17.8 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 27, 2021

O Jornal Nacional noticiou a prisão de Jair Bolsonaro por racismo?

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Vídeo mostra trecho do Jornal Nacional dando a notícia da prisão do deputado federal Jair Bolsonaro pelo crime de racismo! Será que isso é verdade mesmo?

As imagens começaram a se espalhar através das redes sociais na segunda quinzena de abril de 2018 e mostra os apresentadores do Jornal Nacional, William Bonner e Renata Vasconcellos, dando a notícia: O deputado federal Jair Bolsonaro teria sido preso sob a acusação de crime de racismo!

De acordo com a manchete do Jornal Nacional, o presidenciável teria sido levado para a prisão após conduta considerada racista.

O vídeo tem poucos segundos de duração, mas já foi visto milhares de vezes e deixou muita gente duvidando da veracidade das imagens!

Será que esse vídeo é real? Jair Bolsonaro foi mesmo preso sob a acusação de racismo?

https://youtu.be/9JUBV1kfV3k

 

Verdade ou mentira?

No dia 13 de abril de 2018, o deputado federal Jair Bolsonaro foi denunciado junto ao Supremo Tribunal Federal sob acusação de ter cometido o crime de racismo.

A acusação formal foi feita pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e se refere a um caso ocorrido um ano antes, quando o pré-candidato à presidência teria cometido o crime de racismo contra quilombolas, indígenas, refugiados, mulheres e LGBTs. De acordo com a denúncia, o ato teria ocorrido durante uma palestra ministrada pelo deputado no Clube Hebraica do Rio de Janeiro.

Até o momento, não foi dada nenhuma sentença a respeito dessa denúncia. Nenhum jornal (nem mesmo o Jornal Nacional) falou nada sobre prisão.

Se a notícia é falsa, o Jornal Nacional errou?

Negativo! O vídeo espalhado nas redes sociais é uma montagem de vários trechos do telejornal da Rede Globo. Como podemos ver a seguir, a gravata do apresentador muda entre um take e outro:

A gravata do apresentador muda de cor entre as tomadas! (foto: Edição/Marcelo Silva)

A roupa da apresentadora também muda, como é possível ver aqui:

(foto: Edição/Marcelo Silva)

Origem

Essa montagem foi publicada inicialmente no grupo humorístico do Facebook Corrupção Brasileira Memes, no dia 21 de abril de 2018, mas acabou se espalhando através de outros grupos, tirando o contexto satírico da montagem!

Conclusão

A notícia afirmando que o deputado federal Jair Bolsonaro teria sido preso por racismo é falsa! Tudo começou em um publicação feita em um grupo de humor no Facebook!   

- Advertisement -spot_imgspot_img
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

11 COMENTÁRIOS

    • Se vc é contra ele, deve ser apoiador do atual governo, então o canalha é vc meu amigo. Mostre um candidato melhor e não envolvido em esquemas.

      • Se você não conhece um candidato melhor e que não está envolvido em esquemas, sinto te dizer, mas você precisa pesquisar mais. Parar de viver na sua bolhinha, porque há muitos políticos honestos no país fazendo o seu trabalho. Nada demais, apenas fazendo aquilo pelo que são pago, mas fazendo. E, outra, um político como o Bolsonaro, que passou mais de 10 anos no partido mais mencionado na Lava-Jato, o PP, elegendo e re-elegendo criminosos através do coeficiente eleitoral, e que admitiu, ano passado, em entrevista para a Jovem Pan, que sabia dos esquemas do PP, mas nunca denunciou, esse cara ou é corrupto também, ou é um cúmplice, ou é “manso”. Nos três casos não pode ser presidente do Brasil. Se ainda assim você o acha o “melhor”, o “não evolvido em esquemas”, ou é você inocente, ou você é canalha. Espero que você seja o primeiro.

  1. Isso é um fake humoristico, mas que na realidade viralizou tentando manchar a imagem do nosso candidato a presidência. É tudo mentira!

    Getúlio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui