Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A OMS orientou a evitar sexo com animais como prevenção ao coronavírus?

Animais

A OMS orientou a evitar sexo com animais como prevenção ao coronavírus?

A OMS orientou a evitar sexo com animais como prevenção ao coronavírus?

De vez em quando é realmente bem difícil acreditar em algumas recomendações de segurança, principalmente quando se trata da saúde humana. Nesse sentido, está circulando nas redes sociais uma imagem atribuída a Organização Mundial da Saúde (OMS), onde eles teriam recomendado que as pessoas evitassem fazer sexo desprotegido com animais, de fazenda ou selvagens, como medida para evitar o novo coronavírus (2019-nCov).

Confira abaixo um exemplo:

Tuíte contendo uma suposta recomendação da OMS.

Na última orientação é possível ler:

Evitar fazer sexo desprotegido com animais de fazenda ou selvagens

Entretanto, será que essa orientação é realmente verdadeira? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! A imagem atribuída a OMS foi manipulada digitalmente, ou seja, foi adulterada! Originalmente, no lugar da palavra “sex” (“sexo” em inglês) havia a palavra “contact” (“contato” em inglês)!

Imagem original divulgada pela OMS.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Portanto, eis a orientação correta:

Evitar contato desprotegido com animais de fazenda ou selvagens

Cabe destacar, que a imagem original foi publicada através de um tuíte na conta oficial da OMS, no dia 27 de janeiro de 2020, mas vem sendo disseminada, de forma adulterada, num contexto predominantemente “satírico”.

De qualquer forma, não recomendamos que tal imagem adulterada seja compartilhada, visto que isso não agrega em absolutamente nada na divulgação correta de informações úteis sobre o novo coronavírus.

Tuíte publicado pela OMS no dia 27 de janeiro de 2020!

Outras Recomendações que Foram Mencionadas

Além de evitar o contato desprotegido com animais de fazenda ou selvagens, a OMS mencionou as seguintes orientações para reduzir o risco de infecção por coronavírus:

  • Lavar frequentemente as mãos usando álcool gel ou sabão e água;
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou lenço de papel – jogar fora imediatamente o lenço de papel e lavar as mãos;
  • Evitar o contato próximo com qualquer pessoa que tenha febre ou tosse;
  • Cozinhar bem a carne e os ovos.

Conclusão

Falso! A imagem atribuída a OMS foi manipulada digitalmente, ou seja, foi adulterada! Originalmente, no lugar da palavra “sex” (“sexo” em inglês) havia a palavra “contact” (“contato” em inglês)! Portanto, a orientação correta era não ter contato desprotegido com animais de fazenda ou selvagens!

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

4 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo