today-is-a-good-day
19.5 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Os boatos mais populares do 2º semestre de 2014

- Publicidade -

Relembre os maiores boatos que circularam pela web no segundo semestre de 2014. Separamos agora algumas das farsas que pesquisamos aqui no E-farsas na segunda metade de 2014!

Em 2014, a quantidade de boatos eletrônicos que pesquisamos e publicamos aqui no E-farsas foi muito superior à dos anos anteriores, mas alguns se destacaram por causa da repercussão que causaram. Teve boato que chegou a enganar até jornais sérios…

Relembre conosco os melhores do último semestre de 2014:

vitrine-boatos_2014 

Julho

Seleção alemã doou hotel para comunidade na Bahia?

O texto apareceu em julho e parabenizava a atitude dos alemães que, ao final da Copa do Mundo de 2014, decidiram doar o centro de treinamento construído por eles na Bahia a uma comunidade carente.

Alemanha teria doado hotel onde ficou hospedada durante a Copa! Verdadeiro ou falso? (foto: Divulgação)
Alemanha teria doado hotel onde ficou hospedada durante a Copa! Verdadeiro ou falso? (foto: Divulgação)

A verdade foi que o Campo Bahia, hotel onde a seleção campeã da Alemanha ficou hospedada durante os jogos da Copa do Mundo de 2014, não foi doado para nenhuma comunidade local. O empreendimento é um condomínio que começou a ser vendido após o campeonato mundial.

 

Vídeo mostra que a Coreia está na final da Copa 2014!

Essa fez sucesso em julho e muitos jornais no mundo todo afirmavam ser verdade! Um vídeo de um telejornal da Coreia do Norte afirmando que o país estaria na final da Copa do Mundo de futebol.

[iframe: width=”600″ height=”450″ src=”//www.youtube.com/embed/ZJoRZOK18Fg” frameborder=”0″ allowfullscreen]

- Publicidade -

A verdade era que, apesar de muitos jornais sérios terem caído nessa notícia, conseguimos provar que o vídeo era falso! O criador da farsa foi o blogueiro Maurício Cid, do blog humorístico Não Salvo!

 

Neymar fingiu lesão depois de vender a Copa para a Fifa?

Poucas horas após o término do jogo do Brasil contra a Colômbia pelas quartas de final da Copa do Mundo, a web foi inundada por uma série de teorias sobre um possível sósia do jogador Neymar. Durante a partida, o jogador sofreu uma pancada nas costas, que lhe causou uma fratura em uma de suas vertebras.

De acordo com a notícia que se espalhou rapidamente, o atacante não teria sequer ido ao hospital! Ele teria sido substituído por um sósia! 

Falta de tatuagens denuciaria que sósia de Neymar teria entrado no hospital em seu lugar! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Falta de tatuagens denuciaria que sósia de Neymar teria entrado no hospital em seu lugar! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Só que, conforme apuramos na época, o jogador deu entrada mesmo no hospital e essa história de sósia era pura invenção.

 

Agosto

Candidato à Presidência Pastor Everaldo solta pum ao vivo!

Esse vídeo foi um dos mais engraçados e compartilhados no YouTube em agosto de 2014. Nelo podemos ver o então candidato à presidência da República Pastor Everaldo soltando um pum ao vivo. O “deslize” teria ocorrido durante uma entrevista que o candidato deu ao Jornal Nacional, na Rede Globo de televisão:

[iframe: width=”600″ height=”450″ src=”//www.youtube.com/embed/_6eWWtUqrO4″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

A verdade é que bastou encontrarmos o link com o vídeo original para descobrir que essa história era apenas uma montagem bem-humorada!

 

É verdade que Jucelino da Luz previu a morte de Eduardo Campos?

A imagem apareceu na web no dia 14 de agosto de 2014, um dia após o acidente da queda do avião que vitimou o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos. Nela podemos ver o que parece ser uma carta endereçada ao governador do estado de Pernambuco, com um alerta sobre um possível desastre que iria ocorrer com o político no futuro.

Carta teria sido enviada à Eduardo Campos, em 2005, advertindo-o sobre acidente fatal em 2014! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)
Carta teria sido enviada à Eduardo Campos, em 2005, advertindo-o sobre acidente fatal em 2014! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook) 

Na época, provamos que o conteúdo da carta era falso, pois (dentre outras coisas) Eduardo Campos ainda nem era governador de Pernambuco. Muita gente acreditou, mas tudo não passou de mais uma farsa da web!

 

Será real a foto provando que Steve Jobs está vivo no Rio de Janeiro?

No dia 06 de agosto de 2014, um usuário do site Reddit publicou em seu perfil uma foto muito curiosa mostrando um homem sentado em uma cadeira de rodas com o rosto muito parecido com o falecido CEO da Apple!

A publicação com a prova de que Steve Jobs estaria vivo e morando no Brasil teve mais de 2.500 comentários no Reddit, além de ser publicado em inúmeros sites e blogs com a dúvida: Será que Steve Jobs teria fingido sua própria morte e estaria escondido no Brasil?

Steve Jobs estaria vivo e morando no Brasil? Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Reddit)
Steve Jobs estaria vivo e morando no Brasil? Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Reddit)

A verdade é que o homem parecido com o Steve Jobs é jornalista Andy Hahn, ex-editor da revista Sport Fishing.

 

Setembro

Alienígena é capturado e morto por militares! Será?

No dia 25 de setembro de 2014, o blog AreaZone51Ufos mostrou o que ele afirma ser um alienígena que teria sido morto por militares em uma floresta!

No vídeo de apenas 1 minuto de duração, podemos ver um estranho ser humanoide, deitado em uma maca, amarrado ao lado de um rifle e rodeado de militares. De acordo com a reportagem, o alienígena foi capturado e abatido ali mesmo e o fato teria ficado em segredo, mas acabaram vazando algumas imagens comprometedoras:

alien_morto2
Alienígena teria sido capturado por militares! Será?

A verdade era que o alienígena era apenas um boneco (que pode ser comprado por 169 dólares) e os militares eram somente jogadores de airsoft fantasiados.

 

É verdade que Jasmine Tridevil se implantou um terceiro seio?

A história dessa moça de 21 anos, chamada Jasmine Tridevil, apareceu na web no dia 20 de setembro de 2014 e foi manchete em vários sites de notícias, além de ser compartilhada milhares de vezes nas redes sociais. O que chamou atenção pra essa garota que vive na Florida (EUA) é que ela afirmava ter feito uma operação plástica para ficar com 3 seios!

Moça teria feito operação plástica para ficar com 3 seios! Será? (foto: Reprodução/Facebook)
Moça teria feito operação plástica para ficar com 3 seios! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

O E-farsas foi o primeiro aqui no Brasil a questionar a veracidade dessa história e, conforme havíamos explicamos, tudo foi inventado pela própria Jasmine para chamar a atenção! E ela até conseguiu… só que acabou confessando a farsa dias depois.

 

Mary e Vertasha Carter: Mãe e filha em relacionamento homoafetivo!

A notícia apareceu na web na primeira quinzena de setembro de 2014 e conta a história da dupla Mary e Vertasha Carter, uma mãe que teria assumido estar tendo um caso com a própria filha!

O anúncio polêmico repercutiu em inúmeros sites e blogs, além de ser compartilhado rapidamente através das redes sociais. Mas será que isso é verdade ou farsa?

Mary e Vertasha Carter: Mãe e filha em relacionamento homoafetivo! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)
Mary e Vertasha Carter: Mãe e filha em relacionamento homoafetivo! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook) 

Conseguimos provar que a notícia era falsa e que ela surgiu em um site de humor em língua inglesa! Ah, descobrimos também que foto das duas moças abraçadas havia sido surrupiada de um blog sobre beleza!

 

Outubro

NASA confirma: A Terra terá 6 dias de escuridão total!

O alerta teria partido da Agência Espacial Norte-americana na segunda quinzena de outubro de 2014 e deixou muita gente assustada. De acordo com o aviso, a Terra passará por 6 dias de completa escuridão! Uma tempestade solar irá lançar muita poeira na atmosfera, fazendo que a Terra fique no escuro entre os dia 16 a 22 de dezembro de 2014.

A Terra ficará 6 dias na escuridão devido a uma forte tempestade solar! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)
A Terra ficará 6 dias na escuridão devido a uma forte tempestade solar! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

A verdade foi que esse boato começou com uma publicação no blog humorístico de língua inglesa Huzlers. Muita gente acreditou e a “notícia” foi parar até em portais sérios como se fosse real!

 

Fraude em urna eletrônica dá 400 votos para Dilma!

No dia 26 de outubro de 2014, quando ocorreu o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, uma denúncia grave foi publicada no Facebook pelo mesário Ricardo Santiago de Campina Grande (PB).

A foto publicada pelo mesário mostra o que parece ser a impressão do relatório de zerésima da urna eletrônica de sua seção, que já exibia a quantidade inicial de 400 votos totalizados para Dilma e “zero” para o candidato Aécio Neves.

Mesário teria descoberto fraude em urna eletrônica! Verdade ou farsa?
Mesário teria descoberto fraude em urna eletrônica! Verdade ou farsa? 

Na ocasião, provamos que a foto com a denúncia foi forjada!

 

Crabzilla! Caranguejo gigante na Inglaterra! Será?

O estranho animal gigante teria sido flagrado em outubro de 2014 e, de acordo com diversas publicações, teria aproximadamente 15 metros de comprimento e estaria nadando tranquilamente nas margens do Porto de Dover, em Kent (Inglaterra).

Caranguejo "Crabzilla" visto em uma praia na Inglaterra! Será verdade? (foto? Reprodução/Facebook)
Caranguejo “Crabzilla” visto em uma praia na Inglaterra! Será verdade? (foto? Reprodução/Facebook)

A verdade foi que a imagem do Crabzilla era uma montagem feita por um ilustrador inglês em cima de uma foto do Bing!

inglaterracaranguejo3_analise

 

Novembro

Noiva foi abandonada no altar por usar camiseta engraçada?

Na segunda quinzena de novembro de 2014, uma imagem envolvendo uma suposta noiva brasiliense usando uma camiseta com dizeres engraçados começou a se espalhar na web.

O texto que acompanha a foto afirmava que Juan teria cancelado a cerimônia de casamento após receber uma foto de sua noiva, Thais, usando uma camiseta em sua despedida de solteira com a frase “Quem comeu, comeu. Quem não comeu não come mais”.

Camiseta com a frase "Quem comeu, comeu. Quem não comeu não come mais" teria sido a causa do cancelamento da cerimônia de casamento! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)
Camiseta com a frase “Quem comeu, comeu. Quem não comeu não come mais” teria sido a causa do cancelamento da cerimônia de casamento! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook) 

A verdade era que a foto que mostra uma moça usando uma camiseta com os dizeres “Quem comeu, comeu. Quem não comeu não come mais” era real, mas nenhum casamento foi cancelado por causa disso. O jovem casal vive feliz em uma cidade de Santa Catarina e o casamento ocorreu normalmente no dia 11 de novembro de 2014.

Iara Cunha no dia de seu casamento! (foto: Reprodução/Facebook)
Iara Cunha no dia de seu casamento! (foto: Reprodução/Facebook)

 

Facebook paga R$657 por dia para brasileiros?

Em novembro de 2014, uma nova modalidade de golpe surgiu na web. De acordo com a manchete do site golpista, o Facebook estaria pagando para brasileiros (ou para quem viveu há mais de 7 meses no país) um salário de 657 reais por dia para quem quiser trabalhar em casa!

Para descobrir como começar a trabalhar para a empresa de Mark Zuckerberg, basta que a vítima compre um kit de trabalho em casa, oferecido pela empresa (que usa o nome do Facebook sem autorização) a um preço “baratinho”.

Facebook teria lançado o programa "Trabalhe de Casa"! Cuidado, é golpe!
Facebook teria lançado o programa “Trabalhe de Casa”! Cuidado, é golpe! 

Na ocasião, fizemos uma investigação e provamos que o Facebook não está com nenhum projeto de “trabalhe em casa” e que esse golpe já vem sendo praticado em diversos países!

 

Menino de 8 anos finge de morto para salvar garotinha em tiroteio!

Na segunda semana de novembro de 2014, um vídeo que registra o ato heroico de um jovem garoto foi publicado no YouTube. Na filmagem, podemos ver um menino caindo ao levar um tiro e, para espanto de todos, se levanta e corre em direção a uma garotinha que estava escondida atrás de um carro queimado, salvando-a das rajadas mortais e a conduzindo a um local seguro!

Yahoo Notícias tirou a matéria do ar, mas a internet não esquece!
Yahoo Notícias tirou a matéria do ar, mas a internet não esquece!

Acontece que, apesar de ter sido publicado em inúmeros portais de notícia como se fosse real, o vídeo era falso! Em entrevista à agência de notícias BBC, o diretor Lars Klevberg explicou que teve a ideia de fazer o filme depois de assistir a uma cobertura jornalistica do conflito na Síria e que a sua intenção era fazer um vídeo rápido que chamasse a atenção para a situação das crianças na Síria. Todos que participaram das filmagens são atores!

 

Dezembro

Bandidos roubam igreja e são castigados por raio divino?

A notícia apareceu na web no dia 16 de dezembro de 2014 e foi publicada em vários jornais online. De acordo com a manchete, um carro com ladrões que haviam roubado uma igreja na Rússia fugiram da polícia, dando inicio uma perseguição policial pelas ruas e estradas de St Petersburgo. Havia uma câmera no carro dos policiais, que acabou filmando o inusitado acidente: Um raio atinge em cheio o carro dos ladrões, transformando o veículo em inúmeros pedaços!

Um raio "divino" castiga ladrões que acabaram de roubar uma igreja na Rússia! Será verdade? (foto; Reprodução/YouTube)
Um raio “divino” castiga ladrões que acabaram de roubar uma igreja na Rússia! Será verdade? (foto; Reprodução/YouTube) 

A verdade é que o vídeo era uma montagem feita em cima de um vídeo real de uma colisão frontal. Provamos que essa história de que um raio atingiu o carro de ladrões que haviam roubado uma igreja é falsa!

 

Artefatos alienígenas encontrados em Jerusalém! Será?

No dia 13 de dezembro de 2014, o vídeo abaixo foi publicado no YouTube, mostrando imagens feitas por representantes do Museu Arqueológico Rockefeller na casa do falecido egiptólogo William Petrie, em Jerusalém. Atrás de uma passagem secreta, teria sido descoberta uma coleção de peças raras de muitas das escavações feitas pelo arqueólogo no Egito. De acordo com vídeo, algumas dessas imagens acabaram vazando, mostrando – dentre várias fotografias curiosas – o que parece ser a máscara de um faraó com feições parecidas com as de alienígenas que vemos na ficção científica!

Algumas dessas peças dão a entender que já teríamos sido visitados por seres de outros planetas e que os aliens teriam vivido no Egito antigo em certa época lá no passado.

[iframe: width=”600″ height=”450″ src=”//www.youtube.com/embed/QwPTcmCb_KA” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Acontece que esse vídeo é falso! As imagens mostradas nele foram retiradas de um site romeno de esculturas!

 

Madeireiros serram a árvore mais velha do mundo na Amazônia!

O fato apareceu em diversos sites e blogs na segunda semana de dezembro de 2014. De acordo com a notícia, madeireiros teriam derrubado uma samaúma de 5.800 anos de idade em uma reserva indígena na fronteira entre o Brasil e o Peru e os índios acreditam que a queda da árvore (considerada sagrada para a tribo local) trará mal agouro para todos! Tem até foto para confirmar…

Madeireiros teriam derrubado acidentalmente a árvore mais antiga do mundo na Amazônia! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)
Madeireiros teriam derrubado acidentalmente a árvore mais antiga do mundo na Amazônia! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

O E-farsas descobriu que essa notícia era falsa e que ela surgiu em uma publicação no blog humorístico World News Daily Report.

 

Conclusão

Essas foram apenas algumas das farsas que pesquisamos aqui no E-farsas no segundo semestre de 2014. Esperamos que você tenha gostado!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui