20.6 C
São Paulo
sexta-feira, maio 27, 2022

Paris iluminou o céus com luzes formando a frase “#Lula Livre”?

- Publicidade -

É verdade que Paris iluminou a Pont des Invalides com luzes apontadas para o céus formando a frase “#Lula Livre” em solidariedade ao ex-presidente Lula?

A imagem se espalhou nas redes sociais no dia 24 de abril de 2018 e se tornou um dos assuntos mais comentados no Facebook e no Twitter nesse dia. Nela podemos ver a Pont des Invalides cruzando o famoso rio Sena, em Paris (França), mas o que chama a atenção é que as luzes que iluminam a construção formam uma combinação de letras formando a frase “Lula Livre”.

Primeiramente publicada no perfil oficial do senador Lindbergh Farias no Twitter, a postagem alcançou centenas de retweets e de likes e, em seguida, foi postada também na página oficial do senador no Facebook, chegando a 2,5 mil curtidas!

Será que essa homenagem é verdadeira ou falsa?

Paris se iluminou com a frase “Lula Livre” nos céus? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou farsa?

No texto publicado pelo senador (tanto na postagem do Twitter quanto na do Facebook), Lindbergh Farias apenas afirma que trata-se de “um raio de luz em Paris” e que a foto é de autoria de Pablo Leme. Rapidamente, outros usuários das redes sociais começaram a espalhar a imagem da “homenagem” dos franceses ao ex-presidente do Brasil, preso no começo de abril de 2018:

Perigo! Notícia falsa começa a se espalhar como real!

Acontece que a foto é uma montagem, como muitos leitores já perceberam. Não há nenhuma menção nos jornais franceses a respeito desse “show” de luzes!

Noite Branca

Todo ano acontece a Nuit Blanque à Paris, uma festa eletrônica que reúne uma porção de gente ali, próximo à Pont des Invalides, sempre no mês de novembro. Em 2016, o show de luzes intenso ajudou a deixar o local muito mais bonito:

- Publicidade -

Ao que parece, o autor da fotografia original, citado como o fotógrafo amador Pablo Leme, tirou essa linda fotografia durante uma dessas festas, acrescentando (ele mesmo ou alguém) as letras que formaram a frase “Lula Livre” com a ajuda de edição digital.

Correção feita pelo senador

As reclamações contra o senador e suas publicações com essa fotomontagem foram tantas que o próprio parlamentar (ou alguém da sua equipe) editou o texto original de sua postagem no Facebook, como podemos ver no histórico de edições dessa rede social:

Repare que na publicação original, o senador “se esqueceu” de avisar que se tratava de uma montagem!

Conclusão

Paris não fez nenhuma homenagem ou protesto em razão da prisão do ex-presidente Lula! Trata-se de uma montagem!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui