Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Mansão do Bolsonaro X Mansão do Lula! Essa comparação é verdadeira?

Construções

Mansão do Bolsonaro X Mansão do Lula! Essa comparação é verdadeira?

Imagens mostram as diferenças entre a suposta mansão do deputado Jair Bolsonaro e a mansão do ex-presidente Lula! Essas comparações são verdadeiras?

As fotos começaram a se espalhar nas redes sociais na segunda semana de janeiro de 2018 e comparam a casa do deputado federal Jair Bolsonaro em Angra dos Reis (RJ) com casarões que seriam do ex-presidente Lula. O meme espalhado em tom de ironia mostra que a casa (supostamente chamada de “mansão” pelo jornal Folha de São Paulo) de Bolsonaro seria infinitamente mais simples do que a mansão comprada por Lula a custa de corrupção.

Será que essas imagens são reais?

Reprodução/Facebook

Verdade ou farsa?

No dia 07 de janeiro de 2018, uma reportagem a respeito do patrimônio da família Bolsonaro foi publicada no jornal Folha de São Paulo. A matéria questiona o suposto aumento no número de imóveis em nome do deputado federal e de seus filhos.

Perceba que a reportagem não fala em mansões em nenhum momento, mas mesmo assim o deputado fez questão de se defender, mostrando que uma casa que está em seu nome em Angra dos Reis é aparentemente simples.

A única menção a Angra dos Reis na reportagem da Folha de São Paulo é feita quando a Folha mostra o que o próprio deputado declarou em seu imposto de renda, como um terreno em Angra:

Portanto, a imagem que mostra uma das casas do deputado federal, em Angra, é real.

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Quanto à foto da mansão que seria do ex-presidente Lula, essa informação é falsa! O casarão mostrado é, na verdade, o prédio central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), que fica em Piracicaba (SP). Já desmentimos aqui no E-farsas uma fake news antiga que atribuía esse mesmo prédio ao filho do ex-presidente Lula.

Variações

Como se não bastasse esse hoax, outras montagens com o mesmo teor começaram a circular na mesma ocasião, cada uma mostrando uma mansão diferente em nome do Lula. Como podemos ver a seguir:

A foto da mansão usada nessa montagem circula pela web desde 2009 e não é uma propriedade do Lula. Veja ela aqui, em uma publicação feita em 2011.

Essa montagem afirmando que uma ilha inteira é da família Lula também é falsa. O local da foto é, na verdade, a Ilha do Curupu (Maranhão) e é de propriedade da família Sarney.

Conclusão

O sobrado simples está em nome do deputado federal Jair Bolsonaro. As fotos de mansões atribuídas ao ex-presidente Lula foram tiradas de sites de imobiliárias.  

Continue lendo
8 Comentários

Comente

8 Comments

  1. Nome Sobrenome

    10 de abril de 2018 em 16:02

    Esses caras não sabem nem fazer campanha, precisam mesmo apelar pra fake news? Pq não fazem uma comparação da “mansão” do Bolsonaro em Angra com o real Triplex que o Lula financiou pra ele por corrupção?

  2. Rupert

    17 de abril de 2018 em 9:44

    a foto do Lula dentro da cadeia é falsa kkkkkkkkkkkk esses pessoal de esquerda é uma comédia

    • Alice

      1 de julho de 2018 em 17:12

      São uma verdadeira comédia mesmo ! E o E-farsas ta passando vergonha ! kkk Pois pode não ser exatamente a imagem acima, no entanto, o mesmo está preso por ocultação de bens ! Isso inclui a fazenda, o Triplex e, várias outras sujeiras ! kkkkkkkk

  3. Fatima Araujo

    2 de junho de 2018 em 12:38

    Bolsonario Vs Lula

  4. Everton

    13 de junho de 2018 em 10:11

    Independente se o Bolsonaro possui ou não uma “mansão” em Angra dos Reis, o sobrado q se encontra em seu nome no local não é tão humilde assim (além disso, é importante lembrar q ele está localizado em um lugar privilegiado no estado do RJ), porém, o povo brasileiro q adora uma falácia ao estilo “tu quoque” acaba acreditando q o Lula é pior do q o Bolsonaro só pq a mansão q este tem é maior q o do segundo. Gente, não importa quem tem a moradia maior, se estas foram compradas de maneira desonestas, tanto o ex-presidente quanto o deputado tem que ser considerados como pessoas de reputação questionável e não merecedores do nosso voto durante as eleições!!!

  5. Tatiara

    11 de setembro de 2018 em 9:27

    A gente percebe que não vale a pena consultar mais o e-farsas quando vê o site “investigando” a veracidade de um…. MEME!
    É o fim! Tomaram partido, e claramente na mesma direção das da mídia que faz malabarismos pra tentar manchar a imagem do Bolsonaro. Não aprenderam nada com as eleições de 2016 nos EUA…
    Só lamento

    • Gilmar Lopes

      11 de setembro de 2018 em 9:35

      O que você sugere? Seria bom eu fazer uma enquete antes perguntando para os leitores o que é e o que não é pra eu pesquisar?
      Você quer montar um conselho administrativo para decidir, juntamente com um corpo de jurados, o que o E-farsas deve pesquisar?
      Entenda que o E-farsas sempre trabalhou em cima da demanda, ou seja, a partir dos pedidos dos leitores. Quanto mais pedem sobre determinado assunto, é pra lá que a gente vai. Se estão falando do Bolsonaro, somos “obrigados” a pesquisar a respeito de boatos envolvendo ele.
      Note que ninguém “perde tempo” inventando fake news daqueles que estão lá no final das pesquisas porque isso não dá clique. O mesmo ocorreu nos Estados Unidos, quando os boateiros online perceberam que inventar fake news do Trump dava mais cliques do que sobre a Hillary Clinton!

  6. meyriem

    13 de novembro de 2018 em 10:55

    Eu quero comprar a usp em piracicaba, será que o lulinha vende?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo