today-is-a-good-day
17.7 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Analisamos 10 notícias falsas de fraude nas eleições de 2020 nos EUA!

- Publicidade -

Assista ao vídeo dessa semana onde analisamos e mostramos a verdade sobre 10 notícias falsas que circularam a respeito de possíveis fraudes nas eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos!

A maior eleição dos últimos tempos, de uma das nações mais poderosas do mundo, não poderia deixar de acontecer envolta em fake news e muita desinformação. De um lado, o republicano Donald Trump e do outro o democrata Joe Biden, ambos concorrem à presidência dos Estados Unidos em 2020 sendo que Trump, concorre pela reeleição.

As eleições ocorreram no dia 03 de novembro de 2020 e a cada divulgação dos resultados de cada estado, uma enxurrada de desinformação a respeito do pleito começava a se espalhar através das redes sociais. 

A maioria dessa desinformação girava em torno de supostas fraudes que favoreciam um dos candidatos e são algumas dessas histórias que vamos verificar no vídeo abaixo:

  1. A FOX mostrou fraude nas eleições norte-americanas de 2020 e com um eleitor nascido em 1823?
  2. Propaganda de site de conteúdo adulto apareceu durante transmissão da CNN?
  3. Cédulas de votação a favor de Trump foram encontradas enterradas?
  4. Correspondência com cédulas foi encontrada em uma estrada nos EUA?
  5. Agentes do FBI resgatando cédulas de votos para o Trump que iam ser queimadas?
  6. Vídeo mostra cédulas a favor do Trump sendo queimadas?
  7. Vídeo mostra funcionários da Pensilvânia cometendo fraude eleitoral?
  8. Mesários foram flagrados enfiando votos falsos em urnas?
  9. Votos a favor de Trump foram encontrados no lixo na Pensilvânia?
  10. Marcas d’água nas cédulas de votação evidenciaram fraude eleitoral nos EUA?

Para assistir ao vídeo dessa semana na íntegra, clique no player abaixo:

Atualização 16/11/2020

Conforme apurado pelo site de checagem em língua inglesa PolitiFact, o caso do suposto eleitor de 118 anos de idade e falecido há anos (e que teria votado em Joe Biden) tem uma explicação bem simples: Trata-se de um eleitor com o mesmo nome do pai!

Willian Bradley disse ao site que compartilha o mesmo nome de seu pai, que morreu em 1984, exceto que ele tem o nome do meio (Tarnell). Bradley que mora na mesma casa em que seu pai morava e confirmou ter votado pelo correio por causa da pandemia. Ele disse ainda que uma cédula chegou para seu pai morto, mas ele a jogou fora.

Observação

Apesar do que apresentamos no vídeo acima, de maneira alguma podemos comprovar que não houve fraude nas eleições presidenciais norte-americanas de 2020. A intenção desse vídeo não é essa. Apenas vamos mostrar que algumas das histórias que se espalharam nas redes sociais são falsas. 

Não temos como abordar todos os casos denunciados durante o pleito e também não estamos apoiando esse ou aquele candidato. Ok? 

- Publicidade -

De qualquer forma, não precisa acreditar no que estamos dizendo. Procure na web mais informações a respeito antes de sair compartilhando desinformação!

Links consultados

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui