Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Policial do novo BOPE aponta um fuzil para uma moradora desarmada! Será verdade?

Crimes

Policial do novo BOPE aponta um fuzil para uma moradora desarmada! Será verdade?

Policial do novo BOPE aponta um fuzil para uma moradora desarmada! Será verdade?

Será que a foto mostrando um policial do BOPE apontando um fuzil para uma senhora desarmada é real e foi tirada em 2019?

A imagem se espalhou através das redes sociais na segunda semana de abril de 2019 e mostra a truculência com que os novos policiais do BOPE estariam tratando os moradores mais humildes das comunidades. O que chama a atenção nessa foto amplamente compartilhada é que nela podemos ver um policial apontando um enorme fuzil em direção a uma moradora indefesa e completamente desarmada!

Em apenas uma das publicações feitas no dia 11 de abril de 2019 no Facebook, o assunto já havia sido compartilhado mais de 9 mil vezes, mas será que essa foto é real e recente?

Policial do BOPE aponta um fuzil para uma senhora desarmada! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Verdade ou mentira?

A foto é real, mas não é recente!

O clique foi feito em 2007 pelo fotógrafo Ricardo Moraes, durante um protesto feito no Complexo do Alemão (RJ) contra a morte de um morador. A vítima havia morrido por uma bala perdida durante um confronto do BOPE com traficantes. O próprio fotógrafo contou ao Portal Photos como foi tirar essa foto:

“Complexo do Alemão – Fiz essa foto em 2007, durante protesto contra a morte de um morador durante confrontos do Bope com traficantes no Complexo do Alemão. Na época, usava uma Canon 20D, que tem um fator de corte de 1.6x, o que acaba com qualquer grande angular. Por isso, quando começou a confusão optei por usar uma 14mm, super angular, pra compensar essa perda. Isso influenciou na imagem, dando um destaque maior à arma, aumentando ainda o contraste que existe entre um fuzil e uma senhora, que depois vim saber que acabara de perder o marido no confronto, e cujo corpo está ao fundo na foto.”

Conclusão

A foto que mostra um policial do BOPE apontando um fuzil para uma senhora desarmada é real e foi tirada em 2007 no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro! Alguém pegou essa imagem e começou a espalhar como se fosse algo ocorrido em 2019!

Continue lendo
11 Comentários

11 Comments

  1. ALEXANDRE DO NASCIMENTO MENDES

    16 de abril de 2019 em 4:26

    Com um grande detalhe. não da nem rpa dizer que ele esta apontando para ela. eu interpreteio de outra forma. ha alguém entre ela e o soldado e é para essa pessoa, um outro orador exaltado talvez que ele aponta e ela pelo semblante parecdfe querer mediar a situação

    • Cesar Crash

      16 de abril de 2019 em 10:36

      Na sua interpretação há alguém entre ela e o soldado?! Só se for uma pulga na alça da bolsa dela.

  2. Augusto César Gomes Galvão

    16 de abril de 2019 em 12:26

    Gilmar? Tenha paciência jovem! Está claro que a arma não está apontada para a senhora e sim para algo ou alguém mais ao fundo! Deixe de ser tendencioso homem! Para de ir nestas reuniões do PSOL pÔ!

    • Gilmar Lopes

      16 de abril de 2019 em 15:17

      Mesmo que não esteja apontando diretamente para ela, só o fato de levantar uma na minha direção já me deixaria cagado de medo! 🙂

  3. OUFHWO

    17 de abril de 2019 em 18:14

    Não está apontando pra ela seu comunista safado

    • Gilmar Lopes

      17 de abril de 2019 em 21:43

      kkkkkkkkkk o que tem a ver o comunismo com essa matéria?

      • Xeroque Rolmes

        19 de abril de 2019 em 7:46

        Será que esse cara SABE o que é um comunista? Ou só está repetindo o que ouve por aí, como uma criança de dois anos?

        • Gilmar Lopes

          19 de abril de 2019 em 11:59

          Geralmente, é isso que fazem: Apenas repetem o que ouvem como papagaios!

  4. helldera

    20 de abril de 2019 em 22:25

    Realmente o policial aponta a arma pra outra coisa ao fundo, ela está fora da mira da arma.

  5. Maria

    22 de abril de 2019 em 13:31

    @Gilmar Lopes, a informação de que o policial do BOPE está apontando na DIREÇÃO da senhora desarmada está correta, agora se o policial estava apontando para essa senhora como possível ALVO é duvidoso. Parece-me que ela está situada à esquerda da linha de tiro da arma e eles estavam dialogando/discutindo alguma coisa. Parece que você, infelizmente, cometeu mais um erro. Procure melhorar, lembre-se: você tem que ACERTAR MAIS DO QUE ERRAR em suas análises, sendo que alguns erros podem ser FATAIS para sua reputação e você já errou algumas (estamos contando o número de erros). Seu colega de trabalho, MARCO FAUSTINO, está se saindo muito melhor. Ele é mais detalhista, claro, objetivo, imparcial, cauteloso, sensato, realista etc ao analizar os fatos e dados. Abraços.

    • Gilmar Lopes

      22 de abril de 2019 em 13:47

      Apontar uma arma, nesse contexto, não significa necessariamente apontar na direção da vítima! A intimidação que o policial está tentando fazer com a mulher não precisa apontar na direção.
      Imagina você de frente com um policial segurando uma arma desse tamanho vindo em sua direção!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo