Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Ayrton Senna foi assassinado com um tiro?

Acidentes

Ayrton Senna foi assassinado com um tiro?

Vídeo levanta polêmica ao afirmar que o piloto brasileiro Ayrton Senna teria sido morto por um tiro certeiro em sua cabeça! Será que isso é verdade?

O filme, com pouco mais de oito minutos de duração, já foi visto mais de 3 milhões de vezes no Facebook e mostra detalhes sobre os segundos em que Senna bate de frente com um muro na curva Tamburello, no autódromo de Imola, na Itália. O acidente fatal aconteceu num domingo, dia 1º de maio de 1994.

De acordo com o filme, Ayrton Senna – que era piloto da equipe Williams na ocasião – teria levado um tiro momentos antes e, quando bateu, já estava morto!

Ayrton Senna teria sido assassinado com um tiro segundos antes de bater na curva Tamburello! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

Ayrton Senna teria sido assassinado com um tiro segundos antes de bater na curva Tamburello! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

O vídeo com o título “Ayrton Senna, Acidente ou Execução?” que está se espalhando pela web na última semana de outubro de 2015 é esse:

https://www.youtube.com/watch?v=chMytInEYqE

 

Será verdade?

A primeira coisa que precisamos lembrar aqui é que essa teoria da morte do piloto brasileiro antes da batida já havia sido cogitada outras vezes em ocasiões anteriores. O vídeo publicado no Facebook em 2015 é o mesmo (com algumas modificações) que havia sido postado no YouTube em setembro de 2014. Só que na época não haviam inserido a teoria do tiro. O piloto, nessa versão, teria “apenas” desmaiado (ou morrido) antes de bater:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

 

A principal hipótese de desmaio se deve ao fato de que Ayrton Senna aparentemente não mexer as mãos momentos antes da batida fatal, mas vários sites e blogs já haviam contestado essa teoria na época, visto que a cabeça do piloto pende totalmente para o lado esquerdo e, como a curva Tamburello é contornada com uma forte guinada para a esquerda, um piloto  desmaiado relaxaria os músculos do pescoço, fazendo com que a sua cabeça fosse empurrada pela força centrípeda para a direita. Ou seja, para o lado oposto.

Além disso, outra teoria que cai por terra é a que diz que o piloto não freou antes da batida. Dados vindos da telemetria mostraram que Senna havia reduzido a velocidade de pouco mais de 300km/h para 216km/h. O jornal Folha de São Paulo também se corrigiu na ocasião (coisa rara no jornalismo online), explicando que, na verdade, Ayrton Senna freou, sim!

O tiro mágico

Agora vem a parte mais absurda: Acertar um tiro na parte mais frágil do capacete de um piloto em um carro em movimento, a mais de 300 quilômetros por hora, é uma teoria bem difícil de acreditar, hein?

Conclusão

Investigações confirmaram que Ayrton Senna morreu com o impacto a 208 km/h, que causou ferimentos na base do crânio do piloto. Além disso, autópsias também revelaram que houve esmagamento do cérebro e que houve também a ruptura da artéria temporal, causando hemorragia nas vias respiratórias e parada cardíaca.

Sugestão do leitor e amigo Edicarlos Rocha!

Continue lendo
71 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo