18 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 23, 2021

Traficantes amarraram o corpo de um homem num balão no Rio de Janeiro?

- Publicidade -

É verdadeiro ou falso o vídeo de um homem morto por traficantes no Rio de Janeiro, amarrado em um balão e solto pela cidade?

O vídeo apareceu nas redes sociais no dia 22 de março de 2018 e foi bastante compartilhado através de grupos no WhatsApp. Nele podemos ver um corpo pendurado em um balão que ameaça cair em uma rua no Rio de Janeiro. Com apenas 14 segundos de duração, o vídeo assusta pelas imagens fortes!

Segundo com o que se espalhou juntamente com o vídeo, o corpo seria de um homem que teria sido morto por traficantes e amarrado ao balão!

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

https://youtu.be/7C4vshcFULw

 

Verdade ou mentira?

Um balão daquele tamanho não consegue subir com o peso de um adulto. Apenas para efeitos de comparação, um balão de 10 metros leva com certa facilidade até 48 quilos de carga. É claro que vários fatores interferem nessa conta, mas comparando-se o tamanho do corpo com o tamanho do balão podemos perceber que ele não mede mais que 10 metros de altura!

Além disso, o vídeo é cortado convenientemente aos 14 segundos. Justamente no momento em que o balão chegaria perto o bastante para que o cinegrafista revelasse o que era aquilo pendurado.

Em uma busca no Facebook, descobrimos na página CPX News a “continuação” desse vídeo (feita de outro ângulo), onde podemos ver claramente que se trata de um boneco:

Conclusão

- Publicidade -

O corpo que aparece amarrado em um balão é, na verdade, um boneco!    

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. gostei do seu site muito interessante o conteúdo, queria te dar os parabéns e dizer que vou acompanhar mais vezes para saber sempre as novidades. Bjus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui