Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A casa do BBB20 teve a energia cortada por falta de pagamento?

Cinema / TV

A casa do BBB20 teve a energia cortada por falta de pagamento?

A casa do BBB20 teve a energia cortada por falta de pagamento?

É verdade que a casa onde se realizará o BBB20 teve o fornecimento de energia cortado por falta de pagamento da Rede Globo?

A notícia surgiu nas redes sociais na segunda quinzena de janeiro de 2020 e foi rapidamente espalhada também através de grupos do WhatsApp. De acordo com o texto, a TV Globo teria deixado de pagar as últimas contas de luz da casa onde são realizadas a edições do Programa Big Brother Brasil e, por esse motivo, a companhia de energia elétrica do Rio de Janeiro teria ordenado o corte da luz da atração!

O corte teria ocorrido após a Light, companhia que gerencia o fornecimento de energia no Rio de Janeiro, tentar entrar em contato com a emissora três dias após a data-limite para o pagamento informando do possível desligamento, mas que como não houve comprovação da quitação procedeu com o corte.

A notícia ainda afirma que a TV teria sofrido mais esse duro golpe, após constante queda na audiência, o que causou demissões, reduções de salários e encerramentos de atrações tradicionais. 

Somente em uma publicação feita na página do Facebook chamada Aliança pelo Brasil, a postagem já havia alcançado mais de 1,4 mil curtidas em poucas horas, mas será que isso é verdade ou mentira?

Texto afirma que a Light teria cortado a energia da casa do BBB por falta de pagamento! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

A casa onde são realizadas as edições do Big Brother Brasil fica em uma área isolada dentro do Projac – complexo de estúdios da Rede Globo de Televisão localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro (RJ). A casa, assim como demais áreas do Projac, não são alimentadas individualmente pela Light. 

Outro detalhe é que o Projac possui sua própria central de produção de energia elétrica, sendo autossuficiente desde a sua inauguração, em 1995. Em 2002, a emissora buscou parceria com a Light e outras companhias de distribuição de energia, como a parceria de cogeração de energia a partir de gás.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Além disso, podemos marcar com certeza de que essa notícia é falsa por vários motivos:

Em junho de 2019, desmentimos aqui no E-farsas uma notícia afirmando que a Enel (companhia de energia de São Paulo) teria cortado o fornecimento para o estádio do Corinthians por falta de pagamento.  

A Enel vai cortar a energia do Arena Corinthians por falta de pagamento?

Origem

Essa história surgiu em um site chamado Top Five TV, já conhecido aqui no E-farsas por criar e disseminar inúmeras fake news há anos. Esse é o mesmo site que inventou a notícia falsa afirmando que a apresentadora Fátima Bernardes teria reformado a casa da família do ladrão morto por uma PM em Suzano:

Fátima Bernardes reformou a casa da família do ladrão morto em Suzano?

Conclusão

A notícia afirmando que a casa onde será realizada a edição 20 do BBB teve o fornecimento de energia cortado após atraso nas contas é falsa e surgiu em um site conhecido por criar e disseminar desinformação! 

Continue lendo
1 Comentário

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo