Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Os boatos mais populares de 2014 – Parte 2 (Fevereiro)

Conspirações

Os boatos mais populares de 2014 – Parte 2 (Fevereiro)

Relembre os maiores boatos que circularam pela web em 2014. Separamos agora algumas das farsas que pesquisamos aqui no E-farsas em fevereiro!

Em 2014, a quantidade de boatos eletrônicos que pesquisamos e publicamos aqui no E-farsas foi muito superior à dos anos anteriores, mas alguns se destacaram por causa da repercussão que causaram. Teve boato que chegou a enganar até jornais sérios…

Relembre conosco os melhores de fevereiro de 2014:

vitrine-boatos_2014

 

Mundial do Medo: Revista France Football reclama da Copa no Brasil

No começo de fevereiro de 2014, uma notícia se espalhou pelas redes sociais sobre uma matéria teria sido publicada em uma conceituada revista francesa especializada em futebol, onde 3 jornalistas daquele país teriam ridicularizado o Brasil e os atrasos no andamento das obras para a Copa do Mundo. O artigo ainda expunha a precariedade dos serviços de hospitais e infraestrutura do nosso país!

Algumas das publicações desse artigo tiveram mais de 45.000 compartilhamentos no Facebook. Muita gente indignada com o tom da matéria que, como é afirmado no texto, teria ocupado 12 páginas da revista France Football.

Páginas iniciais da matéria publicada na France Football mostra estádio Itaquerão em obras! (foto: Reprodução)

Páginas iniciais da matéria publicada na France Football mostra estádio Itaquerão em obras! (foto: Reprodução)

A verdade é que alguém se aproveitou do assunto “Copa do Mundo” estar em evidência para espalhar uma versão falsa de um artigo publicado na France Football. O criador do boato resolveu não apenas traduzir o artigo, como também acrescentar inúmeros parágrafos de sua cabeça e espalhou a notícia pela web. Cada blog e site que a republicou, acabou por acrescentar outros pontos e o texto que pesquisamos no E-farsas quase não tem nada do original. Quem se lembra da brincadeira do telefone-sem-fio?

 

O aplicativo Talking Angela foi hackeado por um estuprador?

Essa notícia apareceu na web tambpem em fevereiro de 2014 e pedia para os usuários do aplicativo para smartphones e tablets Talking Angela que desinstalem o software, pois estariam correndo risco de serem atacados por pedófilos!

De acordo com o texto, várias crianças que já brincaram com a gatinha Angela (personagem do game) acabaram desaparecendo, foram violentadas e/ou sequestradas. O aplicativo estaria coletando dados sobre o usuário através de perguntas feitas pela Angela e os repassa aos tarados que teriam conseguido se infiltrar no sistema do aplicativo.

Aplicativo seria fachada para pedófilos! Verdadeiro ou falso? (imagens: Reprodução/Facebook)

Aplicativo seria fachada para pedófilos! Verdadeiro ou falso? (imagens: Reprodução/Facebook)

A verdade é que O Talking Angela não foi hackeado por nenhum pedófilo. As crianças podem brincar tranquilamente com a gatinha, pois não há nenhuma evidência de que isso tenha ocorrido. De qualquer maneira, é sempre bom os pais darem aquela verificada básica, de vez em quando, no que seus filhos estão fazendo online.

 

Foto mostra milhares de mortos em uma praia da Venezuela!

A imagem apareceu na segunda quinzena de fevereiro de 2014 e mostrava o que parecia ser um monte de cadáveres nus, aparentemente jogados na areia próximo ao mar. O texto que acompanhava a fotografia afirmava que os corpos (mais de 2.000) seriam de opositores do governo venezuelano, que foram descartados em uma das praias na Venezuela pelo governo de Maduro.

A imagem chocante é essa:

Na versão acima, o autor afirma que os corpos teriam sido jogados em uma praia da Bolívia. Será? (foto: Reprodução/Facebook)

Na versão acima, o autor afirma que os corpos teriam sido jogados em uma praia da Bolívia. Será? (foto: Reprodução/Facebook)

A verdade é que essa fotografia é não tem nada a ver com as manifestações ocorridas na Venezuela. Descobrimos que essa imagem é de um fotógrafo polêmico chamado Spencer Tunick. Esse norte-americano ficou famoso por fazer suas fotos sempre com grandes aglomerados de pessoas sem roupa!

A fotografia das pessoas deitadas nuas na praia foi feita em 2009 na praia de Montauk, em Long Island (Nova York – EUA) e contou com a colaboração de 300 voluntários. O boato foi inventado por uma página humorística brasileira!

 

Será que o miojo contém uma cera que causa câncer?

O alerta se espalhou pelas redes sociais e em diversos sites e blogs em fevereiro e alertava para o perigo do consumo do macarrão instantâneo (Miojo, Nissin e outras marcas) que, por conter uma cera em sua composição, poderia causar câncer em quem o consume. A tal cera, de acordo com o texto, seria a mesma usada na fabricação de caixas de isopor e utilizada pelos fabricantes de macarrão instantâneo para que alimento não grude enquanto cozinha.

O artigo ainda avisa que nosso organismo demora até dois dias para eliminar essa cera e seria uma das principais causas do câncer!

Alerta sobre o perigo do macarrão instantâneo! (foto: Reprodução/Internet)

Alerta sobre o perigo do macarrão instantâneo! (foto: Reprodução/Internet)

A verdade é que esse boato já circula pela web desde 2003 e não tem nenhuma veracidade! O macarrão instantâneo não possui cera em sua composição e, além disso, não há nenhum estudo comprovando alguma relação entre cera e câncer. O consumo excessivo de macarrão instantâneo pode causar, sim, aumento na pressão arterial devido aos altos índices de sódio presentes no tempero.

 

Não atenda o celular com o aparelho na tomada!

O texto, acompanhado de algumas imagens de um garoto em uma cama de hospital, pede para ser compartilhado o caso do menino que, ao atender a uma ligação de celular com o aparelho carregando na tomada, teve uma súbita vibração em seu coração – além de fortes queimaduras nas mãos – que o levaram à morte!

O alerta, que começou a se espalhar no Facebook no começo de fevereiro de 2014, também explica que a radiação dos aparelhos quando estão ligados na tomada é 1000 vezes maior do que o normal.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Garoto teria morrido ao atender o celular ligado à tomada! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

Garoto teria morrido ao atender o celular ligado à tomada! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

A verdade é que essa morte nunca aconteceu! A foto do acidente com o celular é, na verdade, de um garoto indiano de 10 anos que se feriu ao manusear um celular (made in China) quando o aparelho estava ligado na tomada. Mas trata-se de um fato isolado, o menino não morreu e colocar um smartphone para carregar não aumenta a sua radiação em 1000 vezes!

 

DNA de crânios alongados de Paracas é de origem alienígena?

A notícia apareceu na web em fevereiro e afirmava que exames de DNA feitos em uma série de crânios alongados provavam que o achado não era de origem humana. As caveiras, encontradas por um arqueólogo peruano – em 1928 – na Costa do Peru, possuíam uma característica peculiar: Todos elas tinham o topo do crânio alongado, em forma de cone!

De acordo com textos que circulam em diversos sites e blogs, exames feitos nas ossadas sugeriam que elas pertenceriam a uma raça diferente da humana. Seriam eles alienígenas ou seriam a prova da existência dos gigantes de Nefilins citados na Bíblia?

Caveiras de Paracas seriam de Ets! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Caveiras de Paracas seriam de Ets! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

A verdade é que não foi feito nenhum exame de DNA para comprovar que os crânios de Paracas sejam mesmo de origem extraterrena. Além disso, A deformação craniana artificial era uma prática bastante comum entre diversas culturas do mundo todo (e em períodos diferentes da história). Há muitas formas de se desenvolver pessoas com cabeças nesse formato. Em geral, apertava-se a cabeça de um recém-nascido com tornos de madeira por alguns anos e pronto. Nada de alienígena aqui!

 

Papa Francisco era fã da banda de rock Black Sabbath?

Na primeira semana de fevereiro de 2014, a imagem abaixo apareceu na web! Nela podemos ver o Papa Francisco em duas fases de sua vida: Do lado esquerdo, quando ainda era um jovem rapaz que atendia pelo nome de batismo de Jorge Mario Bergoglio e, à direita, o papa já como o conhecemos atualmente.

O estranho da imagem do jovem padre é que ele estaria usando uma camiseta com uma estampa de uma banda de heavy metal. O Papa Francisco curtia Black Sabbath?

A colagem de fotos foi compartilhada inúmeras vezes no Facebook e deixou muitos leitores na dúvida. Será possível que o líder da Igreja Católica tenha sido um roqueiro (ou apenas um fã) de uma das grandes bandas de rock do Reino Unido?

Papa era fã de heavy metal? (Foto: Reprodução/Facebook)

Papa era fã de heavy metal? (Foto: Reprodução/Facebook) 

A verdade é que tudo isso não passou de uma fotomontagem! A foto é falsa! Apesar de acharmos que o gosto musical do pontífice nada interfira no seu comando à frente da Igreja, encontramos a foto original usada na montagem:

(Foto: AP Photo/El Salvador School)

(Foto: AP Photo/El Salvador School)

 

O governo dos Estados Unidos jogou neve falsa nas ruas?

Inúmeros vídeos começaram a circular pela web mostrando que a neve que teria caído no sudeste dos Estados Unidos não era real, pois não queimava e sequer derretia ao ser aquecida. Nos vários testes publicados no YouTube, alguns moradores das regiões afetadas tentam queimar a neve com o auxílio de isqueiros, tochas e maçaricos e nada acontece. A neve fica preta e, segundo afirmam, com cheiro forte de produtos químicos.

O boato que se espalhou em fevereiro dizia que o Governo dos EUA estaria jogando neve falsa nas ruas!

Neve artificial está sendo espalhada nos EUA! Será? (Foto: Reprodução/YouTube)

Neve artificial está sendo espalhada nos EUA! Será? (Foto: Reprodução/YouTube) 

A verdade é que a neve não derrete mesmo quando é queimada por um esqueiro porque o calor do aparelho não é suficiente para derreter a neve. Simples assim!

 

Justin Bieber muda de olhos durante julgamento?

O vídeo de apenas 2 minutos mostra a reação estranha do cantor canadense Justin Bieber durante seu julgamento. Na frente das câmeras, Justin Bieber parece mudar seus olhos!

Na época, muitos blogs publicaram o enigmático vídeo levantando a possibilidade do artista ser um reptiliano e, devido ao enorme stress que estava passando no momento, não teria conseguido camuflar a sua verdadeira forma e, num descuido, teria mostrado seus verdadeiros olhos de extraterrestre.

Justin Bieber parece mudar de olhos durante julgamento! Verdadeiro ou falso? (foto: reprodução/YouTube)

Justin Bieber parece mudar de olhos durante julgamento! Verdadeiro ou falso? (foto: reprodução/YouTube) 

A verdade é que o vídeo era uma montagem feita em cima de um filminho real do cantor, onde dá pra ver claramente que o popstar não tem nada de reptiliano!

 

 

Conclusão

Essa foi apenas algumas das farsas que pesquisamos aqui no E-farsas em fevereiro de 2014. Esperamos que você tenha gostado! Aguarde que faremos um resumão com a restrospectiva de todos os meses de 2014!

Continue lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. Renan

    31 de dezembro de 2014 em 17:18

    Sobre a deformação craniana, vocês disseram: “A deformação craniana artificial era uma prática bastante comum entre diversas culturas do mundo todo (e em períodos diferentes da história). Há muitas formas de se desenvolver pessoas com cabeças nesse formato”.

    Todavia, é possível deformar o crânio sim, mas não aumentar o volume interno. E estes comprovadamente tem volume 40 a 50% superiores ao do homem normal.Além disso, deformações nunca seriam tão siméricas, vertical, horizontal e radialmente!E nem totalmente iguais uma as outras. Ademais, deformaçao não explica nada; só constata o fato de que a nobreza ou clero estaria tentando parecer superior. Porém, com base em quê ‘modelo’superior?

    Me explica, por favor, como pode haver alguém com crânio tão grande quando o desta foto?
    http://1.bp.blogspot.com/-VpnfVu3x-q8/TyCodx3IcTI/AAAAAAAAGgM/YzIB8R7Ura4/s1600/AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAKlaus_Dona_2_html_171ce9db.jpg

    Não diga que é pelos métodos de aperto por panos ou algo assim, pois isto apenas faria com que a a áera mais ao centro da pressão ficasse menor em relação às extremidades, não simétrico e perfeito desta forma.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo