Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Mansão do Bolsonaro X Mansão do Lula! Essa comparação é verdadeira?

Construções

Mansão do Bolsonaro X Mansão do Lula! Essa comparação é verdadeira?

Imagens mostram as diferenças entre a suposta mansão do deputado Jair Bolsonaro e a mansão do ex-presidente Lula! Essas comparações são verdadeiras?

As fotos começaram a se espalhar nas redes sociais na segunda semana de janeiro de 2018 e comparam a casa do deputado federal Jair Bolsonaro em Angra dos Reis (RJ) com casarões que seriam do ex-presidente Lula. O meme espalhado em tom de ironia mostra que a casa (supostamente chamada de “mansão” pelo jornal Folha de São Paulo) de Bolsonaro seria infinitamente mais simples do que a mansão comprada por Lula a custa de corrupção.

Será que essas imagens são reais?

Reprodução/Facebook

Verdade ou farsa?

No dia 07 de janeiro de 2018, uma reportagem a respeito do patrimônio da família Bolsonaro foi publicada no jornal Folha de São Paulo. A matéria questiona o suposto aumento no número de imóveis em nome do deputado federal e de seus filhos.

Perceba que a reportagem não fala em mansões em nenhum momento, mas mesmo assim o deputado fez questão de se defender, mostrando que uma casa que está em seu nome em Angra dos Reis é aparentemente simples.

A única menção a Angra dos Reis na reportagem da Folha de São Paulo é feita quando a Folha mostra o que o próprio deputado declarou em seu imposto de renda, como um terreno em Angra:

Portanto, a imagem que mostra uma das casas do deputado federal, em Angra, é real.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Quanto à foto da mansão que seria do ex-presidente Lula, essa informação é falsa! O casarão mostrado é, na verdade, o prédio central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), que fica em Piracicaba (SP). Já desmentimos aqui no E-farsas uma fake news antiga que atribuía esse mesmo prédio ao filho do ex-presidente Lula.

Variações

Como se não bastasse esse hoax, outras montagens com o mesmo teor começaram a circular na mesma ocasião, cada uma mostrando uma mansão diferente em nome do Lula. Como podemos ver a seguir:

A foto da mansão usada nessa montagem circula pela web desde 2009 e não é uma propriedade do Lula. Veja ela aqui, em uma publicação feita em 2011.

Essa montagem afirmando que uma ilha inteira é da família Lula também é falsa. O local da foto é, na verdade, a Ilha do Curupu (Maranhão) e é de propriedade da família Sarney.

Conclusão

O sobrado simples está em nome do deputado federal Jair Bolsonaro. As fotos de mansões atribuídas ao ex-presidente Lula foram tiradas de sites de imobiliárias.  

Continue lendo
13 Comentários

13 Comments

  1. Nome Sobrenome

    10 de abril de 2018 em 16:02

    Esses caras não sabem nem fazer campanha, precisam mesmo apelar pra fake news? Pq não fazem uma comparação da “mansão” do Bolsonaro em Angra com o real Triplex que o Lula financiou pra ele por corrupção?

  2. Rupert

    17 de abril de 2018 em 9:44

    a foto do Lula dentro da cadeia é falsa kkkkkkkkkkkk esses pessoal de esquerda é uma comédia

    • Alice

      1 de julho de 2018 em 17:12

      São uma verdadeira comédia mesmo ! E o E-farsas ta passando vergonha ! kkk Pois pode não ser exatamente a imagem acima, no entanto, o mesmo está preso por ocultação de bens ! Isso inclui a fazenda, o Triplex e, várias outras sujeiras ! kkkkkkkk

  3. Fatima Araujo

    2 de junho de 2018 em 12:38

    Bolsonario Vs Lula

  4. Everton

    13 de junho de 2018 em 10:11

    Independente se o Bolsonaro possui ou não uma “mansão” em Angra dos Reis, o sobrado q se encontra em seu nome no local não é tão humilde assim (além disso, é importante lembrar q ele está localizado em um lugar privilegiado no estado do RJ), porém, o povo brasileiro q adora uma falácia ao estilo “tu quoque” acaba acreditando q o Lula é pior do q o Bolsonaro só pq a mansão q este tem é maior q o do segundo. Gente, não importa quem tem a moradia maior, se estas foram compradas de maneira desonestas, tanto o ex-presidente quanto o deputado tem que ser considerados como pessoas de reputação questionável e não merecedores do nosso voto durante as eleições!!!

    • Leo Saint

      21 de janeiro de 2019 em 9:17

      pois é, eles vem com a justificativa de “o meu candidato roubou menos” pqp

  5. Tatiara

    11 de setembro de 2018 em 9:27

    A gente percebe que não vale a pena consultar mais o e-farsas quando vê o site “investigando” a veracidade de um…. MEME!
    É o fim! Tomaram partido, e claramente na mesma direção das da mídia que faz malabarismos pra tentar manchar a imagem do Bolsonaro. Não aprenderam nada com as eleições de 2016 nos EUA…
    Só lamento

    • Gilmar Lopes

      11 de setembro de 2018 em 9:35

      O que você sugere? Seria bom eu fazer uma enquete antes perguntando para os leitores o que é e o que não é pra eu pesquisar?
      Você quer montar um conselho administrativo para decidir, juntamente com um corpo de jurados, o que o E-farsas deve pesquisar?
      Entenda que o E-farsas sempre trabalhou em cima da demanda, ou seja, a partir dos pedidos dos leitores. Quanto mais pedem sobre determinado assunto, é pra lá que a gente vai. Se estão falando do Bolsonaro, somos “obrigados” a pesquisar a respeito de boatos envolvendo ele.
      Note que ninguém “perde tempo” inventando fake news daqueles que estão lá no final das pesquisas porque isso não dá clique. O mesmo ocorreu nos Estados Unidos, quando os boateiros online perceberam que inventar fake news do Trump dava mais cliques do que sobre a Hillary Clinton!

  6. meyriem

    13 de novembro de 2018 em 10:55

    Eu quero comprar a usp em piracicaba, será que o lulinha vende?

  7. David

    17 de janeiro de 2019 em 8:07

    E-farsas morreu mesmo: desmascarando meme!!!
    Mas não é de se admirar, pois em absolutamente todos os lugares aonde o comunismo entrou, só houve falencia etica, cultural e moral: Rússia, Cuba, Coreia, Venezuela, Brasil… Portanto, não seria diferente com um mero site como este.
    Adeus e-farsas!

    • Gilmar Lopes

      17 de janeiro de 2019 em 9:47

      Nossa! Publicamos o artigo em janeiro de 2018 e só agora que o sujeito foi reclamar… Tá atrasado, hein?

      • Rod

        6 de maio de 2019 em 18:02

        Pra não dizer retardado. kkkkk

  8. Rodrigo

    6 de maio de 2019 em 18:01

    Acho que o pessoal do mito deve chamar e-farsas de comunista só por causa das verdades publicadas. Esse pessoal fala mal dos petistas como se apenas eles fossem retardados, sendo que são igualmente ou, piores que seus inimigos. Enfim, esperar o quê desse outro gado?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo