Connect with us

E-farsas

Paris iluminou o céus com luzes formando a frase “#Lula Livre”?

Conspirações

Paris iluminou o céus com luzes formando a frase “#Lula Livre”?

Paris iluminou o céus com luzes formando a frase “#Lula Livre”?

É verdade que Paris iluminou a Pont des Invalides com luzes apontadas para o céus formando a frase “#Lula Livre” em solidariedade ao ex-presidente Lula?

A imagem se espalhou nas redes sociais no dia 24 de abril de 2018 e se tornou um dos assuntos mais comentados no Facebook e no Twitter nesse dia. Nela podemos ver a Pont des Invalides cruzando o famoso rio Sena, em Paris (França), mas o que chama a atenção é que as luzes que iluminam a construção formam uma combinação de letras formando a frase “Lula Livre”.

Primeiramente publicada no perfil oficial do senador Lindbergh Farias no Twitter, a postagem alcançou centenas de retweets e de likes e, em seguida, foi postada também na página oficial do senador no Facebook, chegando a 2,5 mil curtidas!

Será que essa homenagem é verdadeira ou falsa?

Paris se iluminou com a frase “Lula Livre” nos céus? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou farsa?

No texto publicado pelo senador (tanto na postagem do Twitter quanto na do Facebook), Lindbergh Farias apenas afirma que trata-se de “um raio de luz em Paris” e que a foto é de autoria de Pablo Leme. Rapidamente, outros usuários das redes sociais começaram a espalhar a imagem da “homenagem” dos franceses ao ex-presidente do Brasil, preso no começo de abril de 2018:

Perigo! Notícia falsa começa a se espalhar como real!

Acontece que a foto é uma montagem, como muitos leitores já perceberam. Não há nenhuma menção nos jornais franceses a respeito desse “show” de luzes!

Noite Branca

Todo ano acontece a Nuit Blanque à Paris, uma festa eletrônica que reúne uma porção de gente ali, próximo à Pont des Invalides, sempre no mês de novembro. Em 2016, o show de luzes intenso ajudou a deixar o local muito mais bonito:

Ao que parece, o autor da fotografia original, citado como o fotógrafo amador Pablo Leme, tirou essa linda fotografia durante uma dessas festas, acrescentando (ele mesmo ou alguém) as letras que formaram a frase “Lula Livre” com a ajuda de edição digital.

Correção feita pelo senador

As reclamações contra o senador e suas publicações com essa fotomontagem foram tantas que o próprio parlamentar (ou alguém da sua equipe) editou o texto original de sua postagem no Facebook, como podemos ver no histórico de edições dessa rede social:

Repare que na publicação original, o senador “se esqueceu” de avisar que se tratava de uma montagem!

Conclusão

Paris não fez nenhuma homenagem ou protesto em razão da prisão do ex-presidente Lula! Trata-se de uma montagem!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

To Top