E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube

Será que Imã de geladeira pode causar câncer? Descubra aqui!

Postado por Gilmar Lopes no dia 23 de maio de 2012 14 Comentários
Share Button

Texto alerta que o uso de imãs em geladeira pode causar câncer. Mas as radiações eletromagnéticas dos imãs podem influenciar negativamente nos alimentos? Verdade ou mentira?

Uma história se espalhou na web na primeira semana de abril de 2012 (mas circula pela internet desde 2010). De acordo com o artigo, um professor da Universidade de Almeria, na Espanha, está pedindo para todos sejam alertados quanto aos perigos de se colocar imãs na porta da geladeira. Vivente Tortosa Perez (o professor) explica que, segundo um estudo feito por uma universidade americana, os  ratos que consumiram a comida irradiada pelos ímãs da geladeira tinham 87% mais de probabilidades de contrair câncer do que o outro grupo [que não havia consumido].

Imã de geladeira causa câncer! Verdadeiro ou farsa?

Imã de geladeira causa câncer! Verdadeiro ou farsa?

Será que essa história é real? Ou mais uma farsa da web?

Mais uma vez estamos diante de uma daquelas correntes alarmistas que tratam de um assunto que chama a atenção de muita gente: a saúde!

No entanto, é bom ficarmos atentos para as características desse tipo de texto e não sairmos repassando sem verificar o que há por trás disso. Podemos notar vários detalhes que denunciam a farsa:

  • O texto cita nomes de pessoas com cargos importantes
  • Trata de um assunto que chama a atenção do leitor
  • Dá uma solução simplista para um problema grave
  • Tem um tom alarmista e usa de vários trechos com LETRAS MAIÚSCULAS
  • O fato (no caso, o estudo) aconteceu em um lugar bem longe
  • Não é datado (pode ter acontecido ontem como há 10 anos)
  • Pede para ser repassado

Analisando o texto

Logo no começo, o o texto cita:

UNIVERSIDAD DE ALMERIA – ESPANHA   Professor VICENTE TORTOSA PEREZ

Quem é o professor Vicente? Procuramos por esse nome no site da Universidade citada e nada foi encontrado. Aliás (como sempre), só encontramos o tal professor em sites e blogs que copiaram essa corrente.

Outros detalhes que temos que ressaltar: A Universidade Almería não tem campus em Cuenca e, muito menos, vice-reitorado.

Logo mais abaixo, o texto cita um estudo feito na Universidade de Princeton. Nem é preciso dizer que não encontramos nenhuma menção a tal estudo na citada Universidade americana, né?

Caso queira confirmar, faça uma busca no site da Princeton.

Outro trecho que chama a atenção:

O objeto do estudo era ver como afetavam as radiações eletromagnéticas dos imãs nos alimentos.

Os ímãs não geram radiação magnética. Geram campos magnéticos. Aqui, o autor também se equivocou.

Relação Campos Magnéticos X Câncer

De acordo com o site americano Cancer.gov, vários estudos realizados na década de 1980 e início de 1990 mostraram que as pessoas que trabalhavam em locais expostos a grandes campos magnéticos (estamos falando de grandes mesmo), tiveram maiores do que as taxas esperadas de alguns tipos de câncer, principalmente leucemia,mas o próprio texto explica que os resultados foram baseados em cargos e medidas não reais. O Cancer.gov ainda acrescenta que estudos mais recentes (e mais precisos) não encontraram nenhuma relação entre o aumento no risco de leucemia, tumores cerebrais, ou câncer de mama feminino, com o aumento da exposição a campos magnéticos no trabalho.

E é bom lembrar que o estudo foi feito levando-se em conta a exposição a enormes quantidades de campos magnéticos. Comparado a isso, um simples imã de geladeira é quase nada!

Imãs de Geladeira - Perigo?

Imãs de Geladeira - Perigo para a saúde? (não sei quem é o autor da foto)

Para que não restem dúvidas, vale a pena dar uma lida no site da Organização Mundial de Saúde na página que explica que vários estudos foram feitos sobre os imãs e dispositivos magnéticos que convivemos diariamente e nenhum deles ofereceu nenhum risco.

Perigo para os cardíacos

Uma matéria publicada no BBC News alerta para o perigo dos imãs de geladeira para quem possui marca-passo ou outro dispositivo no coração. De acordo com a reportagem, alguns imãs podem interferir no funcionamento do equipamento, porém até agora não se teve notícias de morte em consequência disso. Portanto, não há razão para pânico.

No final do texto, o autor pede EM LETRAS MAIÚSCULAS para que seja repassado. A maioria dos textos falsos da web termina dessa forma.

Conclusão

História falsa! Não existe nenhum estudo que comprove essa teoria. Não repasse.

Sites citados

 

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Mensagem Original:

UNIVERSIDAD DE ALMERIA - ESPANHA Professor VICENTE TORTOSA PEREZ Faço estas declarações, para dar-lhes a segurança de que é um envio, realizado com toda a seriedade do caso. Quando ler o conteúdo, cada um poderá atuar de acordo com sua ideia. Por enquanto retirarei os que por publicidade estão nas portas do meu freezer e geladeira. VICE-REITORADO E SERVIÇOS GERAIS UNIDADE DE EXTENSAO UNIVERSITARIA. Camino del Pozuelo s/n, 16071 - Cuenca - Espanha Investigadores da Universidade de Princeton descobriram algo considerado assustador. Durante vários meses estiveram alimentando dois grupos de ratos, um grupo com comida guardada numa geladeira, e ao outro com comida guardada em outra geladeira mas com vários imãs decorativos fixados na sua porta. O objeto do estudo era ver como afetavam as radiações eletromagnéticas dos imãs nos alimentos. Surpreendemente e após rigorosos estudos clínicos, constataram que o grupo de ratos que consumiram a comida irradiada pelos ímãs tinha um 87% mais de probabilidades de contrair câncer que do outro grupo. Os ímãs aderidos a qualquer aparelho (eletrodoméstico) conectado à corrente elétrica aumenta o consumo/gasto/elétrico do determinado aparelho, por aumentar a força eletromagnética do campo elétrico do aparelho. Todos têm algum ímã na geladeira, como elemento decorativo, sem que até agora se suspeitasse que fossem prejudiciais. PORÉM SAO FATAIS. É perigoso brincar com as forças da natureza e com as energias. Se tiveres algum ímã, retire-o rapidamente e coloque-o longe de qualquer alimento. Graças a Internet e à boa vontade de todos, podemos ajudar-nos mutuamente. ESPALHE ENTRE FAMILIARES E AMIGOS URGENTEMENTE.

14 respostas para “Será que Imã de geladeira pode causar câncer? Descubra aqui!”

  1. Campos magnéticos e marca-passos realmente não combinam! Tanto é que todas as agências bancárias têm uma porta “normal” ao lado das portas giratórias, exclusivas para portadores de marca-passo.

  2. Elizabeth disse:

    Eu já desconfiava que a msg era falsa, aprendi a distinguir das verdadeiras lendo as outras que o site publica. Queria ter a certeza
    Mto agradecida

  3. Heloisa disse:

    Como sempre o e-farsas nos ajudando a identificar essas correntes!!

    Parabéns pelo site.

  4. Marcos disse:

    Pensando assim vou ter que retirar a borracha de vedacao da porta e colocar uma tramela, porque dentro da vedacao tem um ima em toda sua extencao,e assim que a porta permanece fechada.

    Abracos

  5. Kélita disse:

    A maneira como se diz é muito importante, alarmar o povo é uma coisa doentia. Entendi muito bem a posição de vocês quanto aos fazedoresa de notícias más.
    Gripe não vem por bactéria e sim por virus, não é isso?
    Obrigada mais uma vez.

  6. [...] QUISER, DIVULGUE ENTRE FAMILIARES E AMIGOS URGENTEMENTE. Aqui tem uma outra visão do assunto: e_farsas Recebi por email, não sei se é verídico!!! Gostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar [...]

  7. [...] Fonte: site e-farsas http://www.e-farsas.com/sera-que-ima-de-geladeira-pode-causar-cancer-descubra-aqui.html [...]

  8. Amauri Moura Silva disse:

    Agradeço ao e-farsas, mas, tenho uma pregunta: como vcs podem provar que não há impropriedades entre energias, se o imã é uma dessas formas?
    Gostaria de u esclarecimento devidamente claro e indubitável.
    Grato.

  9. Stick disse:

    Boa Tarde.
    Este boato pela Internet foi parar nas nossas Telinhas! pela Internet eu não vi, mas pelos os Canais eu pude assitir e passar para minha família, apareceu na Globo e Sbt.
    Os carinhas também são sacanas, ele querem igualar imensas Placas que produzem Mágnetimos com pequenos imã!. Vou cmeçar a lê direito estes boatos.
    Sobre os marca-passo ou outro dispositivo no coração é verdade, mas para o aparelho parar de funcionar precisa de uma Placa de Mágnetismo muito grande e bem equivalente, 1 os alguns imã na Geladeira não vai fazer nenhum mal, EU ESPERO!.

  10. Denise Rodrigues disse:

    Essas pessoas que postam notícias alarmantes e mentirosas deveriam ser presas.

  11. Nezkrov disse:

    Eu possuo um brinco , que dentro do par existe um imã ( Negativo , Positivo ) , ao entrar em contato com minha pele , ou ficar varias horas , a eletronegatividade pode danificar minha pele ou causar algum problema ?

Deixe uma resposta

Mais Populares de 2014

Criança prevê tragédia durante a Copa no Brasil e morre em seguida!

Texto conta a triste história de uma criança que teria ...

Neymar fingiu lesão depois de vender a Copa para a Fifa?

Sites mostram que um sósia do jogador da seleção brasileira ...

6 Notícias falsas publicadas pela TV Revolta

A TV Revolta, uma das maiores fanpages do Facebook, publica ...

É verdade que Jucelino da Luz previu a morte de Eduardo Campos?

Cópia de uma carta espalhada pela web mostra que vidente ...

Médico italiano Tullio Simoncini e a cura do câncer com bicarbonato!

Texto exalta a eficácia de um tratamento a base de ...