Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Os boatos mais populares de 2014 – Parte 1 (Janeiro)

E-farsas

Os boatos mais populares de 2014 – Parte 1 (Janeiro)

Relembre os maiores boatos que circularam pela web em 2014. Nessa primeira parte separamos algumas das farsas que pesquisamos aqui no E-farsas em janeiro!

Em 2014, a quantidade de boatos eletrônicos que pesquisamos e publicamos aqui no E-farsas foi muito superior à dos anos anteriores, mas alguns se destacaram por causa da repercussão que causaram. Teve boato que chegou a enganar até jornais sérios…

Relembre conosco os melhores de janeiro de 2014:

vitrine-boatos_2014

 

Criatura estranha explode numa praia do Japão

Iniciamos janeiro de 2014 desvendando a verdade por trás de um estranho animal que teria aparecido em uma praia japonesa. Ao entrar em contato com um pouco de refrigerante, a criatura explode, deixando todo mundo espantado!

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/_oPxa3C3iu0″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

A verdade é que a tal criatura era apenas um boneco que fazia parte de um curta-metragem de terror japonês! O vídeo é de 2009, mas voltou a circular em 2014.

 

Professora é presa por fazer seus alunos limparem a escola

Essa foi muito compartilhada nas redes sociais! Uma professora teria sido presa por fazer seus alunos ajudarem a limpar as pichações dos muros da sua escola, em Belo Horizonte (MG). De acordo com o texto, o pai de uma das crianças resolveu denunciar a professora por exploração do trabalho infantil e a mulher (que já é aposentada) teria sido algemada e levada de camburão à delegacia.

Professora teria sido presa em Belo Horizonte por ensinar os alunos a limparem a escola! (foto: Reprodução/Facebook)

Professora teria sido presa em Belo Horizonte por ensinar os alunos a limparem a escola! (foto: Reprodução/Facebook)

A verdade é que isso não aconteceu! Na ocasião, entramos em contato com a escola mencionada no boato e, como havíamos provado antes, o fato não ocorreu nessa escola (e em nenhuma outra instituição de ensino do Brasil). 

 

37 morreram no Colorado após legalização da maconha!

Esse boato apareceu em janeiro e afirmava que 37 usuários de maconha morreram de overdose no primeiro dia de legalização da marijuana no estado do Colorado, nos Estados Unidos. Junto com a manchete, uma foto de um usuário que supostamente teria morrido após o consumo exagerado do produto:

Primeiro dia de liberação da maconha deixa 37 mortos no estado do Colorado! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

Primeiro dia de liberação da maconha deixa 37 mortos no estado do Colorado! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook) 

A verdade é que essa notícia foi inventada por um site humorístico norte-americano chamado The Daily Currant (algo como “Diário da Groselha”), que cria notícias satíricas em cima de fatos do dia-a-dia. A foto usada na brincadeira é de uma notícia real de um jovem de 20 anos que teve parada cardíaca na calçada em frente a uma boate após o consumo da droga liquida gammahydroxybutrate. O fato trágico ocorreu em abril de 2011, em Melbourne.

 

Vídeo de acidente de montanha-russa em Orlando!

No dia 06 janeiro de 2014, uma publicação no Facebook pedia para o leitor compartilhar a notícia antes de assistir ao dramático vídeo. A primeira cena mostra uma imagem de uma montanha-russa lotada de pessoas e um dos carrinhos parece estar fora dos trilhos!

Um acidente terrível!

O sucesso do vídeo foi tão grande que seu link foi compartilhado mais de 1 milhão de vezes nas várias publicações no Facebook!

acidente_montanha_russa

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A verdade era que o link era uma brincadeira criada por um site onde o usuário pode inventar suas próprias histórias e espalhar por aí! A foto usada no suposto vídeo do acidente era só uma montagem:

acidente_compara

 

Pastor morreu ao tentar caminhar sobre as águas

A notícia de um pastor africano, que teria morrido afogado ao tentar repetir milagre bíblico de caminhar sobre as águas, apareceu no começo de janeiro de 2014. De acordo com o texto (que foi compartilhado centenas de milhares de vezes através das redes sociais), o pastor Franck Kabele teria morrido afogado após tentar provar a seus fiéis que seria capaz de reproduzir o milagre mencionado na Bíblia, no livro de Mateus (capítulo 14). Franck teria dito aos fiéis que havia recebido uma “revelação de que, se eles tivessem fé suficiente, poderiam andar sobre as águas como Jesus”, revelou uma das testemunhas.

Franck teria levado alguns de seus fieis de barco 20 minutos longe da costa, quando resolveu sair do barco e, ao pisar na água, afundou e nunca mais apareceu! O afogamento teria ocorrido numa praia de Libreville, na República do Gabão.

Reprodução da matéria de 2006 desenterrada em dezembro de 2013 pelo site de fofocas MJ Celebrity Magazine!

Reprodução da matéria publicada no site de fofocas MJ Celebrity Magazine!

A verdade é que tudo não passou de um boato que foi espalhado por um monte de jornais online! Em dezembro de 2013, um site de fofocas de celebridades europeu inventou essa história e, sem citar nenhuma fonte, conseguiu fazer com que um monte de sites “copiões” começassem a reproduzir a matéria.

 

Tinta que muda a cor do carro ao toque de um botão

O incrível vídeo circulou em janeiro e voltou a aparecer nas redes sociais em dezembro do mesmo ano! A novidade seria uma tinta especial que, a um simples toque de um botão, muda a cor do automóvel instantaneamente!

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/Tl8LWTX9Guo” frameborder=”0″ allowfullscreen]

A verdade é que o vídeo é falso e é o resultado do trabalho de um craque em efeitos especiais. O especialista em programas de edição de imagens responsável pelo filminho fez vários vídeos ensinando seus truques!

 

Pirâmides emitindo raios de luz em direção ao espaço!

Essas fotos de pirâmides soltando raios de luz para os céus surgiram na web e deixaram muita gente curiosa para saber se isso era verdade mesmo. O texto que apareceu junto com essas fotografias afirma que cientistas estariam conseguindo medir emissões de energia saindo do topo de diversas pirâmides no mundo todo e que o fato estaria ocorrendo simultaneamente!

Seria esse o prenúncio do fim do mundo?

Pirâmides estariam emitindo luzes em direção ao céu! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

Pirâmides estariam emitindo luzes em direção ao céu! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook) 

A verdade é que quem inventou essa história usou algumas imagens reais com algumas fotos falsas e jogou na web! A fotografia da pirâmide El Castillo emamando um feixe de luz é de 2009 e ficou com esse efeito por causa de uma falha no smartphone do turista que bateu a foto.

Acontece que muita gente acreditou nisso e a notícia se espalhou rapidamente, mas tudo não passou de mais uma e-farsa!

 

 

Conclusão

Essa foi apenas algumas das farsas que pesquisamos aqui no E-farsas em janeiro de 2014. Esperamos que você tenha gostado! Aguarde que faremos um resumão com a restrospectiva de todos os meses de 2014!

Continue lendo
6 Comentários

6 Comments

  1. Ryan

    20 de dezembro de 2014 em 21:31

    Já passou da hora de fazer um site adaptado pra celulares.

    • Gilmar Lopes

      21 de dezembro de 2014 em 10:19

      Acredito que sai em fevereiro uma versão adaptada pra celular! Valeu!

    • Lucho

      21 de dezembro de 2014 em 10:39

      E-farsas mobile (ou e-farsas responsivo) seria da hora.

  2. Lucho

    21 de dezembro de 2014 em 10:38

    “Aguarde que faremos um resumão com a restrospectiva de todos os meses de 2014! ”

    Nossa. Tem material para todos os meses? Dã!! Claro que tem. Graças a sociedade da (des)informação.

    • Gilmar Lopes

      21 de dezembro de 2014 em 17:34

      Eu ia fazer um resumão em um único post, mas tem muita coisa!

  3. Sebastiao

    21 de dezembro de 2014 em 17:19

    Fiquei decepcionado pela a noticia do carro camaleão ser falsa…
    Ia tirá mó onda com um carango desses… 🙁

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo