Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A Inglaterra homenageou o piloto Ayrton Senna nas notas de 10 libras?

Dinheiro

A Inglaterra homenageou o piloto Ayrton Senna nas notas de 10 libras?

A Inglaterra homenageou o piloto Ayrton Senna nas notas de 10 libras?

É verdade que enquanto o Brasil “comete o crime” de carimbar o rosto do Lula nas suas cédulas, a Inglaterra homenageia o piloto Ayrton Senna nas notas de 10 pounds?

Notícia afirmando que o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna teria sido homenageado pelos ingleses surgiu na web no começo de maio de 2018, logo após se espalhar o falso alerta sobre a proibição dos bancos em aceitar notas com o carimbo Lula Livre (que já explicamos aqui).

De acordo com o texto que acompanha a imagem de uma nota de 10 pounds, a Inglaterra teria lançado uma nota comemorativa em homenagem ao piloto brasileiro, morto em 1994!

A postagem ainda diz que, enquanto no Brasil cometem o crime de carimbar o rosto de um ladrão nas notas, os ingleses homenageiam o Senna em suas cédulas!

Será que essa notícia é real?

Nota de 10 libras lançada na Inglaterra em homenagem ao piloto Ayrton Senna! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

A primeira coisa que fizemos ao deparar com essa “notícia” foi procurar no site do Instituto Ayrton Senna a respeito das moedas que já homenagearam o piloto brasileiro. Foi muito legal saber que Senna já teve o seu rosto 7 vezes estampado em moedas ao redor do mundo (sendo 2 delas aqui no Brasil). Em 1997, foi lançada uma edição limitada de moedas para grandes ídolos da Fórmula 1 e Ayrton Senna foi retratado na cara da moeda de 25 euros:

Moeda comemorativa de 25 euros! (foto: Reprodução/Instituto Ayrton Senna)

Apesar disso, a fundação criada pela família do piloto não fala sobre a suposta nota de 10 libras!

Exemplo da publicação que se espalhou através do WhatsApp!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Sobre a imagem da nota

Analisando a imagem da nota espalhada através de grupos no WhatsApp podemos perceber que trata-se de uma montagem!

A imagem original não tem o rosto do piloto Ayrton Senna, mas de Charles Darwin – naturalista britânico autor da teoria da evolução das espécies. A nota comemorativa foi lançada no ano de 2000:

Nota de 10 pounds original, lançada em homenagem ao pesquisador Charles Darwin! (foto: Reprodução/Google Images)

Podemos ver na ampliação abaixo que a efígie do Ayrton Senna foi colado por cima da imagem de Charles Darwin. O autor dessa montagem sequer teve o capricho e apagar o resto da barba do naturalista britânico e tampouco de apagar a letra “C” inicial de seu nome:

Petição negada

Em março de 2012, uma petição foi feita ao Parlamento Inglês solicitando que o rosto de Ayrton Senna viesse a estampar algumas das notas em circulação na Inglaterra. O pedido seria uma homenagem pelos 20 anos da morte do piloto. Como podemos ver aqui nesse site, a petição foi negada!

Conclusão

A notícia afirmando que a Inglaterra teria homenageado do piloto brasileiro Ayrton Senna em uma de suas cédulas é falsa!

*com a colaboração de Riomar Bruno

Continue lendo
23 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo