15.2 C
São Paulo
domingo, agosto 14, 2022

A casa do BBB20 teve a energia cortada por falta de pagamento?

- Publicidade -

É verdade que a casa onde se realizará o BBB20 teve o fornecimento de energia cortado por falta de pagamento da Rede Globo?

A notícia surgiu nas redes sociais na segunda quinzena de janeiro de 2020 e foi rapidamente espalhada também através de grupos do WhatsApp. De acordo com o texto, a TV Globo teria deixado de pagar as últimas contas de luz da casa onde são realizadas a edições do Programa Big Brother Brasil e, por esse motivo, a companhia de energia elétrica do Rio de Janeiro teria ordenado o corte da luz da atração!

O corte teria ocorrido após a Light, companhia que gerencia o fornecimento de energia no Rio de Janeiro, tentar entrar em contato com a emissora três dias após a data-limite para o pagamento informando do possível desligamento, mas que como não houve comprovação da quitação procedeu com o corte.

A notícia ainda afirma que a TV teria sofrido mais esse duro golpe, após constante queda na audiência, o que causou demissões, reduções de salários e encerramentos de atrações tradicionais. 

Somente em uma publicação feita na página do Facebook chamada Aliança pelo Brasil, a postagem já havia alcançado mais de 1,4 mil curtidas em poucas horas, mas será que isso é verdade ou mentira?

Texto afirma que a Light teria cortado a energia da casa do BBB por falta de pagamento! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

A casa onde são realizadas as edições do Big Brother Brasil fica em uma área isolada dentro do Projac – complexo de estúdios da Rede Globo de Televisão localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro (RJ). A casa, assim como demais áreas do Projac, não são alimentadas individualmente pela Light. 

Outro detalhe é que o Projac possui sua própria central de produção de energia elétrica, sendo autossuficiente desde a sua inauguração, em 1995. Em 2002, a emissora buscou parceria com a Light e outras companhias de distribuição de energia, como a parceria de cogeração de energia a partir de gás.

Além disso, podemos marcar com certeza de que essa notícia é falsa por vários motivos:

Em junho de 2019, desmentimos aqui no E-farsas uma notícia afirmando que a Enel (companhia de energia de São Paulo) teria cortado o fornecimento para o estádio do Corinthians por falta de pagamento.  

A Enel vai cortar a energia do Arena Corinthians por falta de pagamento?

- Publicidade -

Origem

Essa história surgiu em um site chamado Top Five TV, já conhecido aqui no E-farsas por criar e disseminar inúmeras fake news há anos. Esse é o mesmo site que inventou a notícia falsa afirmando que a apresentadora Fátima Bernardes teria reformado a casa da família do ladrão morto por uma PM em Suzano:

Fátima Bernardes reformou a casa da família do ladrão morto em Suzano?

Conclusão

A notícia afirmando que a casa onde será realizada a edição 20 do BBB teve o fornecimento de energia cortado após atraso nas contas é falsa e surgiu em um site conhecido por criar e disseminar desinformação! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui