12.7 C
São Paulo
sexta-feira, maio 20, 2022

A Globo não fechou patrocínios para o BBB pela primeira vez por causa do Bolsonaro?

- Publicidade -

É verdade que, com o Bolsonaro no poder, a Rede Globo de Televisão não fechou todos os patrocínios para o Big Brother Brasil 19?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs na primeira semana de janeiro de 2019 e, de acordo com o texto amplamente compartilhado através de grupos do WhatsApp, a TV Globo não teria conseguido fechar patrocínio para o Big Brother Brasil, pela primeira vez em 19 edições!

O motivo, de acordo com o que se espalhou por aí, seria a vitória de Jair Bolsonaro – que teria deixado claro que o público mais conservador não estaria dando tanta audiência para a atração. Além disso, a reportagem dá a entender que o Governo teria cortado gastos com publicidade, o que também teria atrapalhado os ganhos do reality show.

Será que isso é verdade ou mentira?

Após a posse de Bolsonaro, a Globo estaria sofrendo para fechar os patrocínios para o Big Brother Brasil! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

No dia 07 de janeiro de 2018, o site já conhecido aqui no E-farsas por disseminar inúmeras notícias falsas chamado Presidente Bolsonaro publicou uma matéria afirmando que a atração Big Brother Brasil, da Rede Globo de Televisão, teria ficado pela primeira vez sem vender todos os espaços publicitários.

A “reportagem” do site (cujo conteúdo já desmentimos diversas vezes aqui no E-farsas) é nada mais, nada menos que a cópia de uma matéria publicada 7 dias antes no site 1 News.

Antes do 1 News (que disse na matéria que “tudo não passava de especulação”), no dia 31 de dezembro de 2018, o blog Na Telinha publicou uma notícia afirmando que a Globo não teria conseguido vender todas as suas cotas de patrocínio para o BBB 19. No entanto, tudo não passou de um “mal-entendido”.

Conforme apurado pelo site Meio & Mensagem, a edição 19 do Big Brother Brasil teve um reajuste de 7,8% nos valores em suas cotas de patrocínio em relação ao ano anterior.

“Para o BBB 19, a Globo está cobrando R$ 37,3 milhões por cada uma de suas cotas. Nas duas temporadas anteriores (2018 e 2017), o valor de foi de R$ 34,7 milhões. No plano, a Globo oferece aos anunciantes a presença nas exibições do programa na TV aberta e também nos ambientes das mídias digitais, até 12 de abril deste ano. Os valores são absolutos e não contabilizam descontos negociados entre agências, anunciantes e emissora.”

O Meio & Mensagem confirmou que as empresas Burger King, Cervejaria Petrópolis (Itaipava), Faculdades Anhanguera e Johnson & Johnson já garantiram presença no reality show e já estão sendo exibidas nas chamadas da estreia do BBB. A reportagem também apurou que as empresas Bauducco, Cielo, Mondelez e Walmart estão interessados em negociar as duas cotas restantes.

- Publicidade -

Abaixo uma tabela com o preço das cotas de publicidade da atração, segundo levantamento do Meio & Mensagem:

Tabela de valores das cotas publicitárias do BBB ao longo dos anos! (Fonte: Meio & Mensagem)

O Governo patrocinava o BBB?

Como podemos verificar facilmente em uma simples busca na web, não havia nenhuma empresa estatal patrocinando o Big Brother Brasil em 2018. A atração BBB 18 teve o patrocínio da fábrica de bebidas Ambev – com o Guaraná Antártica, da Sadia (BRF), da Itaipava, da Nestlé (com o Nescau), do Pagseguro (com a Moderninha Pro) e da rede de supermercados Walmart

Conclusão

Não houve nenhuma queda nas vendas de patrocínio para o BBB. A Rede Globo, inclusive, aumentou o valor das cotas publicitárias para 2019 e já tem 4 empresas com as duas cotas restantes já sendo disputadas por mais de 3 empresas. A atração global estreia dia 15 de janeiro de 2019 e é um dos líderes de audiência da emissora!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

11 COMENTÁRIOS

  1. Caramba… Globo sempre pareceu ter a aversão de boa parte dos crentes (graças à eterna campanha da máfia das igrejas evangélicas), há pelo menos dois anos vinha sendo taxada de coxinha pelos mortadelas até que a novela Fora Dilma/Lula na Cadeia terminasse… Não demorou muito e agora ela é o terror dos bolsominios… Até parece o Gilmar e o É-Farsas, em dias pares são fascistas/nazistas e em dias ímpares são socialistas/comunistas… Sinceramente não sei de onde você tira paciência pra isso, Gilmar… xD

    Seja como for, continue com o bom trabalho…

  2. Poxa 37 milhões para aquele lixo de programa. Por isso que o Brasil não avança. Já pensou se essas empresas ao invés de investir nisso investirem em pesquisa ou em capacitação dos seus funcionário.

  3. Gente, as empresas querem divulgar suas marcas. Também não gosto do BBB, mas o povão assiste! Isso com certeza tá muito retorno financeiro para aquelas, caso contrário, não pagariam milhões por uma cota… Os executivos estão preocupados com área social, pesquisas? Claro que não.

    • na vdd, é dificil ter algo que empresários não estejam interessados. Outro dia vi a china vendendo almofadas em formato de carne kkk Pode crer, não exista nada que o capitalismo não esteja interessado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui