado a criação da Bolsa Prostituição.

No próprio blog do Joselito Muller há textos avisando que nada do que é publicado lá deve ser levado a sério. Coisa que muita gente não faz.

Conclusão

Não foi proposto nenhum projeto de emenda na Bílblia por parte do deputado Jean Wyllys. A notícia foi uma brincadeira criada por um site humorístico.

Continue lendo
40 Comentários

40 Comments

  1. Jailda

    16 de junho de 2015 em 22:18

    O cara é um louco, mas desta vez ñ fez nada.
    Era só zoeira. Quem caiu?

    • jORGE

      20 de abril de 2016 em 11:06

      quero ver se ele é capaz de mandar mudar o Alcorão ! no minimo será decapitado o que faria bem a muitos. INSANO !!!!!!

  2. Pedro Lucio Ribeiro

    17 de junho de 2015 em 6:19

    Só faltou o principal na pesquisa do e-Farsas: qual Livro da Bíblia isto está estipulado? O Livro de Enoch foi retirado da Bíblia pelos eclesiáticos e agora é classificado como “texto apócrifo”. Por causa disto, muito pastor de fundo de garagem está afirmando que Cain casou-se com suas irmãs sem saber da explicação no Livro de Enoch (Cain foi expulso do Paraíso e foi viver em outra tribo (!) onde tornou-se pai. Casamento não existia…

    • Observador Perspicaz

      17 de junho de 2015 em 11:55

      Tanto o livro de Enoque, como outros livros considerados “apócrifos”, foram escritos em uma data tardia em comparação com outros livros que são considerados canônicos. Além disso, tais livros contradizem sobremaneira os livros canônicos, além de tentar preencher algumas lacunas, isto é, tentam fornecer pormenores de relatos bíblicos que não são pormenorizados e explanam a respeito de personagens que são pouco citados nas Escrituras canônicas. O cânon das Escrituras Hebraicas (o chamado “Velho Testamento”) já estava compilado no V século AEC (embora existam divergências entre os críticos que endossam a chamada “teoria documentária” e o conceito judaico, isto é, a “tradição judaica”). Prova disso se encontra nas Escrituras Gregas (o chamado “Novo Testamento”), quando o próprio Jesus Cristo citou as Escrituras hebraicas, conforme a divisão judaica, em Lucas 24:44 (a Lei, os Profetas e os Salmos, isto é, os Escritos). O cânon judaico não contém o livro de Enoque, nem outros livros apócrifos ou deuterocanônicos. Portanto, Jesus citou a divisão judaica dos 39 livros que compõem as Escrituras Hebraicas nas Bíblias atuais, embora no Judaísmo tais livros somem 22 ou 24, devido a junção de dois ou mais livros (Por exemplo, a coleção dos “profetas menores” engloba 12 livros como se fossem apenas 1). A relevância de se considerar o conceito judaico a respeito desse assunto se encontra em Romanos 3:1, 2. Devemos ser cautelosos quanto ao tema (apócrifos e Escrituras canônicas). Embora a Arqueologia e outras Ciências têm descoberto vários documentos antigos não podemos considerá-los como uma resposta definitiva quanto às nossas ideias preconcebidas a respeito da Bíblia e sua autenticidade. O correto é examinarmos todas as alegações e, principalmente, conhecermos o “livro” que está constantemente em “julgamento”. Abração.

      • allan

        16 de setembro de 2015 em 13:41

        voce nao sabe de nada ronald…
        deuses e etes kkkkkkk
        leia a biblia,la em exedo 20 diz nao teras outros deuses diante de mim,nem o adoraras e daras culto.porque eu sou o senhor teu deus criador dos ceus e da terra…compreende ronald….

        etes deuses kkkkkkkkkk ava tava nem com vontade de rir

      • roberto da silva rocha

        1 de julho de 2016 em 11:40

        +Observador Perspicaz Existe uma enorme confusão sobre a pertinência do Velho Testamento ser não cristão. Embora os apóstolos se refiram a ele, não existe nenhuma citação dos nomes de Jesus ou de Cristo nele. Ademais, quando Pôncio Pilatus lavou as mãos no julgamento de Jesus Cristo o fez porque quem exigiu a crucificação de Jesus fora a sinagoga porque o judaísmo não aceitou nem aceita o Messias com o verdadeiro filho de Deus, Jesus foi morto por ser um impostor da Sinagoga, disso nunca se arrependeram os jdeus, por isso a Europa promoveu a Inquisição contra todos os judeus. Religião: uma forma superior de inteligência.

    • jhom

      17 de junho de 2015 em 12:05

      É de dar risadas o que vc escreveu. Primeiro que Caim não foi expulso do Paraiso, quem foram expulsos foram A

    • jhom

      17 de junho de 2015 em 12:09

      É de dar risadas o que vc escreveu. Primeiro que Caim não foi expulso do Paraiso, quem foram expulsos foram Adão e Eva. E eles não tinham filhos quando isso aconteceu. E segundo que quem disse que Caim casou-se com suas irmas foi a bíblia e não pastores de fundo de quintal como vc disse. E como vc pode dizer que não existia casamento

      • Jessé

        17 de junho de 2015 em 12:45

        A bíblia não afirma que Caim se casou com sua irmã.

        Gên 4:17 Conheceu Caim a sua mulher, a qual concebeu, e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade, e lhe deu o nome do filho, Enoque.

        De certo não podemos afirmar o grau de parentesco entre Caim e Sua esposa, pois a bíblia não é clara nisso.

        Mas de uma coisa podemos ter certeza, de que ele realmente se casou com um parente, podendo ser sua irmã, sua prima, sua tia, sua sobrinha ou até mesmo uma filha ou neta das mencionadas anteriormente.

        “pois a bíblia tbém não nos diz quanto tempo se passou desde sua expulsão da casa da Adão e a união com sua esposa. Sabemos que a média de vida era alta (800 anos ou mais), pode ser que tenham se passado várias gerações até que Caim escolhesse sua esposa.”

        • Observador Perspicaz

          17 de junho de 2015 em 15:53

          Quando fiz o comentário abaixo o seu ainda não tinha sido postado pelos moderadores do site. Concordo com você em parte. Realmente a Bíblia não é direta com relação a esse assunto, embora possamos “deduzir” algumas possibilidades. Acredito que você cometeu um erro ao dizer que Caim poderia ter se casado com uma “tia”. Quem era a “tia” de Caim, se de acordo com a Bíblia, os primeiros humanos foram Adão e Eva, pais de Caim? Parabéns pelos seus comentários. São bem mais instrutivos do que muitos comentários que lemos neste site e em outros. Abraço.

          • Jessé

            18 de junho de 2015 em 12:46

            Realmente me equivoquei ao dizer que poderia ser sua tia, pois para isso acontecer Adão e Eva teriam de ter uma irmã…. Obrigado pela correção Observador Perspicaz.

            Levando em conta esse mesmo fato de que Adão e Eva não teriam Pais nem irmãos, também me equivoquei ao dizer que Caim poderia ter se casado com uma prima, pois já que Adão e Eva não tem irmãos, logo Caim não teria primas também.

            Então ficaram somente as opções dele ter se casado com uma irmã, com uma sobrinha ou com alguma descendente dessas duas possibilidades.

            Obrigado pela correção, Abraço.

      • Observador Perspicaz

        17 de junho de 2015 em 13:19

        A Bíblia não afirma diretamente que Caim casou com uma de suas irmãs. Podemos unicamente “deduzir” isso a partir de Gênesis 5:4, onde o texto bíblico diz que Adão foi pai de filhos e de “filhas”. Como não havia nenhuma outra família humana na Terra (conforme o relato de Gênesis), “deduzimos” que Caim casou com uma de suas irmãs ou com uma sobrinha. Portanto, não podemos dogmatizar o assunto.

    • Jessé

      17 de junho de 2015 em 12:32

      Não entendi, Caim foi expulso do Paraíso?

      Acredito que quando Caim e Abel tenham nascido, o casal Adão e Eva já não estavam mais no paraíso. De acordo com a cronologia bíblica, Adão e Eva foram expulsos do paraíso logo após comerem do fruto. Caim e Abel ainda não eram nascidos. E quando Caim matou Abel já era adulto. Caim era Agricultor e Abel Criador de ovelhas.

      E com relação a casamento já existia sim, o primeiro casamento já foi considerado na união entre Adão e Eva. Genesis 2:23-24.

      É claro que no caso de Adão e Eva não tinha um papel para assinar um casamento em cartório civil perante um juiz, não tinha um padre ou pastor realizando a cerimônia, não tinha padrinhos, buquê de flores, vestido de noiva, banda pra animar o casamento. Mas o fato de terem se unido de forma simples e sem formalidades cerimoniais perante Deus não podemos considerar que Adão e Eva não eram casados.

  3. Fabio

    17 de junho de 2015 em 10:17

    Querer alterar a bíblia? Quem ele acha que é? Constantino, o Grande? Huhauhauhahau
    Enfim, pra cair nessas, os crentes caem em qualquer boato da internet!

  4. Juca Silva

    17 de junho de 2015 em 10:36

    Sou o velho leitor do E-farsas, sempre elogiando e/ou criticando as matérias, mas jamais deixando de exercitar meu senso crítico. Minha indignação não vai contra o site, pois o mesmo foi neutro (como creio que deva sempre ser) no esclarecimento dos “fatos”. No entanto há muito preconceito por parte dos leitores em seus comentários.Concordo que “notícias” são espalhadas pela rede sem o devido cuidado, porém a origem do boato não está relacionada aos movimentos evangélicos, católicos ou qualquer grupo religioso que creia na Bíblia e sim em um site humorístico, e obviamente havia um intensão nisso, pois não existe ação neutra. Pessoas sem bom senso estão presente em todas os setores da sociedade, não é exclusividade de grupos religiosos (evangélicos especificamente), qualquer pessoa que tenha o mínimo de conhecimento antropológico sabe disso. O comentário do Léo U. Hull: ” a cinco anos os evangélicos não eram nada” (a propósito o “a” nessa frase deveria ser grafado com h “há” cinco anos pois indica tempo passado) só mostra desconhecimento histórico, ao longo da história do Brasil esse grupo religioso foi responsável por construção de escolas, hospitais, orfanatos entre outras obras sociais. Como um grupo religioso com esse tipo de atuação não era nada há cinco anos? Aprendi que quem acusa tem o dever de apresentar as provas. Então, como ele mesmo propõe, mais responsabilidade ao postar coisas em sites e blogs, e aqui é minha sugestão: menos preconceitos nos comentários.

    • Marcos

      19 de junho de 2015 em 9:45

      Concordo totalmente. Nessa hora o pessoal esquece daquela notícia falsa de que a IURD estava criando um exército. Os anti-religiosos caíram que nem patinhos e agora o mesmo pessoal vem dizer que os evangélicos são burros por acreditarem em notícia falsa.

      Que fique claro de uma vez por todas: burrice não faz distinção de religião, raça e nem sexo. Se você se acha mais inteligente do que os outros por algum desses motivos, então é o candidato perfeito para acreditar na próxima notícia falsa.

  5. Jean

    19 de junho de 2015 em 23:13

    Primeiro, a Bíblia ñ faz declarações homofóbicas, ele apenas denuncia o pecado e perversão dos homens, e a homossexualidade é tanto pecado qto um juízo de Deus à nação que além de aceitar também pratica e estimula esse pecado.
    Segundo, a Bíblia já está sendo alterada nas suas traduções atuais, ñ precisa tirar nada para diminuir à verdade nela contida, porque os modernos tradutores críticos que são simpatizantes destes atos, apóstatas e falsos cristãos tem aliviado o peso das palavras que referem-se a esses pecados, por exemplo, nas traduções antigas esse pecado era traduzido como sodomita e efeminado, atualmente já traduzem como homossexuais ativos e passivos.

    Qro saber se o E-farsas ñ vai desvendar o caso da menina apedrejada por supostos evangélicos no RJ, acho q difícil isso pq esse site deve ser de algum neo-ateu modinha bebedor de toddynho kkk

    • Gilmar Lopes

      20 de junho de 2015 em 10:19

      Esse site deve ser neo-ateu modinha bebedor de toddynho desde 2002. Deve ser uma moda passageira e logo logo esse site vai acabar!

      • Jean

        20 de junho de 2015 em 12:35

        Apenas fiz umcomentário, pq acho estranho q qdo envolve cristãos, se é pra difamá-los ou ridicularizá-los o site publica, agora qdo é para defendê-los de uma notícia caluniosa como é o caso daquela menina no RJ, ficam em silêncio.

        E é neo- ateu modinha sim, só pq existe desde 2002 ñ signfica q ñ tenha atitudes como tal!

        Muitas publicações aqui são contra cristãos.

      • Jean

        20 de junho de 2015 em 17:29

        Só pq existe desde 2002 ñ significa q ñ seja neo-ateu. Vlw toddynho kkk

        • Gilmar Lopes

          21 de junho de 2015 em 3:01

          Ok! Quanto a isso tudo bem.
          Eu estava me referindo a fato de ser “modinha” ou algo de momento sendo que o site existe desde 2002.

  6. Jean

    20 de junho de 2015 em 12:43

    Matérias assimsó têm um objetivo: servir de cabide pra toddynho xingar os cristãos.

  7. Ronaldo

    21 de junho de 2015 em 21:24

    O governo oculto do mundo(deuses, etês e espíritos negativos), estão adorando esse debate tolo, pois foram eles q criaram essas dualidades de bem e mal, preto e branco, religioso e ateu, hétero e homo etc… pra os humanos se confrontarem, se matarem e se destruírem e eles se alimentarem das energias q exalam da aura humana, geradas por conflitos, violência, guerras e mortes. ” Eles” se alimentam das energias humanas como os humanos se alimentam de animais e vegetais. Acordem , gente ! não alimentem o “diabo ” !

    • leandro

      23 de junho de 2015 em 3:32

      Jesuuuussss dos céus… é sério msm ou ta de zueira?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. Anjo Uriel

    10 de julho de 2015 em 22:33

    Esta escrito na Bíblia Sagrada em Apocalipse 22 nos versículos a seguir:

    “18 Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro;
    19 e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro.”

    Seja quem for contra o que esta escrito nessas Palavras independente de Religião, credo ou rito Juiz de alto escalão e ate mesmo o Presidente da Republica serão condenados…

  9. geraldo ventura

    24 de julho de 2015 em 15:12

    tenho pena do sr jean.

  10. geraldo ventura

    24 de julho de 2015 em 15:17

    gostaria de participar,

  11. Jomam

    13 de fevereiro de 2016 em 17:22

    Gostei da ideia.

  12. jonathan

    23 de maio de 2016 em 13:06

    Deixa ele!
    Em Ap 22, 18-19: “ Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e se alguém tirar qualquer cousa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa das cousas que se acham escritas neste livro”.

    • Eu™

      23 de maio de 2016 em 14:37

      Grandes merdas tudo isso aí.

  13. Pingback: NPC 63 - Fontes de informação na Internet | Na Porteira Cast

  14. Oculto

    22 de junho de 2016 em 13:27

    Se a notícia é falsa ou não, isso não me importa, só o fato de passar algo desse tipo na mente de uma pessoa dessas já é uma ofensa à DEUS, se a bíblia dia que homossexualidade e abominável aos olho de DEUS, aceite e mude e passa PERDÃO a DEUS.
    tenho minha BÍBLIA e nada nem ninguém vai mudar ela, e eu jamais compraria uma Bíblia dizendo qui ser gay é bom ou certo.
    Respeito mas aceito e não vou mudar.

    • Eu™

      22 de junho de 2016 em 14:08

      Ué, é Oculto ou Valeria? Se decida! Oculto de dia e Valéria à noite? Nome de guerra? TRAVECONA!

      KKK

  15. Valeria amo a DEUS sobre todas as coisas.

    22 de junho de 2016 em 13:33

    Se a notícia é falsa ou não, isso não me importa, só o fato de passar algo desse tipo na mente de uma pessoa dessas já é uma ofensa à DEUS, se a bíblia dia que homossexualidade e abominável aos olho de DEUS, aceite e mude e passa PERDÃO a DEUS.
    tenho minha BÍBLIA e nada nem ninguém vai mudar ela, e eu jamais compraria uma Bíblia dizendo qui ser gay é bom ou certo.
    Respeito mas NAO aceito e não vou mudar.

    • Eu™

      22 de junho de 2016 em 14:08

      Errou de site, colega chorona. O site do MANICÔMIO é outro.

      E não importa se a notícia é falsa? Então você gosta de ser enganada? Bom, deve gostar, já que acredita em contos de fadas, né?

  16. roberto

    9 de outubro de 2016 em 16:18

    Jean Wyllis, não existe homofobia na Bíblia, ela diz que a libertinagem é uma maldição ou abominação isso é uma orientação, mais enquanto tiveres vida, tu terás o seu livre-o arbítrio andar de acordo da carne ou do espírito santo, é só isso.

  17. karmichel

    23 de outubro de 2016 em 17:22

    …Lá vem o vírus refrigerado, novamente vomitando suas ideias aberrantes e depravadas…

  18. plano de deus para salvação

    27 de outubro de 2016 em 11:51

    Muito bom, excelente.

  19. Fabio Mesquita

    11 de julho de 2017 em 22:35

    A bíblia já é um patrimônio da humanidade e a palavra amor é que sempre prevalecera.

    Abraços

    • Eu™

      12 de julho de 2017 em 16:20

      Grandes merdas.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo