17.5 C
São Paulo
sexta-feira, setembro 30, 2022

A Emirates respondeu ao vídeo de Gleisi com adesivo do “Lula Preso” nos aviões?

- Publicidade -

É verdade que a empresa aérea Emirates respondeu ao vídeo de Gleisi Hoffmann colando adesivos com o desenho do Pixuleco no nariz de seus aviões?

A imagem surgiu nas redes sociais no dia 24 de abril de 2018 e se espalhou rapidamente também nos grupos de WhatsApp. Nela podemos ver um avião da companhia aérea Emirates com o desenho “Lula Preso” (ou do Pixuleco) colado na frente da aeronave!

O ato, de acordo com o texto compartilhado juntamente com a imagem, seria uma resposta bem-humorada da empresa árabe em resposta ao vídeo onde a senadora Gleisi Hoffmann se dirige ao mundo árabe sobre a situação do ex-presidente Lula – preso no começo de abril de 2018.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Empresa árabe teria dado uma reposta bem-humorada ao vídeo da senadora Gleisi Hoffmann! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Como já mostramos aqui no E-farsas, a senadora e presidente do Partido dos Trabalhadores Gleisi Hoffmann gravou um vídeo alertando ao “mundo árabe” que Lula (segundo ela) é um preso político e a denúncia (direcionada à TV Al Jazeera) se espalhou aqui no Brasil como um pedido aos terroristas para que libertem Lula da cadeia. Após a viralização dessa fake news, outras histórias começaram a ser disseminadas na web com supostas respostas dos árabes ao vídeo da parlamentar.

Já explicamos aqui que o vídeo de um apresentador árabe falando sobre a prisão “injusta” de Lula era falso e agora surge mais essa notícia envolvendo a Emirates.    

Para descobrir se essa história é real, basta uma simples busca na web sobre a Emirates. Rapidamente podemos notar que não há nada a respeito dessa suposta “resposta” da empresa ao vídeo da senadora.

Além disso, a foto é uma montagem feita em cima de uma fotografia do avião Airbus A380-861, da empresa aérea Emirates, tirada da Wikipédia, como podemos comparar a seguir:

Conclusão

- Publicidade -

A foto mostrando um avião da empresa aérea Emirates com o desenho do “Lula Preso” (ou do Pixuleco) colado na sua fuselagem é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui