Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Os boatos mais populares de 2014 – Parte 5 (Maio)

E-farsas

Os boatos mais populares de 2014 – Parte 5 (Maio)

Relembre os maiores boatos que circularam pela web em maio de 2014. Separamos agora algumas das farsas que pesquisamos aqui no E-farsas no mês de maio!

Em 2014, a quantidade de boatos eletrônicos que pesquisamos e publicamos aqui no E-farsas foi muito superior à dos anos anteriores, mas alguns se destacaram por causa da repercussão que causaram. Teve boato que chegou a enganar até jornais sérios…

Relembre conosco os melhores de maio de 2014:

vitrine-boatos_2014

Casal de turistas filma acidentalmente um “ser voador” na Índia!

O vídeo começou a fazer sucesso nas redes sociais após ser publicado no site do canal de TV History Channel. Um casal de turistas que estava posando para fotos e filmagens em frente à torre de Qutb Minar, na Índia, quando um estranho ser alado aparece nas câmeras! Ele dá voltas em torno da torre e desaparece misteriosamente, voando em direção desconhecida!

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/HRdf5OErWFc” frameborder=”0″ allowfullscreen]

A verdade era que o vídeo fazia parte de uma campanha de marketing para o lançamento de um livro. Na história, o personagem principal descobre que tem superpoderes depois de tentar suicídio!

 

Usar calças abaixo da cintura surgiu nas prisões entre os gays?

As ilustrações apareceram no Facebook em 2012, mas voltaram a circular em maio de 2014. O texto que acompanha as imagens diz que a moda de andar com a calça abaixo da cintura, deixando parte da cueca à mostra, teria surgido nas prisões dos Estados Unidos e seria um código entre os presos que indicava que os homossexuais que usavam calça dessa forma estariam disponíveis para sexo.

A publicação ainda afirma que o código tinha que ser bem sutil para que os guardas não notassem que os gays estariam se oferecendo para outros homens dentro da prisão.

Usar calças caídas seria um sinal avisando que a pessoa estaria disponível para outros homens! Verdade ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

Usar calças caídas seria um sinal avisando que a pessoa estaria disponível para outros homens! Verdade ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

A verdade era que a moda surgiu, sim, nas prisões. Mas os prisioneiros usam calças caídas porque é proibido usar cintos. O acessório era muito usado como arma para suicídio ou assassinato por enforcamento até que uma Lei de 1978 proibiu o uso dessa peça pelo presos. Pelos mesmos motivos, os cadarços dos tênis também são proibidos.

Além disso, as calças dos presídios não são feitas sob medida. Há tamanhos padrão de calças e camisas e, muitas vezes, a calça fica larga no corpo do preso, caindo abaixo da cintura.

 

Senado discute lei que proíbe vaias em estádio na Copa! Será?

O Projeto de Lei estaria sendo discutindo em regime de urgência pelo Senado com o objetivo de evitar que a presidente Dilma passasse por constrangimentos de ser vaiada nos jogos e com o mundo inteiro assistindo. A pena para quem for flagrado vaiando poderá sofrer desde a perda da Bolsa Família e pegar de 20 a 50 anos de prisão!

Senadora apresentou um Projeto de Lei que proíbe as vaias durante o jogo da Copa! Verdadeiro ou falsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Senadora apresentou um Projeto de Lei que proíbe as vaias durante o jogo da Copa! Verdadeiro ou falsa? (foto: Reprodução/Facebook)

A verdade era que essa notícia foi inventada pelo humorista Joselito Muller. A “notícia” foi publicada no dia 13 de maio de 2014 e se espalhou pela web imediatamente!

Apesar de possuírem uma forte dose de humor, os textos desse blogueiro acabam enganando os mais desavisados, que repassam essas histórias como se fossem reais!

 

Zagallo afirma que “O Brasil está vermelho de vergonha!”

A notícia se espalhou pelas redes sociais na primeira quinzena de maio de 2014 e afirmava que o ex-técnico da seleção brasileira teria dito em entrevista a um jornal de grande circulação no Rio de Janeiro que as bandeiras não tremulam mais e que o verde e amarelo da Copa se tornaram vermelho de vergonha por causa de tanta roubalheira na política!

Zagallo teria criticado a situação atual do Brasil em jornal carioca! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/facebook)

Zagallo teria criticado a situação atual do Brasil em jornal carioca! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

A verdade é que Zagallo não disse nada disso! Conforme apuramos na época, o boato surgiu no Facebook e imediatamente se espalhou, sem nenhuma fonte que comprovasse tais afirmações!

 

Carta emocionada de uma senhora de 93 anos à Dilma!

O texto relata uma carta que teria sido escrita por uma engenheira idosa e indignada com o governo da presidente do Brasil. O conteúdo exaltado da carta, dando um “puxão de orelhas” na Dilma, teria feito a dirigente do país chorar de emoção e prometer que iria se dedicar mais para melhorar seu governo.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Engenheira de 93 anos teria enviado uma carta que fez a presidente Dilma chorar! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Engenheira de 93 anos teria enviado uma carta que fez a presidente Dilma chorar! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

A verdade é que a suposta senhora de 93 anos que teria enviado a carta à presidente não existe! Verificamos que número de registro do CREA-RS também foi inventado e a velhinha que aparece na foto é a Sra. Shirley, a avó de um fotógrafo norte-americano de Ilinois. Alguém roubou a foto da norte-americana e espalhou o boato!

 

Renato Aragão pede a demissão de manobrista que queria uma foto sua!

O artigo foi publicado em diversos sites e blogs no começo de maio de 2014 e diz que o criador do personagem “Didi Mocó”, de Os Trapalhões, teria se irritado com um manobrista que demorou para lhe entregar o carro, pois o funcionário queria somente tirar uma foto com seu ídolo.

A notícia afirma ainda que Renato Aragão teria exigido a demissão do funcionário do estabelecimento – o Shopping VillageMall – pela tietagem, que teria causado demora na entrega do veículo.

Renato Aragão teria pedido a demissão de um manobrista que queria tirar uma foto com ele! Verdade ou farsa? (foto: reprodução/Facebook)

Renato Aragão teria pedido a demissão de um manobrista que queria tirar uma foto com ele! Verdade ou farsa? (foto: reprodução/Facebook)

A verdade foi que a notícia foi inventada por um blog “especializado no mundo das celebridades” sem nenhuma prova e que parece ter sido inspirada em um boato de mais de 7 anos de idade!

 

Bomba! O HIV é um vírus inofensivo e não transmite a AIDS!

Em maio de 2014, a incrível descoberta de um pesquisador ganhador de um prêmio Nobel voltou a ganhar destaque na web. De acordo com o boato, o doutor Peter Duesberg teria causado polêmica ao afirmar que o HIV seria um vírus inofensivo e que não transmite a AIDS!

O texto ainda afirma que depois da divulgação da sua descoberta, o doutor Duesberg teria sido declarado “persona non grata” pela indústria farmacêutica, pois – segundo ele – o coquetel de remédios usados por pacientes soropositivos só serve para deixar as pessoas mais doentes!

Doutor Peter Duesberg afirma que o HIV não transmite a AIDS! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução)

Doutor Peter Duesberg afirma que o HIV não transmite a AIDS! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução)

A verdade é que descobrimos que o doutor existe, de fato, mas que sua teoria sobre a inexistência do vírus da AIDS não tem o menor fundamento! Aliás, sua ideia de que o vírus da AIDS não existe chegou fazer vítimas fatais.

 

População revoltada amarra político em poste!

A população de Mata Grande, em Alagoas teria se revoltado pelo fato do vereador Marcionílio da Costa Mendes ter sido inocentado das acusações de desvio de dinheiro publico e amarrou o político a um poste.

A história da “justiça feita com as próprias mãos” foi amplamente divulgada em diversos sites e blogs, tendo repercutido até em sites estrangeiros, como o espanhol Nuevo Diario Web.

A ocorrência incomum teria sido até fotografada, pois há uma foto para comprovar o fato!

Político teria sido amarrado em um poste no estado do Alagoas! Será verdade? (foto: Reprodução)

Político teria sido amarrado em um poste no estado do Alagoas! Será verdade? (foto: Reprodução)

A verdade era que essa notícia é uma variação de uma brincadeira criada pelo blog humorístico G17, em março de 2013. No artigo original, os redatores do G17 não revelam o nome do político e afirmam que o fato teria ocorrido no Maranhão. Em poucos dias, a piada se espalhou pela web, ganhando novas versões.

Ah! A foto do político amarrado no poste faz parte de uma campanha de marketing feita para o Banco Nacional da Austrália!

 

 

Conclusão

Essa foi apenas algumas das farsas que pesquisamos aqui no E-farsas em maio de 2014. Esperamos que você tenha gostado! Aguarde que faremos um resumão com a restrospectiva de todos os meses de 2014!

Continue lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Os boatos mais populares de 2014 - Parte 3 (Março)

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo