Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A palavra “tubaína” é uma alusão a um tipo de tortura?

Conspirações

A palavra “tubaína” é uma alusão a um tipo de tortura?

A palavra “tubaína” é uma alusão a um tipo de tortura?

É verdade que a menção à tubaína feita pelo presidente Jair Bolsonaro durante uma live é uma alusão a um tipo de tortura com afogamento?

A afirmação surgiu em diversas publicações nas redes sociais na segunda quinzena de maio de 2020, um dia após uma live feita pelo presidente Jair Bolsonaro em seu canal no YouTube, onde ele defendeu o uso do medicamento Cloroquina aos pacientes do coronavírus. 

Em uma brincadeira, o presidente afirmou que ”quem é de direita toma cloroquina, quem é de esquerda, tubaína” e, de acordo com textos compartilhados nas redes sociais, a menção à palavra “tubaína” seria uma alusão a uma forma de tortura praticada nos tempos da Ditadura Militar envolvendo afogamento, pois esse método seria chamado de “tubaína” entre os militares!

Será que isso é verdade ou mentira?

Foto: Reprodução/Facebook

Verdade ou mentira?

Uma busca pelo termo “tubaína + tortura” no Google e, estranhamente, a gíria só apareceu no dia 21 de maio de 2020. Antes disso, parece que ninguém nunca havia associado as duas palavras, como podemos verificar na ferramenta Trends do Google:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Reprodução: Google Trends

Também não encontramos nenhuma menção à “tubaína” em relação a um tipo de tortura em nenhum artigo escolar. Igualmente, não há em nenhum verbete algo sobre o termo no Wikipedia.

Algumas publicações citam uma reportagem feita pela revista Superinteressante, mas também não encontramos nada a respeito. Em maio de 2015, a revista publicou em seu site uma matéria sobre as maiores torturas envolvendo fogo e água, mas não há nada a respeito da gíria tubaína ser usada para descrever o afogamento (ou qualquer outro tipo de tortura).  

Fizemos uma busca no site da Comissão da Verdade, que reúne documentos de investigações de violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, e não encontramos nada!

Conclusão

Não há nenhuma prova de que o termo “tubaína” seja alguma gíria para um tipo de tortura! Afirmação falsa!

Continue lendo
67 Comentários

67 Comments

  1. Pedro

    21 de maio de 2020 em 22:42

    Vítima de torturadores e presidente da Comissão da Verdade de São Paulo confirma que Bolsonaro se referia a um tipo de afogamento ao qual eram submetidos os presos pelo regime

    • Gilmar Lopes

      22 de maio de 2020 em 8:18

      Não encontrei nada a respeito. Pode nos mandar os links com essas informações, por favor?

      • Telma Carolina

        22 de maio de 2020 em 9:14

        “A “Tubaína” que o mandatário citou em entrevista como se fosse a opção para a “esquerda” não se tratava do refrigerante famoso. É o que garante o ex-deputado Adriano Diogo, que presidiu a Comissão da Verdade em São Paulo. Segundo ele, a “Tubaína” era um apelido dado a um tipo de tortura usado por militares durante a ditadura no Brasil. Originária da idade média, a “tortura d´água” – apelidada por torturadores em São Paulo de “Tubaína” – consiste em colocar um funil na garganta da vítima e provocar a ingestão de grande quantidade de líquido”.

        https://m.leiaja.com/politica/2020/05/21/refrigerante-tubaina-era-jargao-de-tortura-na-ditadura/

        • Gilmar Lopes

          22 de maio de 2020 em 9:17

          Não achei nos documentos disponibilizados pela Comissão da Verdade!

          • Rafael

            22 de maio de 2020 em 11:10

            Bolsonaro ditador!

        • Maria

          22 de maio de 2020 em 10:07

          @Telma Carolina , o portal iG disse bem : “Segundo ele” (ex-deputado Adriano Diogo), ou seja, vocês só tem a “palavra” dele e, por enquanto, nenhuma PROVA CONCRETA. O e-Farsas foi correto em classificar esta matéria como CONSPIRATÓRIO. 😉

          • Kenna

            22 de maio de 2020 em 18:01

            Perde seu tempo defendendo este tipo, fala muito da pessoa que vc é!

          • Maria

            24 de maio de 2020 em 11:23

            @Kenna , NÃO ESTOU “defendendo este tipo”, defendo a VERDADE, os FATOS. 😉

        • Maria

          23 de maio de 2020 em 1:10

          @Pedro , @Telma Calorina , vocês podem acessar digitalmente os relatórios completos da Comissão da Verdade (link abaixo). Façam o download completo dos TOMOs (Capítulos ou divisões), utilizem a função Ctrl+F (PC) ou a função buscar, encontrar, pesquisar etc (Smartphones) e procurem pelo vocábulo “Tubaína”. Eu pessoalmente NÃO ACHEI NADA. Vocês só tem a “palavra” desse tal de Adriano Diogo e se ele não inclui isso nos documentos da época, então não há nada que vocês possam fazer. 😉

          http://comissaodaverdade.al.sp.gov.br/relatorio/

      • Eneida Melo

        22 de maio de 2020 em 10:15

        A equipe chegou a entrar em contato com o presidente da Comissão da Verdade de SP citado nesta matéria confirmando o uso da gíria?

        https://m.leiaja.com/politica/2020/05/21/refrigerante-tubaina-era-jargao-de-tortura-na-ditadura/

        • Gilmar Lopes

          22 de maio de 2020 em 10:36

          Falamos com o ex-deputado e estamos no aguardo da resposta. Procuramos em entrevistas dele e não há nenhuma referência a essa gíria.

    • Joselito

      22 de maio de 2020 em 15:05

      Eu acho que isso é dar crédito demais para a ‘inteligência’ do Bolsonaro.
      O cara que em 2019 ainda tava fazendo piadinha que pessoas de descendência japonesa tem pintos pequenos não teria a capacidade mental para fazer um trocadilho com rima fazendo alusão a técnica de tortura. Isso requer mais neurônios que toda a familícia possui combinada…

      • De

        24 de maio de 2020 em 14:44

        Concordo plenamente.

      • João

        27 de maio de 2020 em 15:27

        Também acho! Ele jamais conseguiria encontrar a suprema inteligência alienígena que dá os poderes de estocar vento, saudar a mandioca, comandar a horda de mosquitas e nomear um assaltante bêbado para Ministro da Casa Civil para fugir da PF.
        Jamais conseguirá!

        • Gilmar Lopes

          27 de maio de 2020 em 15:40

          A mão coça pra relembrar do PT, né?

  2. Maria

    21 de maio de 2020 em 22:49

    Caramba heim!? 😐 Que associação mais MALUCA e SEM SENTIDO: Tubaína e Tortura de água? Eles só veem o que QUEREM VER. E, de acordo com o link do e-Farsas, desta vez foi um site ou Blog FAJUTO ESQUEDALHA ENVIESADO (DCM – Diário do Centro do Mundo) quem soltou/compartilhou essa PORCARIA. Tubaína, provavelmente, remete à infância de Jair Bolsonaro e pode revelar certa DISCRIMINAÇÃO SOCIAL. É um refrigerante de guaraná popular e barato, geralmente associado à pessoas pobres e teve seu auge na década de 60, 70, 80 junto com os refrigerantes Crush, Gini, Brahma, Taí etc. “Lembro-me” pois meus pais tem fotos antigas bebendo esses tipos de refrigerantes, incluindo Tubaína. Além do mais, Bolsonaro só abre a boca para falar ASNEIRAS nas Redes Sociais e, um dia, vai cair FATALMENTE na própria armadilha. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/05/20/associacao-de-refrigerantes-critica-bolsonaro-por-piada-citando-tubaina.htm

    https://veja.abril.com.br/economia/o-recado-dos-fabricantes-de-refrigerantes-a-bolsonaro-sobre-a-tubaina/

    https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/05/associacao-de-refrigerantes-repudia-piada-de-bolsonaro-sobre-tubaina.shtml

  3. Leila Jovino

    21 de maio de 2020 em 23:56

    Carecemos de mais embasamento sobre o tema.
    Há pessoas nas redes sociais defendendo o termo relacionando à tortura pelos militares. Como se fosse algo secreto entre eles.
    Em termos de quantidade o número de pessoas que defendem o termo como tortura é bem maior do que vocês , até agora dois, que defendem o contrário.
    Vou continuar pesquisando…
    Quero saber da verdade
    Bom trabalho!

  4. Marcelo Cabral

    22 de maio de 2020 em 0:24

    ”ali na frente, de vez em quando, você mande seu colega para a ponta da praia (base da Marinha que teria sido usado como local de tortura na ditadura militar). Depois vai tomar uma tubaína com ele” E dessa vez, estava no contexto de tortura. Basta colar a frase no Google.

    • Gilmar Lopes

      22 de maio de 2020 em 8:16

      Foi isso que eu fiz. No artigo eu expliquei que o termo “tubaína” só foi associada à “tortura” no dia 21/05/2020.

      • Antuane Nogueira

        22 de maio de 2020 em 19:09

        Então, porque quando se faz o proposto pelo Marcelo Cabral, encontra-se uma matéria de 21/12/2019 em um consolidado veículo de comunicação com o próprio envolvido na polêmica contrariando a afirmação do e-farsas?

  5. paulo cezar

    22 de maio de 2020 em 3:24

    que pesquisinha mal feita,hein! Conclui que porque não está no google não existe ou é falsa. Dá uma olhada neste link e se ainda tiver dúvida liga para o Diogo Adriano
    https://m.leiaja.com/politica/2020/05/21/refrigerante-tubaina-era-jargao-de-tortura-na-ditadura/?fbclid=IwAR0kSmj9NrXYz_IV5lMZ1W4wlOHOh4OnX1QA8pWMSV9QgToFLcC7QMe9_Uo

    • Maria

      22 de maio de 2020 em 10:35

      @paulo cezar, de acordo com o portal iG, vocês só tem a “palavra” desse tal de Diogo Adriano. 😉

      • Gilmar Lopes

        22 de maio de 2020 em 12:00

        Estamos no aguardo de uma resposta dele. O curioso é que em nenhuma entrevista dada por ele no passado há qualquer menção à tortura com esse nome.

        • Maria

          23 de maio de 2020 em 1:24

          @Gilmar Lopes , provavelmente ele vai ficar em SILÊNCIO ou então apresentar uma EVIDÊNCIA ANEDÓTICA. Ah, parece que o blog FAJUTO ESQUERDALHA DCM (Diário do Centro do Mundo) SE DOEU ao ter sido DESMASCARADA e escolheu como alvo o Boatos.org. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

          https://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-tubaina-fake-news-e-sites-de-checagem-que-precisam-ser-checados-dcm-nao-errou/

          • Gilmar Lopes

            24 de maio de 2020 em 9:54

            O site afirma que o ex-deputado teria dito que “pode ser” que tubaína seja uma das gírias!

          • Maria

            24 de maio de 2020 em 11:45

            @Gilmar Lopes , sim, mas esse artigo foi publicado DEPOIS do DCM soltar a matéria inicial a respeito de Tubaína+Tortura. Interpreto isso como forma de tentar “minimizar” ou “tirar da reta” depois do estrago feito. Na matéria inicial, publicada em 21/05/2020 por um tal de Tchelo, ele escreveu: “Sabe-se também que tubaína é uma gíria usada em quartéis para a técnica de tortura por afogamento em que se coloca um funil na garganta do torturado e despeja-se água sem parar.” 😉

      • Júnior

        22 de maio de 2020 em 21:19

        Olha achei bem legal a matéria, foi sim usado como tortura, mas o problema é que isso não foi criado no Brasil, e o pior é dizer ditadura Militar, quando o correto é REGIME MILITAR, até que se prove o contrário, teve sim um ditador no Brasil de 1932 a 1940, e pra salientar era comunista ( RSQUERDA)

  6. paulo cezar

    22 de maio de 2020 em 3:28

    que pesquisinha mal feita,hein! Conclui que porque não está no google não existe ou é falsa. Dá uma olhada neste link e se ainda tiver dúvida liga para o Diogo Adriano
    https://m.leiaja.com/politica/2020/05/21/refrigerante-tubaina-era-jargao-de-tortura-na-ditadura/?fbclid=IwAR0kSmj9NrXYz_IV5lMZ1W4wlOHOh4OnX1QA8pWMSV9QgToFLcC7QMe9_Uo

    • Gilmar Lopes

      22 de maio de 2020 em 8:15

      O artigo apenas repete o que espalharam pelas redes sociais. Não há provas. Conversei com amigos militares que (sob minha promessa de anonimato) disseram não conhecer a gíria.

      • Daniel

        22 de maio de 2020 em 16:55

        Não foi mal feita não!
        Esse cara não leu direito kkk

        Obrigado pela sua pesquisa e contribuição com a verdade.

        Não desista!

  7. Pedro Lucio Ribeiro

    22 de maio de 2020 em 6:26

    Quando se falou em Tubaína, foi um jabá para fazer propaganda de graça para a bebida refrigerante envazada pela Heineken…

  8. jorge brescia

    22 de maio de 2020 em 7:05

    Tubaina um termo da idade media – como sabemos que o Presidente sempre fez comentários em matar todos da esquerda e na sua campanha fazia e estimulava as pessoas, incluindo crianças, gestos com a mão simbolizando uma arma atirando para matar. TUBAINA é sim um termo que os militares torturares utilizavam para tal pratica – veja que o presidente é uma pessoa que exalta a tortura
    .

  9. Janaina Azevedo Miguel

    22 de maio de 2020 em 8:21

    Ok, pior do que está alusão é a real alusão por trás da “piada”…. se pensarmos coerentemente enquanto este não caráter faz piadola com uma crise sanitária…. Ele ainda o Brasil… Decretos que acabam com o meio ambiente, decretos que favoreceram empresários na zona França de Manaus….o Brasil está em Franca queda!!!!!

  10. Timmy

    22 de maio de 2020 em 8:21

    Totalmente inválida sua comprovação!
    1 a falta de pesquisa no Google antes de 21/05 não indica que não exista a ferramenta de tortura!
    2 Wikipédia não é e nunca será uma fonte confiável de pesquisa, tendo em vistas que uma criança de 11 anos q sabe usar o editor do site, pode alterar as informações e ali ficarão como verdades absolutas!
    A expressão “guia escolar” é muito vaga! Sou professor e nunca vi essa expressão, se tiver querendo dizer das diretrizes curriculares, elas não trazem as temáticas imiuçadas à ponto de se achar o termo em foco!
    A falta de registro em documentos militares ou sobre a ditadura militar, se faz pela destruição de inúmeros documentos que os mesmos fizeram, tanto que até hoje, provor muitas das atrocidades por eles cometidas é complexo, ficando muitaa vezes a cargo doa relatos das poucas vítimas vivas!

    Sinceramente é claramente tendencioso a comprovação da farsa desta expressão!
    Não vi outras fakenews desfeitas pelo site, esta é a primeira. Mas irei até olhar as demais, pois de todos os sites que desfazem fakenews, nunca tinha visto este,embora o mesmo diz que existe desde 2001 – quando a internet era pouco difundida no Brasil!!!

    • Gilmar Lopes

      22 de maio de 2020 em 9:20

      Quem fez a afirmação é quem tinha a obrigação de provar, né? Fiz a minha parte que foi a de procurar. Não achei, mas se alguém achar pode nos mandar que faremos uma atualização no artigo sem problemas. Só não me venha com os mesmos links de sites que “ouviram falar”.

    • Sandra_B

      22 de maio de 2020 em 9:55

      Então vc nunca se preocupou em pesquisar sobre fake news, pq o e-farsas é uma referência em desmascarar boatos, hoaxs, etc. acompanho o site há anos e sempre esclareceu inúmeras fakes news, antes do termo virar modinha rs.

    • Jacqueline Soares Draczynski

      23 de maio de 2020 em 21:45

      Não há como discutir que tudo o que pode comprometer a ” honra ” de lunáticos que se encontram na função de governantes é retirado da memória de uma nação. Pessoas com interesses deturpados e sem noção de bem comum sempre existiram. Ouça bem quem têm ouvidos, porque as palavras ditas de uma forma ou outra possuem significados que podem ter intenções apropriadas para e conforme a situação focada. Tubaina realmente é um vocábulo que não tem a ver com épocas mais distantes. Porém, em dias mais próximos de hoje, utilizou -se como forma de comunicar algo que não deveria ter outro significado além de se referir a um certo tipo de refrigerante. Há tantas formas de comunicação. Só entende quem teve ou tem acesso às informações que às vezes ” vazam “.

    • Maria

      24 de maio de 2020 em 15:16

      @Timmy , procure aqui (link abaixo). Faça o download completo dos TOMOs (Capítulos ou divisões), utilize a função Ctrl+F (PC) ou a função buscar, encontrar, pesquisar etc (Smartphones) e procure pelo vocábulo “Tubaína”. Plus: SE você tiver alguma outra PROVA ROBUSTA IRREFUTÁVEL daquela ÉPOCA e naquele CONTEXTO, ENTÃO esteja à vontade e poste AQUI! Be my guest! OBS: você tem no máximo DUAS SEMANAS a partir da data de publicação, pois esse é o tempo médio que a VIBE (sensação, agito, repercussão etc) de uma suposta “notícia” polêmica dura na Internet. Depois disso as pessoas esquecem ou não querem nem mais saber. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

      http://comissaodaverdade.al.sp.gov.br/relatorio/

    • Maria

      24 de maio de 2020 em 15:37

      @Timmy , OBS 2: se você não achar nada, então aprenda uma LIÇÃO com esta matéria do e-Farsas: NUNCA, repito, NUNCA crie, poste, compartilhe etc uma suposta “notícia” duvidosa na Internet sem ANTES se precaver, munir, obter etc PROVAS ROBUSTAS IRREFUTÁVEIS no momento de suas alegações, acusações, denúncias etc, heim!? 😐 Valem aquelas MAXIMAS clássicas da Internet que TODO INTERNAUTA, principalmente o leigo, deve ou deveria saber: “PENSE ANTES DE POSTAR e, na dúvida, NÃO POSTE/COMPARTILHE” pois, caso se confirme ser falsa, NENHUMA pessoa sensata gosta de se passar por MENTIROSA e passar por uma HUMILHAÇÃO na frente de todo mundo. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  11. Sandra_B

    22 de maio de 2020 em 9:51

    As vezes uma tubaína é só uma tubaína, uma piada de mal gosto e sem noção típica do tiozão do zap q preside o país.

  12. Hugo

    22 de maio de 2020 em 10:00

    Militante adora procurar pelo em ovo. A outra num comentário anterior chegou ao ponto de interpretar Tubaína como uma alusão aos pobres, uma forma de preconceito.
    O motivo da escolha do termo tubaína é bem simples: Rima. Tubaína rima com cloroquina e ambos são ingeríveis. É simples assim. Qualquer um com mais de 1 neurônio consegue perceber isso.

  13. Eneida Melo

    22 de maio de 2020 em 10:20

    O artigo cita nominalmente o presidente da Comissão da Verdade de SP. Não pode ser tão difícil entrar em contato diretamente com ele e conferir se ele realmente confirmou o uso da gíria, ou se o nome dele foi incluído à revelia.

    • Gilmar Lopes

      22 de maio de 2020 em 10:35

      Já fiz isso! Estou aguardando resposta!

    • Maria

      22 de maio de 2020 em 10:54

      @Eneida Melo , por enquanto, vocês só tem a “palavra” dele. Muito provavelmente Bolsonaro fez alusão à Tubaína para RIMAR com Cloroquina e/ou é uma “piada” interna deles a respeito de “entubar” os pacientes em estado grave nas UTIs. Além do mais, ao associar o termo “Tubaína” à TORTURA, Bolsonaro DENEGRIU as empresas e fabricantes do produto. Mais uma vez, o e-Farsas, junto com outras Agências de Fact-Checking provam o seu valor e podem SALVAR REPUTAÇÕES de empresas, grupos, pessoas e entidades etc. 😉

    • Maria

      22 de maio de 2020 em 10:57

      @Eneida Melo , correção: foram os ESQUERDALHAS que associaram o termo “Tubaína” à TORTURA, enquanto que Bolsonaro associou às mortes por Covid-19.

      • Júnior Luiz Villas Boas

        22 de maio de 2020 em 21:29

        Boa! Bem isso!

  14. Renato

    22 de maio de 2020 em 10:58

    Quem sabe uma consulta a Academia de Letras. A língua é viva, e uma enormidade de gentes tem a tubaina como afogamento. Quê fazer? Dizer que não existe porquê não há fonte não condiz com um estudo sério dos significantes e significados. O fato de a lingua evoluir não se trata de fake, trata-la assim é querer ter poder sobre ela. Consulte a Academia de Letras. Te reponderão em menos de uma semana. Peça também o registro da palavra no uso. Abraços

    • Maria

      23 de maio de 2020 em 17:42

      @Renato , o significado do vocábulo “Tubaína” é REFRIGERANTE DE BAIXO CUSTO e PONTO FINAL! Não há registro histórico associando o AFOGAMENTO SIMULADO com Tubaína na forma de gíria ou mesmo com o procedimento de INTUBAÇÃO ENDOTRAQUEAL. 😉

  15. Renato

    22 de maio de 2020 em 11:03

    SEu apoiador tem um link cego em “Nossa empresa”. Acho importante deixar isso claro.

  16. Carlos Anelio Rodriguez Bayle

    22 de maio de 2020 em 11:18

    Valeu pelo seu trabalho Gilmar Lopes, o fanatismo muitas vezes nos faz acreditar naquilo do jeito que gostaríamos que fosse. A mentira virou ferramenta política inaceitável seja qual for sua tendencia e não deve prosperar. A verdade deve ir da mão da justiça.

    • Carlos Anelio Rodriguez Bayle

      22 de maio de 2020 em 11:21

      *fosse

  17. Fabricio

    22 de maio de 2020 em 11:59

    Foram em diversos lugares mas não foram no principal, onde o termo foi criado. Perguntem q um militar da reserva e verão a confirmação.

    • Gilmar Lopes

      22 de maio de 2020 em 13:51

      Conversei com militares amigos do meu pai (sob a minha promessa de anonimato) e nenhum deles conhecia a gíria!

      • Cerri

        22 de maio de 2020 em 18:27

        Oi Gilmar, conversei com um militar amigo, jovem, mas com 16 anos de exército, e ele me afirmou que conhece muito bem a gíria, mas que tem a ver com estupro de homens. Também em off.

        • Gilmar Lopes

          24 de maio de 2020 em 10:05

          Ouvi uma versão dizendo que “tubaína” seria um trocadilho com “entuba aí, né?”, mas também não encontrei nenhum registro antes de 21 de maio de 2020!

        • Maria

          24 de maio de 2020 em 21:10

          @Cerri , “estupro de homens”!? 😮 Não entendi ou não consigo entender alguma ligação. O que a “Tubaína” tem a ver com isso e/ou com os militares? Bom, qualquer forma, gírias são gírias e, muitas vezes, só fazem sentido dentro de um determinado grupo, tempo, contexto etc. 😐

  18. Johnny

    22 de maio de 2020 em 13:31

    Parabéns Gilmar Lopes! Sou professor e realmente não existe evidências do termo citado, com a ditadura, quem está insistindo em nessa narrativa quer confundir a população, são fanáticos políticos de esquerda, você está correto em não se render a pressão.

  19. Alessandra

    22 de maio de 2020 em 14:35

    Gente, o Gilmar pesquisou nos documentos da Comissão da Verdade!!!! O Boatos.org também chegou à mesma conclusão pesquisando documentos da COMISSÃO DA VERDADE! O pessoal aqui tá se comportando igualzinho àqueles que eles mesmos criticam. Não se rebaixem, por favor.

  20. Pingback: Notícias de Sofá 003 - Anita, Manequins, e João Pedro - Maratona de Sofá

  21. elsa

    26 de maio de 2020 em 22:51

    Desculpe a grosseria, ele quis dizer – tomar no toba ina. Basta pesquisar no Google como palavrão. Em algumas regiões é comum entre adolescentes estudantes.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo